Jenny leClue: Dectetivu é um jogo desenvolvido e publicado pela Mografi por uma iniciativa bem sucedida de crowndfunding. Sua base é aventura e mistério, com lançamento para iOS e PC em setembro de 2019. Chegou para Switch em agosto desse ano e será lançado em breve para Playstation 4. No jogo, você controla Jenny, uma jovem detetive moradora da pacata cidade de Arthurtown, filha de uma grande detetive e professora de Ciências Forenses na faculdade da cidade.
Desenvolvimento: Mografi
Distribuição: Mografi
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Aventura, Puzzle
Classificação: 10 anos
Português: Interface e Legendas
Plataforma: Switch, PC, iOS, Xbox One
Duração: 10 horas (campanha)/12 horas (100%)
Uma história dentro da outra
Toda a campanha é narrada por Arthur K. Finklestein, autor da série de livros infantis da personagem que leva o nome do jogo. Esse autor está escrevendo o último episódio da falida saga da detetive e o jogador toma algumas decisões que impactam nessa história, contudo, estas escolhas não trazem grandes consequências.
O enredo é bem cativante e gera curiosidade até o final, porém, final este que pode decepcionar um pouco. Todos os personagens são muito bem apresentados ao enredo e construídos de forma interessante. Sempre que Jenny encontra algo novo ela inspeciona cada detalhe do objeto ou pessoa, fazendo sempre uma conclusão final e algumas vezes com a ajuda do jogador.
Teste de personalidade
Após o tutorial, o jogador tem para si um caderno, em que a personagem principal faz anotações que podem ser úteis durante a história, além de uma lupa. Essa lupa, quando utilizada, pode encontrar fragmentos de cartões postais, que são utilizados para conhecer mais por trás da história de Arthurtown. Além disso, podem ser encontrados também adesivos para personalizar seu diário e deixá-lo com a sua cara.
Ainda, em seu cícero contém um mapa da cidade e um teste de personalidade, indicando se as ações tomadas foram mais emotivas ou lógicas, planejadas ou improvisadas e realistas ou sonhadoras. Também é possível ver as decisões que foram tomadas.
Jogo Didático
Apesar de ser um jogo de mistério com assassinatos, ele pode se tornar bem didático para uma criança acima de 10 anos. Jenny leClue: Dectetivu estimula bastante o raciocínio lógico fazendo perguntas e guiando seu pensamento. Porém, para uma pessoa mais experiente, esse tipo de gameplay pode facilitar bastante a campanha, deixando tudo interessante apenas pela trama.
Apesar de vários colecionáveis, o fator replay não é tão alto, devido à baixa dificuldade de exploração e caminhos bastante lineares no mapa. Por fim, Jenny leClue é um jogo bastante divertido que te cativa pela história. Além disso, mostra-se muito relaxante de se jogar. Se você tem uma criança em casa, é extremamente recomendável jogar com ela, a experiência vai ser bem agradável e interessante, além de estimular o raciocínio.
Cópia de Switch adquirida pelo Autor
Revisão: Jason Ming Hong