guilty-gear-strive-imagem-destacada

Review Guilty Gear Strive (PS4) – Um jogo de luta cheio de estilo

Guilty Gear Strive finalmente se encontra disponível. O mais novo título da Arc System Works já pode ser aproveitado pelos jogadores no PlayStation 4, PlayStation 5 e PC. Trazendo uma jogabilidade sólida, gráficos incríveis, um estilo de arte único e muito rock and roll, o jogo chega para arrebentar os rivais e cumpre essa proposta de uma ótima maneira.

Desenvolvimento: Arc System Works

Distribuição: Arc System Works

Jogadores: 1-2 (local e online)

Gênero: Luta, Multiplayer

Classificação: 12 anos

Português: Não

Plataformas: PS4, PS5, PC

Duração: 5.5 horas (campanha)

O cheiro do jogo

Guilty Gear Strive termina a história de Soul Badguy de uma forma muito boa

Guilty Gear Strive tem bastante conteúdo para divertir os diferentes tipos de jogadores. Tanto aqueles que gostam de jogar sozinho, ou os que preferem partir para um desafio online, encontrarão opções que satisfarão todos os seus gostos. No lado single player, os dois principais modos apresentados pelo game são: o seu incrível modo história, e o seu excelente Arcade.

Guilty Gear Strive serve como um ponto final para a história da franquia. Continuando dos eventos de Xrd Revelator 2, o game reúne um elenco com personagens novos e veteranos, todos complementando a história de alguma forma.

Com quatro horas apenas de cutscenes, a história é dividida em capítulos e o game oferece a opção de tirar um descanso entre o final de um e o começo de outro. A forma que a narrativa se apresenta é bastante similar aos animes, com animações especiais representando lutas e muitos ângulos de câmeras para disfarçar erros e outros problemas.

O modo arcade do título oferece oponentes que variam conforme a sua performance.

Já o seu modo Arcade é basicamente similar a outros do mesmo tipo que podem ser encontrados dentro deste gênero. O jogador seleciona um personagem e precisa enfrentar oito oponentes. Diferentes de outros títulos da Arc System Works como BlazBlue, a pouca história é presente aqui, com apenas a primeira e última luta tendo alguma interação.

Além deste dois modos, ainda podemos aproveitar um modo de sobrevivência, partidas 1 contra 1 localmente e um excelente tutorial. É bastante recomendável utilizá-lo junto com o modo de treino para poder aprender mais sobre as mecânicas de Guilty Gear Strive, além de poder praticar suas estratégias e combos.

Treine bastante para conseguir se sair bem no online

As opções Online contudo são a cereja do bolo em Guilty Gear Strive, e existe  bastante incentivo para a jogatina neste modo. Existem duas opções presentes: partidas ranqueadas ou casuais, cada uma com seu menu separado que pode ser acessado facilmente.

Nas ranqueadas, o sistema de lobby continua igual como foi durante o processo de beta. O jogador é separado por blocos de habilidades, podendo subir ou descer conforme seu resultado nas lutas. As adições feitas aos lobbies foram novos visuais e facilidade maior de conexão com outros jogadores.Já as partidas casuais podem ser encontradas separadamente em lobbies especiais conhecidos como parques. Com limite de até 32 jogadores por parque, elas servem como um local ideal para se divertir com amigos e jogar sem preocupações.

As partidas online em Guilty Gear Strive funcionam de uma maneira muito boa, utilizando a tecnologia de netcode rollback para garantir lutas quase sem lag. Apesar disso, não existem milagres a serem feitos se a sua conexão não for das melhores, e você é impedido de se conectar a outro jogador caso seja impossível manter um certo nível de conectividade.

Simplificado mas ainda divertido

As partidas continuam tendo a característica clássica da série
As partidas continuam tendo a característica clássica da série

Guilty Gear Strive é bem mais simplificado do que os seus antecessores, e simplificá-lo para jogadores mais casuais foi o objetivo do criador da série, Daisuke Ishiwatari, ao produzir o novo título. Com isso, os veteranos que estão mais acostumados a combos complexos ou mecânicas de difícil domínio, sentirão que as coisas aqui são mais fáceis.

Guilty Gear Strive, em si, ainda traz diversas mecânicas tradicionais da franquia, contudo, muitas foram removidas ou modificadas para se adequar à casualidade. Ainda assim, é possível se divertir bastante e fazer jogadas que ainda tenham bastante estilo e de difícil reprodução por jogadores menos experientes.

Todos os comandos de movimentos especiais foram simplificados. Cada personagem tem alguns exclusivos, mas a maior parte do moveset é universal. As grandes diferenças entre os lutadores são suas mecânicas únicas e outras habilidades que já estavam presentes nos jogos anteriores. Infelizmente, os Instant Kills, movimentos especiais conhecidíssimos da série, foram removidos.

A jogabilidade foi simplificada e combos são mais fáceis de realizar

Guilty Gear Strive também adiciona algumas outras mecânicas para mexer um pouco nas coisas. A principal delas é a possibilidade de quebrar “paredes” dos cenários, arremessando o adversário para longe e ganhando bônus temporários. Ela é bastante útil e dá um efeito bacana nas lutas, fazendo parecer que você realmente está dentro de um anime

A jogabilidade de Guilty Gear Strive continua muito boa, com controles precisos e respondendo muito bem. Uma coisa legal de notar aqui é que os controles permitem a opção de mudar o input delay dos botões, permitindo assim que o jogador possa se acostumar a jogar com diferentes níveis variados de atrasos que podem ocorrer no online.

Apresentação fantástica mas que ainda pode ser melhor

A apresentação continua sendo incrível

Guilty Gear Strive é um jogo fantástico no quesito apresentação, com alguns dos melhores gráficos já vistos no gênero e um estilo de arte que merece bastante elogios. Contudo, os designers da Arc System Works teimam em ignorar certos elementos de design que os fãs já estavam reclamando desde o tempo da beta.

Para cada melhoria na UI e ajustes nos efeitos especiais, um detalhe negativo continuou presente no design. O efeito de contra ataque ainda é bastante chato visualmente, variando em três diferentes níveis, com o último literalmente cobrindo a tela com a palavra Counter.

Os modelos dos personagens são bem detalhados e bonitos

Os efeitos de partículas de Guilty Gear Strive também podem atrapalhar um pouco na hora do combate, assim como a escolha de cor de certas paletas para alguns personagens. Mesmo assim, o resto da apresentação visual do jogo é incrível. Detalhe em especial para as introduções dos personagens que são bem animadas e mais uma vez combinam perfeitamente com o tom de anime que o jogo passa.

Os cenários também são bonitos, bem variados e contém muitos efeitos legais. Porém, toda essa maravilha visual acaba por impactar um pouco na performance do jogo em si. Jogando no PS4 base, experimentei um pouco de lag antes das lutas começarem, e isso no Arcade Mode.

Strive é um bom jogo, mas que ainda pode ser melhorado

Agora, Guilty Gear não é conhecido só por ter bons gráficos. O carro chefe da franquia é sua soundtrack fenomenal, e Guilty Gear Strive não desaponta nesse quesito. As músicas aqui são muito boas, com bastante influências de rock and roll e variantes: as trilhas desse game são de arrasar. É bastante recomendável jogá-lo com o som ligado e bem alto para aproveitá-las. 

O melhor jogo de luta deste ano

Guilty Gear Strive é uma experiência muito boa e sem sombra de dúvida uma ótima pedida aos amantes dos jogos de luta. Seja casual ou veterano, você pode aproveitá-lo sem muitos problemas e será recompensado com uma experiência bastante divertida, caso queira investir pesado nele.

Seus gráficos são fantásticos, sua história é muito boa e termina de uma maneira satisfatória, além de que sua jogabilidade é bastante sólida. Alie tudo isso a uma trilha sonora incrível e você tem aqui um incrível jogo de luta que, certamente, é um dos melhores dessa geração.

Cópia de PS4 cedida pelos produtores

Revisão por: Jason Ming Hong

Guilty Gear Strive

9

Nota Final

9.0/10

Prós

  • Jogabilidade sólida
  • Bons gráficos
  • Trilha sonora incrível
  • Fácil de se dominar
  • Online funciona muito bem graças ao Rollback

Contras

  • Algumas decisões de design ainda são ruins
  • Obrigatoriedade de se logar ao servidor para jogar é ruim
  • O jogo tem pequenos problemas de performance no PS4 base