Lançado originalmente para PC de forma gratuita em 2017, Doki Doki Literature Club é sem sombra de dúvidas a visual novel mais comentada dos últimos anos. Este nada inofensivo simulador de encontros causou um alvoroço na internet por conta de sua trama fortemente relacionada com assuntos adultos bem delicados. Agora, a Team Salvato, o grupo responsável pela criação dessa obra, portou para os consoles uma versão “Plus”, trazendo todo o conteúdo original em alta resolução e ainda incluiu histórias inéditas. Quer saber o que esses rostinhos bonitos escondem?
Desenvolvimento: Team Salvato
Distribuição: Serenity Forge
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Aventura, Terror
Classificação: 16 anos
Português: Legendas e interfaces
Plataformas: PC, PS4, PS5, Switch, Xbox One, Xbox Series X/S
Duração: 4.5 horas (campanha)/8.5 horas (100%)
Bem-vindo ao Clube de Literatura
Antes de mais nada, fica um aviso: se você não conhece a história de Doki Doki Literature Club Plus!, ou nunca jogou a versão original, recomendo cautela com esta análise, pois alguns pontos, embora não sejam considerados necessariamente como spoilers, podem influenciar a sua experiência com o jogo.
Dito isto, vamos ao aviso seguinte, algo que é estampado na cara do jogador logo que o game é iniciado pela primeira vez: “Este jogo não é adequado para crianças ou pessoas facilmente impressionávei”. Continue por sua conta e risco!
Escreva poemas com a alma
Em Doki Doki Literature Club Plus!, você controlará um personagem de gênero masculino, que é convidado pela sua melhor amiga, Sayori, para participar do Clube de Literatura da escola. O protagonista não consegue dizer não com toda animação de sua colega de infância e decide dar uma chance ao clube, claro, em troca de alguns cupcakes.
Chegando lá, ele se depara com belas garotas, Monika, a líder do clube, atlética e muito inteligente; Yuri, a garota de cabelos escuros, que adora ler livros de terror; e Natsuki, a menorzinha do grupo, viciada em animes e mangá. Logo a sua mente começa a ferver com a possibilidade de se aproximar de alguma delas e, assim, poder tentar algo a mais.
No entanto, conquistar uma das meninas não será tarefa simples. Você terá que conversar com elas, entendendo seus gostos peculiares, a fim de escrever poemas com os elementos que mais combinam com cada uma. Conforme a história avança, será liberado um minigame no qual você deverá escolher 20 palavras dentre um grupo de palavras, que irão compor o poema dedicado a sua pretendente.
Dependendo de suas escolhas, a história poderá avançar de diferentes maneiras, de acordo com a garota que mais irá se identificar com os seus poemas. Mas não pense que será uma trama monótona e clichê, pois Doki Doki Literature Club Plus! não é um jogo para crianças e nem um simples simulador de encontros. Ele guarda segredos sombrios e um final que vai chocar a qualquer um.
Não é um jogo para crianças
Embora tenha uma aparência fofinha e toda cor de rosa, DDLC+ aborda temas bastante pesados e até controversos para alguns públicos. Por conta disso, o jogo, até então de aparência inofensiva, fez tanto furor na internet após o seu lançamento em 2017. Fora as sinalizações e avisos logo no início do game, você ainda precisará confirmar que está ciente da faixa etária recomendada.
Além de toda trama que fez sucesso com o lançamento do jogo original, a versão “Plus!” traz ainda mais imersão no universo de Doki Doki. Após terminar todo o conteúdo presente na primeira versão, você irá liberar algumas cenas extras inéditas, dependendo das rotas traçadas pelas suas escolhas no enredo principal. Tudo isso pode ser visualizado no menu principal, mas não aquele que você é apresentado na primeira vez que inicia DDLC+, e sim o verdadeiro, que é aquele que você vê quando reinicia o jogo pela primeira vez.
Você irá se deparar com a tela de um computador, em que você poderá inicializar o jogo, conferir e-mails, imagens e músicas desbloqueáveis e até mesmo fuçar nos arquivos internos, como na versão original de PC. Criar este ambiente virtual foi uma ótima jogada da equipe de desenvolvimento, já que uma boa parte da experiência assustadora do game está relacionada com os arquivos do jogo principal.
Se tiver coragem, use o detetive que existe em você e investigue cada cantinho das mais de 500 pastas presentes. Tudo isso, somado ao conteúdo inédito, fará com que você gaste horas e horas tentando conectar todas as partes e criar teorias a respeito deste universo virtual. Até hoje, Doki Doki Literature Club é fruto de teorias conspiratórias pelos fãs, mas ainda assim, fica aquela sensação de que falta algo na versão “Plus!”.
Nem tudo são rosas
A tradução do jogo me impressionou bastante. Ele está totalmente em português, o que ajudará ainda mais na imersão daqueles que não dominam línguas estrangeiras. Mesmo com alguns pequenos erros de digitação aqui e ali, a equipe responsável pela tradução fez um ótimo trabalho com os longos diálogos presentes em DDLC+.
Embora o jogo se preocupe em oferecer algumas opções de acessibilidade, elas se resumem em fornecer ao jogador algumas dicas a respeito do conteúdo adulto presente, servindo como um alerta de quando estas cenas estiverem para acontecer.
Também é possível alterar a velocidade dos textos e até liberar a opção para pular os diálogos (o que não é recomendado se você quiser ter a experiência completa). Infelizmente, não é possível alterar o tamanho e nem a cor das fontes, que são rosas e brancas em fundos rosados e claros, o que pode confundir jogadores com alguma limitação de visão.
A trilha sonora, acompanhada da belíssima arte, ajuda ainda mais na imersão do jogador. Cada música irá representar um momento da trama, o que te levará a se emocionar e sentir frio na espinha em determinadas cenas.
Uma experiência aterrorizante
Como disse o próprio criador, Dan Salvato, Doki Doki Literature Club Plus! tem a proposta de tentar trazer algo único e inovador. É uma maneira de guiar e surpreender o jogador em cada escolha realizada ao longo da trama. DDLC+ traz uma nova proposta ao estilo visual novel, fugindo do estereótipo de simulador de encontros bobinho, trazendo temas bastante adultos e delicados.
Entretanto, não é algo para qualquer um. Pessoas sensíveis ou que se emocionam facilmente devem ficar longe de DDCL+, já que muitas das cenas podem ser consideradas como gatilhos para diversos temas delicados como depressão, abuso infantil, comportamento compulsivo e suicídio.
As artes e a trilha sonora só complementam toda essa experiência única que DDLC+ traz, além de todo conteúdo extra que expõe o jogador ao pano de fundo no qual o DDLC original é inspirado. Contudo, não acho que todo conteúdo novo vale o preço cobrado, já que a versão anterior para PC ainda possui muito de toda essa experiência de maneira gratuita. De uma forma ou de outra, não deixe de jogar esta pérola das visuals novels.
Cópia de PS4 cedida pelos produtores.
Revisão: Jason Ming Hong