Imagem da Capa

Review Just Dance 2022 (PS4) – A tentativa de voltar às raízes da série

Retornando mais uma vez para os consoles e PC, Just Dance 2022 é o 13º título da série principal do jogo de dança mais conhecido do mundo. Com versões para a antiga e nova geração, a Ubisoft tenta resgatar a magia que tornou o jogo tão popular na época do Wii e do Kinect, trazendo uma seleção de boas músicas para você requebrar o esqueleto e cuidar da saúde do corpo, enquanto se diverte com seus amigos.

Desenvolvimento: Ubisoft Paris
Distribuição: Ubisoft
Jogadores: 1-6 (local)
Gênero: Multiplayer, Música
Classificação: Livre
Português: Legendas e interfaces
Plataformas: PC, PS4, PS5, Switch, Xbox One, Xbox Series X/S
Duração: Sem registro

Uma explosão de música e cores na sua casa

Just Dance chega a sua 13ª edição principal

Encontrar alguém que não conheça Just Dance é uma tarefa tão difícil quanto achar alguém que nunca tenha ouvido falar de FIFA. O jogo de dança da Ubisoft, que fez um enorme sucesso na época do Nintendo Wii e do Kinect do Microsoft, foi um dos responsáveis por popularizar jogos casuais de movimento.

Com controles simples e de fácil aprendizado, com toda certeza até seus avós são capazes de pontuar nas diversas músicas existentes aqui. É só segurar o PS Move em uma das mãos (sem a necessidade do uso de câmeras) e imitar os passos do instrutor na tela, como se fosse um espelho. Além disso, também é possível usar o seu celular como controle, por meio do app Just Dance Controller disponível na loja de aplicativos do seu smartphone.

Já, se quiser jogar com as mãos livres, basta conectar a PlayStation Camera no seu PS4 (sendo essa opção a que menos recomendo, já que você precisará de uma sala enorme e muito bem iluminada para a captura de movimentos). Independente da maneira que você escolher, a diversão será mais do que garantida, seja numa reunião com a família ou com os amigos. Mas vale o aviso: a versão para PS5 aceita somente o controle via app de celular. Não existe compatibilidade com o PS Move ou PS Camera nem do PS4 e nem do PS5.

Reciclando enquanto tenta se reinventar

Lady Gaga está presente com Judas

Reaproveitando mais uma vez o menu principal, acredito que desde a versão de 2019, Just Dance 2022 traz poucas mudanças em relação aos jogos anteriores e continua reciclando modos de jogo, menus e até a lista de troféus. Claro que o forte de JD é sem sombra de dúvidas a seleção de músicas, mas a repetição da mesma fórmula que o consagrou na era do Wii, e a falta de inovação, fez com que ao longo dos anos alguns jogadores se afastassem dos novos lançamentos.

Depois de uma sucessão de escolhas bem duvidosas para as playlists das edições anteriores (que mais parecia proposital para vender o serviço Unlimited, que traz a maior parte das músicas dos JD antigos), parece que dessa vez a Ubisoft escutou seus fãs que pediam por uma seleção mais animada de músicas e coreografias que não se resumem a chacoalhar apenas uma das mãos.

Uma homenagem às músicas de Katy Perry

Trazendo uma seleção de peso, o Just Dance deste ano possui uma coleção das mais famosas músicas de Sia, Katy Perry, Taylor Swift, Lady Gaga, Beyoncé e The Pussycat Dolls, junto com os hits do momento de The Weeknd, Ariana Grande e Oliva Rodrigo. Até mesmo Pabllo Vittar e alguns grupos de pop coreano estão presentes na coletânea. Just Dance 2022 possui, sem sombra de dúvidas, uma das melhores playlists da série e vai te fazer relembrar como era jogar Just Dance de antigamente.

Inclusive a versão 2022 brinca um pouco com isso. Na música Last Friday Night (T.G.I.F.) de Katy Perry, vemos uma garota sem jeito aprendendo a dançar com passos com os avatares de diversas músicas de Katy presentes nas versões anteriores. Um easter egg que serve como uma bela homenagem às edições do passado.

Um cheiro de novo

Algumas faixas possuem coreografias digitais no lugar de humanos reais

A Ubisoft já havia começado a experimentar a inclusão de dançarinos digitais em algumas edições anteriores de Just Dance. Na versão de 2022, ela repete a dose, trazendo personagens animados que se movimentam na tela no lugar dos típicos avatares coloridos e com rosto desfocado. Na música Chandelier de Sia, por exemplo, a desenvolvedora optou pelo uso de uma bailarina digital, só que a experiência não ficou das melhores. O movimento não é tão natural e faz com que pareça que você está imitando um robô e não uma pessoa de verdade.

Em contrapartida, existem algumas faixas com pessoas reais sem os efeitos de cores já conhecidos da série. São versões com coreografias mais complicadas, que trazem uma proposta de elevar o nível da competição passando uma experiência de estúdio de dança real. No entanto, a captura de movimento fica, como sempre, limitada ao braço que segura o controle ou o celular, ou você terá que se contentar com a captura falha da PlayStation Camera. E mais: como nas edições anteriores, Just Dance 2022 não permite a mistura de controles no modo multiplayer. Ou todo mundo joga apenas no celular, ou apenas via PS Move, ou apenas via PS Camera.

Presa ao passado

Just Dance 2022 inova em quase nada

Infelizmente, as novidades param por aí. Como dito anteriormente, a versão 2022 não traz melhorias e nem novos modos de jogo. A única diferença fica por conta do botão Quick Play, no menu principal. Nesta opção, você irá jogar uma série de músicas em modo randômico, perfeito para aquelas horas que você fica navegando pela lista sem decidir qual música jogar. E é só isso.

A Ubi poderia ter aproveitado melhor essa opção e ter colocado a possibilidade de jogar algumas músicas disponíveis no serviço Unlimited de forma gratuita, já que a faixa escolhida é aleatória. Músicas do serviço estarão disponíveis no Quick Play apenas se você pagar pelo Unlimited. No mais, os modos já conhecidos como Co-op (que soma a pontuação dos jogadores no multiplayer), Just Sweat (que marca as calorias queimadas) e Kids (um menu separado que traz músicas selecionadas especialmente para o público infantil) continuam presentes e sem mudanças.

Comprando o Just Dance 2022, os jogadores poderão experimentar o Unlimited por 30 dias, mas depois desse período terão que desembolsar mais R$12,50 no passe mensal, ou R$ 89,90 no anual, para continuarem aproveitando o serviço. Até o momento da publicação dessa análise, o antigo passe trimestral não estava sendo mais comercializado na PSN brasileira.

Foi uma tentativa

Misturando o estilo de sempre, com músicas que marcaram época e mais uma dose bem pequena de novidade, a Ubisoft não se arrisca ao tentar trazer algo novo para a série Just Dance. Parece que ela não sabe mais para onde ir. Em plena edição de 2022 os recursos online são escassos, se resumindo em competições mundiais por melhores pontuações, mas nada de incluir salas reservadas para jogar com amigos da sua lista da PSN.

Modos que marcaram presença em edições anteriores, como o Modo Teatro ou Máquina do Tempo, nunca mais retornaram em versões mais recentes da série. As opções existem, mas parece que a Ubisoft prefere ficar no “arroz com feijão” e oferecer apenas uma atualização de playlist anual. Pelo menos, esse ano o setup de músicas valeu a pena.

Cópia de PS4 cedida pelos produtores.

Revisão: Jason Ming Hong

Just Dance 2022

7

Nota Final

7.0/10

Prós

  • Mais de 40 faixas com várias opções de gêneros musicais
  • Coreografias mais empolgantes e exigentes

Contras

  • Pouca exploração o modo online
  • Just Dance Unlimited ainda é caro
  • Nenhuma novidade em relação às versões anteriores