A produção e o gerenciamento de recursos petrolíferos, por si só, já soam como uma atividade de alta complexidade, dado que é um trabalho distante da realidade de muitas pessoas. Mesmo quando este ofício é tema principal de um jogo de simulação, representá-lo em seus pormenores pode ter seu lado positivo e negativo. Em Drill Dead: Oil Tycoon, essa representação torna-se real: expanda uma plataforma de extração de petróleo e lucre com seus negócios. Lançado oficialmente em 9 de março deste ano, o jogo atualmente encontra-se disponível para PC.
Desenvolvimento: A2 Softworks
Distribuição: Manager Games S.A., Red Dev Studio S.A.
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Simulação, Estratégia
Classificação: 10 anos
Português: Interface e Legendas
Plataformas: PC
Duração: Sem registros
Extrair, refinar e vender
Como apontado anteriormente, Drill Deal: Oil Tycoon coloca o jogador no controle de uma plataforma petrolífera com o objetivo de sustentá-la, expandi-la e comercializar os recursos produzidos nela. Nas telas iniciais, mais especificamente no menu de seleção das missões, podemos escolher entre as fases dispostas e desbloquear as seguintes conforme completamos as existentes. Cada uma delas possui três níveis de estrelas que são preenchidos quando determinadas metas são atingidas.
O funcionamento geral do jogo gira em torno da construção de edifícios industriais, responsáveis pela extração do petróleo e fabricação de seus derivados, e dos edifícios sociais, necessários para manter os funcionários saudáveis e dispostos a trabalhar. Todos os prédios que utilizam mão de obra para as atividades possuem uma mecânica de expediente dividida entre turnos de dia e de noite. Além disso, os trabalhadores contratados têm barras de fome, descanso e felicidade que precisam estar sempre cheias para garantir sua eficiência. Em resumo: cuide dos colaboradores para manter um padrão de alta produção e ganhar cada vez mais dinheiro e, assim, passar de fase.
É válido salientar que cada fase possui diferentes metas a serem alcançadas e, por isso, o ambiente no qual estão inseridas muda para adequar-se à proposta. Mapas que exigem a eliminação de piratas, por exemplo, recebem ataques destes criminosos com mais frequência do que mapas com objetivos puramente de crescimento. E isso é um acerto dos desenvolvedores: elaborar cada localidade de acordo com as missões evita o sentimento de repetitividade, dando um pouco mais de dinamicidade.
Nem só de petróleo vive o homem
Ainda, os modos Tutorial e Caixa de Areia também estão presentes. O tutorial, como o nome sugere, ensina o básico sobre a construção de prédios importantes para o desenvolvimento da plataforma, bem como o gerenciamento e manutenção dos funcionários necessários para a operação das máquinas e serviços. Com as instruções na tela e os locais a serem clicados postos em destaque, é fácil evoluir para as etapas posteriores. Porém, somente com a prática você será capaz de dominar todas as ferramentas (que são várias!).
Mas nem tudo são flores. O tutorial, apesar de ser bastante explicativo, exibe muitas informações sobre diversas mecânicas em pouco tempo, dificultando a nossa compreensão e, consequentemente, comprometendo nossa progressão. Inclusive, a tradução para português brasileiro só piora a situação, com termos traduzidos ao pé da letra e até construções com nomes diferentes quando comparamos aqueles exibidos nos balões de ajuda e os mostrados na tela de construção.
Já o modo Caixa de Areia nos permite administrar os negócios sem nos preocuparmos com objetivos específicos ou com a escassez de produtos que atuariam como limitadores de desenvolvimento, como o dinheiro. O problema aqui é que, diferente de títulos como os da franquia RollerCoaster Tycoon, ou outros do gênero de gerenciamento, que já possuem a opção desbloqueada no menu principal, a Caixa de Areia só fica disponível após a conclusão das quatro primeiras fases, o que acaba desestimulando jogadores mais casuais.
Os pormenores de uma vida em alto-mar
Falando nisso, o sistema financeiro funciona baseado em contratos firmados com empresas dispostas a comprar diariamente as mercadorias produzidas em sua plataforma. Com valores pré-estabelecidos, você ajusta a quantidade dos produtos que venderá por dia, definindo um período fechado – quatro dias, por exemplo – ou optando pelos contratos rápidos, que surgem todos os dias e que não precisam firmar compromisso. Adicionalmente, uma Árvore de Contratos pode ser acessada no menu do canto inferior esquerdo para desbloquear novas empresas e, portanto, novas propostas de comércio.
Igualmente, no mesmo menu, uma Árvore de Tecnologia também se faz presente, só que com quatro abas distintas: Produção, para desbloqueio de novos prédios industriais; Manutenção, com novas ferramentas de defesa e segurança; Cuidados com Funcionários, para edifícios sociais como academia, cinema e quartos adicionais e Funcionários, que desbloqueia tecnologias relacionadas à produtividade. Todos esses recursos acrescentam algumas camadas de dificuldade à jogabilidade e, por isso, são bem-vindos.
Leve como Gás Natural
Eu não sei como definir Drill Deal: Oil Tycoon. Os sistemas de gerenciamento são complexos o suficiente para refletir bem uma cadeia de extração de uma plataforma petrolífera, principalmente quando precisamos realizar o pedido de recursos que não são produzidos no local, mas que são necessários para o desenvolvimento, como blocos de construção e ingredientes para refeições. Contudo, a maneira como as explicações iniciais são dadas e os problemas com a tradução mencionados acima tornam-se uma barreira para a progressão e só serve como desestímulo.
Por outro lado, em relação a desempenho, Drill Deal é leve e roda em qualquer computador em mínimas condições, sem nenhuma queda de frames. A trilha sonora é animada e combina bem com a proposta visual, então as horas passadas não ficam tediosas. Se você é fã do gênero, talvez valha a pena aproveitar uma promoção.
Cópia de PC cedida pelos produtores
Revisão: Jason Ming Hong