Uma van com "Road 96" escrito ao seu lado em uma placa de transito

Review Road 96 (Xbox Series X) – Uma fuga divertida e interativa

Em Road 96, nós acompanhamos inúmeros protagonistas, que estão fugindo de seu país que está em decadência. Cada personagem conta com sua própria história e um caminho único para ser traçado, além de várias decisões durante a jornada, moldando como será o seu final.

Desenvolvimento: DigixArt 

Distribuidora: Ravenscourt

Jogadores: 1 (local)

Gênero: Aventura

Classificação: 14 anos

Português: Legendas e interface 

Plataformas: PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S, Switch

Duração: 7.5 horas (campanha)/11.5 horas (100%)

Uma história moldável

Um dos caminhos que podem ser escolhidos, tendo como personagem o John.

Durante o jogo, controlamos jovens desaparecidos que estão tentando fugir de seu próprio país que está passando por um período conturbado durante uma pré-eleição, em que existem dois candidatos, cada um com suas próprias ideologias, sendo opção do jogador qual ele vai apoiar durante os diálogos e ações. Também é possível mudar o resultado das eleições.

Além disso, considerando que a situação atual do país é precária, existe uma organização de rebeldes que vai contra o governo e é considerada terrorista por muitos chamada de Brigada. Considerando o estado do lugar, os protagonistas decidem fugir e tentar uma nova vida fora. Para chegar até o objetivo é necessário que eles vão até a fronteira e atravessem ela, sendo que a maneira que você vai usar para fugir pode ser escolhida.

Durante o caminho, é sinalizado quantas milhas faltam até a Rota 96, que te permite chegar até a fronteira, mas como você faz para chegar até lá fica a seu critério. Por exemplo: você pode pedir um táxi, o que vai te permitir ter contado com certo tipo de personagem e se aprofundar sobre ele, sendo que os personagens que os protagonistas conhecem são fixos em todas as jogatinas. Mas se você tivesse optado por seguir através de um ônibus, você iria ter contato com uma pessoa totalmente diferente e com objetivos diferentes, e assim sucessivamente.

Após esses encontros, provocados durante o decorrer do enredo para percorrer um determinado número de milhas que faz, chegarmos cada vez mais perto do nosso objetivo final. O protagonista faz algumas paradas em alguns lugares pontuais, como em postos de gasolinas no meio da estrada ou em moteis, dessa maneira gerando ainda mais encontro com os personagens que você pode desenvolver durante seus caminho com seus vários fugitivos até a fronteira.

Como foi citado anteriormente, todos os protagonistas conhecem exatamente os mesmos personagens e desenvolvem eles, descobrindo mais sobre. Porém, em alguns momentos acaba sendo um pouco estranho o fato do protagonista saber certas coisas que apenas outro personagem conheceu, ou algumas linhas de diálogo ficarem fora de contexto para o personagem que você está jogando no momento, já que não foi ele não passou por aquilo e não faz ideia do que ocorreu com os protagonistas anteriores. Mesmo assim, isso não chega a ser algo recorrente e Road 96 consegue deixar isso bem sutil para que se torne quase impossível notar durante a jogatina.

Uma jogabilidade excepcional

Um veículo que pode ser usado como meio de locomoção e que durante esse período pode alterar a jogabilidade temporariamente.

Durante todo o jogo nós temos um movimento fixo, que nos permite andar, correr, observar o cenário, escolher as opções de diálogo e realizar algumas ações simples com o cenário. Mas durante os encontros com os personagens importantes para a história esse cenário muda, já que o jogo pode permitir que o protagonista entre em combates, dirija carros, entre outras ações, inovando a jogabilidade e deixando ainda mais interessante avançar e ver o que Road 96 é capaz de te oferecer.

Desconsiderando esses momentos, existe uma jogabilidade simples e sem muitos luxos, mas que é capaz de permitir enquanto explora o cenário, permitindo interagir com diversos objetos que tornam a jornada até o destino bem mais interessante e permitindo descobrir muito mais sobre a história.

Uma arte simples, mas cativante

Um caminho com em um campo com árvores em volta

Durante Road 96, temos contatos com alguns personagens que não cruzamos apenas uma vez durante o enredo, e neles é possível identificar suas características marcantes e memoráveis, como tatuagens ou piercings, o que demonstra o cuidado da empresa com a arte.

Ela é simples de modo geral, mas longe de ser feia, já que ela é marcante em seus detalhes nos personagens, mesmo que às vezes os cenários aparentam ser deixado de lado, isso fica apenas visível em cenários de deserto, pois em locais mais cheios como moteis ou bares podemos notar inúmeros detalhes, apenas deixando em evidência o esforço depositado no jogo.

A trilha Sonora é boa, com músicas criativas e presentes, sendo condizente com o que se passa no momento da jogatina. Por outro lado, ela se mostra repetitiva, em certos momentos podendo causar até incômodo. Além disso, existe um sistema de coleção de fitas de música para os mais interessados nisso.

Veredito

Com uma jogabilidade simples, Road 96 consegue se destacar com sua história e seu modo de tomar decisões, já que muitas vezes você pode se encontrar preso no mundo criado pela DigixArt, através de personagens cativantes e que são capazes de deixar o jogador intrigado para saber os seus motivos e prosseguir ainda mais na história. No final, compensa gastar algum tempo e percorrer algumas milhas em Road 96.

Cópia de Xbox Series cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming Hong

Road 96

8.5

Nota final

8.5/10

Prós

  • História imersiva
  • Personagens cativantes
  • Jogabilidade diferenciada em alguns momentos

Contras

  • Músicas repetitivas
  • Alguns furos no roteiro