review-road-96-mile-0-xbox-series-x-capa

Review Road 96: Mile 0 (Xbox Series X) – Uma aventura narrativa marcante

Road 96: Mile 0 é um jogo de ação e aventura com foco narrativo que gira em torno da amizade de dois jovens com origens diferentes. Ele se passa antes dos acontecimentos do seu antecessor, Road 96, e nos mostra o motivo que levou uma das personagens mais importantes da obra a fugir de casa.

Contando com um belo estilo artístico e uma ótima trilha sonora, mais uma vez os desenvolvedores da Ravenscourt Games vão abordar assuntos importantes a partir de diferentes pontos de vista e opiniões.

Desenvolvimento: DigixArt Entertainment
Distribuição: Ravenscourt Games
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Ação, Aventura
Classificação: 10 anos
Português: Legendas e interfaces
Plataformas: PC, PS4, PS5, Switch, Xbox One, Xbox Series X/S
Duração: 4 horas (campanha)/7 horas (100%)

Um prólogo para Road 96

Encontrando velhos conhecidos.
Encontrando velhos conhecidos.

Road 96 foi um título bastante elogiado pela crítica especializada e pelos jogadores, no qual jogamos com jovens cruzando o país de Petria para escapar da tirania de um ditador cruel. Já em Road 96: Mile 0, vamos ver como esse ditador chegou ao poder, mesmo sendo um político incompetente que baseia sua campanha politica em discursos de ódio.

Além disso, iremos encontrar vários dos personagens marcantes que serão importantes para decidir o destino do país posteriormente. A nossa protagonista é uma dessas pessoas, e aqui veremos o que a levou a fugir de casa, quais foram os motivos que fizeram ela, filha de uma figura influente no governo, a mudar sua visão de mundo.

Amigos com origens diferentes

Passando um tempo com nosso amigo Kaito.
Passando um tempo com nosso amigo Kaito.

Em Road 96: Mile 0 controlamos dois personagens, Zoe e Kaito. Esses dois jovens possuem diferentes origens, Zoe é filha de alguém importante no governo de Tyrak, o futuro ditador, já Kaito é filho de trabalhadores comuns, que são explorados diariamente. E enquanto ela tende a pensar que o seu país não é tão ruim e injusto, ele só consegue pensar em fugir desse lugar com a sua família.

Porém, nossas decisões vão impactar diretamente o que cada um dos nossos protagonistas pensam a respeito do futuro do país. Cada pequena decisão vai impactar nos acontecimentos e na amizade dos dois, e cabe aos jogadores decidirem como vão reagir a diferentes situações. Vamos nos calar e aceitar o que imporem contra os cidadãos, ou ir para as ruas lutar contra isso? A decisão que irá moldar o país de Petria e a amizade desses dois adolescentes é nossa.

Minijogo rítmico

Coletando pontos durante um dos minijogos rítmicos.
Coletando pontos durante um dos minijogos rítmicos.

Entre os trechos narrativos jogamos um minijogo rítmico, no qual nossos personagens andam de skate e patins e coletam pontos. Nesses momentos precisamos andar na faixa certa para não batermos nos obstáculos e perder nossos combos, diminuindo nossa pontuação final, e também devemos apertar o botão de ação na hora certa para pontuarmos ainda mais.

Esses minijogos chegam acompanhados de ótimas músicas, porém, isso não foi o suficiente para me fazer gostar deles. O que me fez gostar tanto do primeiro jogo foi sua narrativa cativante, que é deixada de lado em alguns momentos do Road 96: Mile 0. Além disso, nesses trechos rítmicos os comandos não são tão rápidos e responsivos quanto deveriam, dificultando a vida dos jogadores quando precisamos desviar de diversos obstáculos em sequência.

Uma aventura cheia de altos e baixos

Embora eu não tenha gostado muito da novidade rítmica que Road 96: Mile 0 apresenta, a sua narrativa ainda é impecável. Poder acompanhar esses dois jovens amigos em uma jornada que irá mudar seus pontos de vista e opiniões sobre política para sempre é algo bastante memorável, assim como no primeiro título. A liberdade que a obra nos dá durante os trechos narrativos, nos permitindo escolher diferentes respostas e ações que impactam na história, como pichar e rasgar as propagandas do governo que se espalham pela cidade, é algo bem único e interessante.

Road 96: Mile 0 é um jogo obrigatório para aqueles que gostaram da obra anterior, e permite que os jogadores se aprofundem ainda mais nesse universo tão interessante criado pelos desenvolvedores da Ravenscourt Games, que abordam temas indispensáveis atualmente.

Cópia de Xbox Series X/S cedida pelos produtores

Revisão: Ailton Bueno

Road 96: Mile 0

8.5

Nota final

8.5/10

Prós

  • Ótima narrativa
  • Personagens marcantes
  • Liberdade de escolhas

Contras

  • Trechos rítmicos quebram a narrativa
  • Comandos pouco precisos