Toodee and Topdee vivem em dois mundos que funcionam de formas muito diferentes. Quando são obrigados a se unir para salvar o universo, eles precisam articular suas perspectivas em busca de um novo equilíbrio: entre o 2D e a visão de cima.
Desenvolvimento: diet zribi
Distribuição: diet zribi
Jogadores: 1-2 (local)
Gênero: Puzzle, Aventura, Plataforma, Ação
Classificação: Livre
Português: Sim
Plataformas: Switch, PC
Duração: 7 horas (campanha)
No princípio era o ponto-e-vírgula
Toodee and Topdee apresenta uma história surpreendentemente intrincada e toda uma narrativa cosmogônica sobre o seu universo. Sem pretender recontar todo o desenrolar dos acontecimentos, é possível fazer um resumo. Um auxiliar de Aleph (apropriadamente uma divindade que criou todos os mundos) se revolta e boicota o projeto inicial, roubando aquilo que conferia equilíbrio ao universo: um ponto-e-vírgula. Com os mundos bagunçados, glitches, guardiões e portais, cabe aos dois protagonistas reestabelecer a ordem de tudo.
A escolha dessa inusitada figura de pontuação como elemento primordial da história já é um indicativo de dois aspectos fundamentais do game. O mais claro é a convivência pacífica com o absurdo, apontando para uma história que, apesar de pretensamente séria, é cheia de humor e auto-referências. Um segundo aspecto é a dualidade trazida por aquilo que não é nem ponto nem vírgula, mas algo ao mesmo tempo intermediário e único. Qual dos leitores usa um ponto-e-vírgula no dia a dia? Esporadicamente vá lá, o ponto-e-vírgula tem sua utilidade… mas mesmo quando isso acontece, não é raro a pergunta “mas pra que serve isso mesmo?”.
Dois em um
Toodee é uma criatura que se desloca por um mundo bidimensional, como os clássicos jogos de plataforma. Ele anda apenas para os lados, salta, e é afetado pela gravidade. Ao apertar um botão, a perspectiva “tomba” e passamos a controlar Topdee, uma criatura que vive em um mundo com profundidades. Apesar de não conseguir pular, ele é capaz de acessar lugares e modificar o cenário como Toodee nunca sonharia. Um, para o outro, está sempre andando pelas paredes.
O jogador tem livre controle para passar de uma perspectiva a outra. Quando isso acontece, o personagem inativo fica paralisado e imune a qualquer interação com outros elementos da fase. Isso permite, por exemplo, que Toodee salte de uma plataforma, pare em pleno ar enquanto Topdee empurra caixas para criar um novo local para Toodee aterrisar. Parece confuso, e é mesmo. O jogador é obrigado a experimentar e fazer a cabeça funcionar até se acostumar com a mecânica principal.
Não alimente os porcos
Se o primeiro mundo oferece fases tutoriais, até você pegar o jeito, os mundos seguintes vão introduzindo cada vez novos inimigos, elementos naturais e obstáculos. Esses elementos também interagem com as mudanças de perspectiva. Os primeiros inimigos, adoráveis (porém malignos) porquinhos, por exemplo, repetem a mecânica dos personagens principais, sendo levados ora para um mundo de visão aérea, ora para um de visão lateral. Dessa forma, se tornam passíveis de manipulação para nos ajudar a vencer cada fase.
Com isso, há um aumento contínuo de dificuldade, mas que se apresenta gradualmente. Raramente as fases são apenas “mais do mesmo”, mostrando criatividade e inventividade. Os chefões, ao final de cada mundo, são especialmente criados para levar ao limite as possibilidades que ocorrem na mudança dos personagens.
É importante notar aqui que desde o início existem opções para ajustar a dificuldade. No modo tradicional, qualquer dano nos obriga a recomeçar a tela, o que para alguns pode ser bastante frustrante. Mesmo nesses casos, Toodee and Topdee tem um reinício rápido, sem prender qualquer pessoa em longas telas de carregamento. Para quem quer ter uma experiência menos intensa, os ajustes de dificuldade variam com o aumento de danos recebidos, ou mesmo com opções que dão aos personagens novas opções de movimento como saltos infinitos ou telecinese.
A soma das partes
Ao final, como o próprio jogo apresenta em pequenas rupturas na quarta parede, dizendo isto é “apenas um jogo”. É justamente a união entre a solenidade bíblica da história e um constante e humorístico “não se levar tanto a sério” que constitui o charme de Toodee e Topdee. Nessa mesma linha, o diferencial da jogabilidade – suficiente para que o game mereça um destaque entre tantos outros – é a inspirada união entre as perspectivas visuais. Juntando uma clássica experiência de plataforma 2D com a visão isométrica, o resultado é maior que a soma das partes e representa uma boa, bem executada e bem-vinda ideia.
Cópia de Switch cedida pelos produtores
Revisão: Jason Ming Hong