Normalmente, não me arrisco neste tipo de experiências, nas quais não há muito o que aprender em termos de mecânica de jogo. No entanto, às vezes é bom sair da zona de conforto e experimentar coisas novas, especialmente quando estamos falando da indústria de jogos. Vai saber: talvez eu fique surpreso e seja fisgado por algo que eu não esperaria fazer coisas assim comigo?
Desenvolvimento: Venturous Handelsbolag
Distribuição: Ratalaika Games
Jogadores: 1-2 (local)
Gênero: Aventura, Puzzle, Multiplayer
Classificação: Livre
Português: Legendas e interface
Plataformas: Xbox One, PC, Switch, PS4
Duração: 2 horas (campanha)
Um lugar misterioso
Voyage é um jogo indie ambientado em um mundo muito misterioso, onde você simplesmente embarca em uma jornada junto com seu parceiro(a) resolvendo quebra-cabeças aqui e ali. O game pode ser considerado mais lúdico, já que a maioria das mecânicas giram em torno de explorar o cenário e interagir com as coisas ao seu redor para ver os resultados.
Além disso, Voyage pode ser jogado com outra pessoa controlando o segundo personagem, o que facilita bastante a resolução de certos puzzles, pois vários quebra-cabeças exigem a interação de ambos para serem resolvidos, ou simplesmente precisamos que um personagem dê a mão ao outro. Dito isso, você ainda pode trocar entre eles sempre que necessário, considerando que você é um lobo solitário e prefere se divertir sozinho.
A maioria das soluções exige com que você empurre obstáculos, use o peso de todos em conjunto com objetos do cenário para abrir caminho, e assim por diante. Muitas vezes há alguns tipos de espíritos apontando para alguma direção para alertá-lo de que você esqueceu de lidar com algo antes de prosseguir, o que acabou sendo um recurso muito útil.
Além disso, a solução mostra seus resultados e consequências movendo a câmera para onde quer que os resultados tenham ocorrido, assim você não precisa adivinhar em que local algo surtiu efeito. Nesse sentido, eu realmente aplaudo os criadores por terem esses insights (ideias), as quais vejo como um recurso de alta qualidade de vida somadas à boa experiência de usuário.
Sem muitas novidades
No que diz respeito à jogabilidade, como mencionado acima, não há muito o que descobrir aqui. O que você vê é o que você terá ao seu dispor, do início ao fim da jornada. Na maioria das vezes, você se pega trocando de personagem, dando a eles comandos para esperar para que o outro resolva um quebra-cabeça juntos, ou simplesmente vagando livremente para encontrar a próxima área. Isso torna as coisas um pouco maçantes depois de um tempo, e isso prova que o game foi feito com o objetivo de ser uma experiência contemplativa acima de tudo – o que prejudica muito a essência do que um jogo deve ser, na minha opinião.
Por fim, a direção de arte é incrível e senti o tempo todo que estava assistindo a uma pintura em movimento, além da trilha sonora e sons enriquecerem a experiência. A combinação de visuais e efeitos sonoros aqui é impressionante, e não posso reclamar nem no mais básico sentido da palavra quando se trata desses dois elementos.
Voyage é, de fato, uma aventura interativa muito bem feita, mas carece de novidades ao longo do caminho. Isso me lembra jogos clássicos como Heart of Darkness e The Dig, porém esses dois títulos ofereceram muito mais variedade em termos de itens de saque para serem usados ao longo da aventura, além do primeiro nos agradar com diferentes mecânicas de jogo e power-ups.
Voyage deveria ter feito uso de itens e inventário, ou momentos mais curtos especialmente nos que você leva muito tempo empurrando um barco para frente para chegar ao ponto de interesse. Além disso, a história em si não é explicada, em vez disso, é o tipo de elemento que você precisa descobrir sozinho, sem informações extras, clipes de áudio ou qualquer coisa para ler. Isso é bom e ruim, pois deixa dúvidas enquanto consegue ser interessante e atiçar a curiosidade.
Experiência contemplativa
Voyage é um jogo incrível se você é o tipo de pessoa que valoriza a direção de arte acima da jogabilidade. A verdade é que não há muito a ser revelado aqui em relação às mecânicas, já que em vez disso na maior parte do tempo você estará gastando explorando cenários e trocando de personagens para resolver quebra-cabeças. Fora isso, os visuais são de cair o queixo e a trilha sonora é incrível, mas de toda forma, a experiência geral dura cerca de 2 horas. Portanto, mantenha tudo isso em mente se você quiser dar uma chance a esse indie.
Cópia de Switch cedida pelos produtores