Capa de Jack Move

Review Jack Move (PC) – Um RPG de turnos cyberpunk

Publicado pela HypeTrain Digital e produzido pela So Romantic, uma pequena equipe britânica-taiwanesa de desenvolvedores independentes, Jack Move é um ótimo RPG. Disponível para PC e consoles, o título coloca uma roupagem inspirada na cultura e estética cyberpunk no clássico modelo de batalhas baseadas em turnos, que foi consagrado por jogos como Final Fantasy VII e a franquia Dragon Quest.

Situada em 2120, a narrativa futurista detalha a jornada de Noa Solares, uma lutadora e hacktivista que parte por uma busca por respostas após ver seu pai, um importante pesquisador, sendo sequestrado pela Monomind, uma super corporação grande e maligna que controla toda Bright Town.

Desenvolvimento: So Romantic 

Distribuição: HypeTrain Digital 

Jogadores: 1 (local) 

Gênero: RPG

Classificação: 10 anos 

Português: Interface e legendas 

Plataformas: PC, PS4, Xbox One, Switch 

Duração: 6 horas (campanha)

Boa jogabilidade 

Combate de Jack Move

Os sistemas de gameplay apresentados por Jack Move são simples, descomplicados e fáceis de serem entendidos. A jogabilidade se resume em explorar o mapa e lutar contra os inimigos, além de resolver pequenos quebra-cabeças e ver a estória se desenrolar através das cutscenes. 

As mecânicas de combate são sensacionais e bem explicadas, sendo devidamente ensinadas através de um curto prólogo. Utilizando a clássica fórmula dos embates baseados em turnos, Jack Move abandona o tradicional conceito do trabalho cooperativo e coloca toda a responsabilidade de cada confronto na mão da personagem principal. Essa é uma escolha de design ousada por parte dos desenvolvedores, que adiciona um peso adicional no lado estratégico de cada luta, já que é preciso calcular cada movimento para conseguir vencer as batalhas e evitar entrar em situações desfavoráveis. 

Jack Move, em Jack Move

Os produtores implementaram um medidor homônimo ao nome do jogo, que é carregado durante cada turno. Os Jack Moves são recursos especiais que são executados ao apertar uma sequência correta de botões, garantindo uma vantagem no decorrer das lutas. Os golpes podem ser executados automaticamente, do melhor jeito possível, ao ativar uma configuração no menu de opções.

A equipe de desenvolvimento também adicionou opções suficientes para customizar a dificuldade, permitindo reduzir ou até desabilitar as ameaças surpresas, um pilar dos RPGs que marca presença na exploração de todos os cenários. Andar pelo mapa e explorar todo e qualquer canto é importante para encontrar upgrades e novos recursos, que também podem ser adquiridos através das lojas da cidade. 

Noite, chuva e neon 

Exploração em Jack Move

Jack Move combina uma interface que homenageia os designs dos computadores dos anos 80 com uma direção de arte que é totalmente inspirada por pilares do gênero cyberpunk, como os filmes da série Blade Runner e o livro Neuromancer, do escritor americano William Gibson. 

Vários filmes e jogos que utilizam essa temática em específico bebem da mesmíssima fonte de Jack Move. Por conta disso, em vários momentos, o universo apresentado passa uma sensação de falta de originalidade e de inovação. Uma narrativa que se passa nas noites de uma cidade no futuro, com um clima chuvoso e um esquema de iluminação em neon, é uma característica marcante na identidade de muitas obras velhas e recentes do gênero, e o jogo abraça completamente essas ideias, sem sequer tentar aplicar novidades suficientes na fórmula para fugir desses clichês populares.

Exploração de Jack Move

No entanto, isso não significa que a estética que é apresentada pela So Romantic seja ruim, brega ou feia. Muito pelo contrário, pois mesmo empregando conceitos artísticos que são usados em demasia, a equipe de desenvolvimento criou um vasto mundo vibrante, impressionante e espetacularmente detalhado.

Os responsáveis pela arte e pelo roteiro conseguiram criar uma cidade atmosférica, com muita vida. Além de uma boa quantidade de ambientes distintos, existe um alto número de transeuntes que expandem a estória contada. Porém, a exploração do level design poderia ser melhor do que é. O produto não conta com mini mapas ou indicadores de objetivos, ferramentas que seriam úteis para facilitar parte da experiência. 

Um ótimo jogo

Localizado em português brasileiro, Jack Move é um título que conta com diálogos bem escritos. Todos os personagens são carismáticos, e se comunicam utilizando muitas gírias tecnológicas, o que acaba dando uma personalidade única e especial para o lado narrativo. A estória consegue ser divertida, mesmo tocando em assuntos espinhosos. Porém, a tradução para o nosso idioma está incompleta, contando com alguns termos em inglês e erros de pontuação em algumas linhas de diálogo.

Bem polido e sem problemas técnicos perceptíveis, Jack Move tem uma trilha sonora excelente, e uma incrível pixel art. As animações que foram criadas pela equipe de desenvolvimento são fluidas e meticulosamente bem-acabadas. Contando com uma boa campanha e muitos objetivos secundários, Jack Move é perfeito para todo e qualquer fã dos JRPGs “das antigas”. 

Cópia de PC cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming Hong

Jack Move

9

Nota Final

9.0/10

Prós

  • Personagens cativantes
  • Boa arte
  • Excelente sistema de combate

Contras

  • Tradução incompleta
  • Exploração poderia ser melhor