Half Past Fate é um jogo de aventura rom-com (comédia romântica) lançado em 2019. Como o próprio título já informa, o game tratava de relações amorosas e como o tempo influi nelas. Parando para analisar, essa premissa traz uma questão bastante atual: os relacionamentos em um isolamento social – quando realmente obedecido. Levando isso em consideração, a continuação Half Past Fate: Romantic Distancing foi desenvolvida, colocando a perspectiva do primeiro jogo em um contexto atual.
Desenvolvimento: Serenity Forge
Distribuição: Way Down Deep
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Aventura, Puzzle, RPG
Classificação: Livre
Português: Não
Plataformas: Switch, PC
Duração: Sem registros
Web-namoro
Romantic Distancing conta a história de Stephen e Robin, que se conhecem dias antes do isolamento social. Stephen é um garoto de origem asiática, musculoso, sem redes sociais e um pouco introvertido. Já Robin é totalmente o contrário, ela é uma nerd que curte desmontar alguns eletrônicos, jogar joguinhos online e assistir animes. Quando o lockdown é anunciado, eles utilizam de chamadas de vídeo para se conhecerem melhor e criam um laço muito bonito.

Tendo em vista todos esses aspectos, é perceptível que o enredo é clichê, muito semelhante a filmes românticos ou fanfics de adolescentes. Devo informar que isso é tudo que posso dizer sobre o jogo, pois ele é extremamente curto, podendo ser finalizado em menos de uma hora. Sendo assim, maiores informações seriam quase que contar o jogo inteiro.
Como dito na introdução, Romantic Distancing traz à tona uma questão atual, e isso por si só já é algo esplêndido. Stephen e Robin são carismáticos, mesmo com suas diferenças, as semelhanças os aproximam cada vez mais, fazendo com que fiquem inseparáveis. O enredo é de aquecer o coração e, ainda que seja curto, envolve facilmente qualquer um que tenha coração mole.
Point ‘n’ Click romântico
Antes de mais nada, é fácil perceber que Romantic Distancing é um jogo voltado apenas para sua narrativa, portanto, a gameplay é um fator pouco explorado. As interações com o cenário são um pouco semelhantes aos que Point ‘n’ Click utilizam. Stephen e Robin podem inspecionar, conversar ou interagir com alguns pontos do ambientes, mas não é nada muito elaborado. Diferentes dos convencionais jogos do gênero, o tão odiado cursor não foi utilizado, sendo assim, apenas paramos perto de um local e escolhemos entre observar (botão Y) ou interagir (botão A), simples.

Por mais que seja um jogo one shot, em que acaba muito rápido e, quando já se sabe o que acontece, não há muita necessidade em jogar novamente, Romantic Distancing ainda conta com opções de falas em algumas conversas. Porém, essas oportunidades ocorrem no máximo 4 vezes e não possuem tanto impacto na narrativa. Existem dois finais disponíveis, mas a única escolha que diferencia eles é a última, sendo possível voltar antes disso para ver o outro final.

Half Past Fate já contava com uma pixel art muito incrível, e ela se mantém em Romantic Distancing. Ela é tão detalhista que os cenários parecem ser apenas animações padrões quando vistos de longe, mas ao olhar mais de perto é possível perceber os pixels, principalmente nos ambientes. Vale ressaltar que o estilo do jogo é 2.5D, ou seja, as animações podem parecer estar em 3D, mas na realidade apenas flertam com essa projeção.
Para todos os amantes de romance
Half Past Fate: Romantic Distancing é um jogo que traz uma narrativa clichê e atual, mas que ainda levanta alguns pontos importantíssimos como respeito às normas de saúde. A arte que envolve os ambientes são dignas de elogio, mesmo que não haja muitos, ainda conseguem impressionar. Por ser um game mega curto, sem desafios e que seu foco é na narrativa, o preço no PC é ainda questionável, sendo 12 reais para uma experiência rápida. Portanto, Romantic Distancing é indicado, unicamente, para aqueles que amam uma história de amor boba e clichê. Já os “fanfiqueiros” de plantão, podem utilizar dessa narrativa como uma introdução para sua própria história.
Cópia de Switch cedida pelos produtores
Revisão: Jason Ming Hong