Half Past Fate: Romantic Distancing

Review Half Past Fate: Romantic Distancing (Switch) – Um romance no meio da pandemia

Half Past Fate é um jogo de aventura rom-com (comédia romântica) lançado em 2019. Como o próprio título já informa, o game tratava de relações amorosas e como o tempo influi nelas. Parando para analisar, essa premissa traz uma questão bastante atual: os relacionamentos em um isolamento social – quando realmente obedecido. Levando isso em consideração, a continuação Half Past Fate: Romantic Distancing foi desenvolvida, colocando a perspectiva do primeiro jogo em um contexto atual.

Desenvolvimento: Serenity Forge

Distribuição: Way Down Deep

Jogadores: 1 (local)

Gênero: Aventura, Puzzle, RPG

Classificação: Livre

Português: Não

Plataformas: Switch, PC

Duração: Sem registros

Web-namoro

Romantic Distancing conta a história de Stephen e Robin, que se conhecem dias antes do isolamento social. Stephen é um garoto de origem asiática, musculoso, sem redes sociais e um pouco introvertido. Já Robin é totalmente o contrário, ela é uma nerd que curte desmontar alguns eletrônicos, jogar joguinhos online e assistir animes. Quando o lockdown é anunciado, eles utilizam de chamadas de vídeo para se conhecerem melhor e criam um laço muito bonito. 

Stephen e Robin conversando por chama de vídeo.

Tendo em vista todos esses aspectos, é perceptível que o enredo é clichê, muito semelhante a filmes românticos ou fanfics de adolescentes. Devo informar que isso é tudo que posso dizer sobre o jogo, pois ele é extremamente curto, podendo ser finalizado em menos de uma hora. Sendo assim, maiores informações seriam quase que contar o jogo inteiro. 

Como dito na introdução, Romantic Distancing traz à tona uma questão atual, e isso por si só já é algo esplêndido. Stephen e Robin são carismáticos, mesmo com suas diferenças, as semelhanças os aproximam cada vez mais, fazendo com que fiquem inseparáveis. O enredo é de aquecer o coração e, ainda que seja curto, envolve facilmente qualquer um que tenha coração mole.

Point ‘n’ Click romântico

Antes de mais nada, é fácil perceber que Romantic Distancing é um jogo voltado apenas para sua narrativa, portanto, a gameplay é um fator pouco explorado. As interações com o cenário são um pouco semelhantes aos que Point ‘n’ Click utilizam. Stephen e Robin podem inspecionar, conversar ou interagir com alguns pontos do ambientes, mas não é nada muito elaborado. Diferentes dos convencionais jogos do gênero, o tão odiado cursor não foi utilizado, sendo assim, apenas paramos perto de um local e escolhemos entre observar (botão Y) ou interagir (botão A), simples.

As formas de interagir no canto inferior esquerdo

Por mais que seja um jogo one shot, em que acaba muito rápido e, quando já se sabe o que acontece, não há muita necessidade em jogar novamente, Romantic Distancing ainda conta com opções de falas em algumas conversas. Porém, essas oportunidades ocorrem no máximo 4 vezes e não possuem tanto impacto na narrativa. Existem dois finais disponíveis, mas a única escolha que diferencia eles é a última, sendo possível voltar antes disso para ver o outro final.

Stephen no telefone com Robin

Half Past Fate já contava com uma pixel art muito incrível, e ela se mantém em Romantic Distancing. Ela é tão detalhista que os cenários parecem ser apenas animações padrões quando vistos de longe, mas ao olhar mais de perto é possível perceber os pixels, principalmente nos ambientes. Vale ressaltar que o estilo do jogo é 2.5D, ou seja, as animações podem parecer estar em 3D, mas na realidade apenas flertam com essa projeção.

Para todos os amantes de romance

Half Past Fate: Romantic Distancing é um jogo que traz uma narrativa clichê e atual, mas que ainda levanta alguns pontos importantíssimos como respeito às normas de saúde. A arte que envolve os ambientes são dignas de elogio, mesmo que não haja muitos, ainda conseguem impressionar. Por ser um game mega curto, sem desafios e que seu foco é na narrativa, o preço no PC é ainda questionável, sendo 12 reais para uma experiência rápida. Portanto, Romantic Distancing é indicado, unicamente, para aqueles que amam uma história de amor boba e clichê. Já os “fanfiqueiros” de plantão, podem utilizar dessa narrativa como uma introdução para sua própria história.

Cópia de Switch cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming Hong

Half Past Fate: Romantic Distancing

6

Nota final

6.0/10

Prós

  • Temática
  • Enredo bonitinho
  • Pixel art detalhista

Contras

  • Muito curto
  • Custoso pelo que oferece