Depois de um longo período de desenvolvimento, o aguardado remake de System Shock finalmente está entre nós. Produzido pela Nightdive Studios, a revitalização sucede na árdua tarefa de modernizar um clássico dos anos 90. O estúdio tratou o design atemporal do título original com muito respeito, mostrando para um novo público porque a franquia é tão importante para a indústria de jogos.
Desenvolvimento: Nightdive Studios
Distribuição: Prime Matter
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Tiro, Terror, RPG
Classificação: 14 anos
Português: Interface e legendas
Plataformas: PC
Duração: 13 horas (campanha)
Deu a louca na IA
Situada em 2072, a trama faz o jogador entrar na pele de Hacker, um homem que se vê dentro de um caos em uma estação espacial após acordar de um coma de seis meses. Ele acaba descobrindo que toda a tripulação da nave foi transformada em monstros robóticos. O herói passa a tentar desvendar o que aconteceu por meio dos relatos de áudio espalhados pelo mapa, ao mesmo tempo em que enfrenta SHODAN, uma inteligência artificial que nutre o desejo de destruir a humanidade após ter adquirido consciência própria.
A exploração é um fator primordial do jogo. O ambiente é totalmente interativo e não linear, fazendo com que a duração da aventura dependa exclusivamente do jogador e sua habilidade de se orientar nos labirínticos e vastos mapas da cidadela. Para progredir, é necessário gastar muito tempo verificando cada canto das regiões, a fim de completar os níveis e destruir as unidades de processamento da IA.
Além dos puzzles presentes em System Shock, as barreiras existentes no mapa precisam ser quebradas por meio de um minigame de tiro, que é uma representação visual de um espaço cibernético, repleta de obstáculos digitais. A mistura ousada e coesa de características totalmente diferentes funciona e resulta em uma jogabilidade excelente.
Combate ruim
Infelizmente, os sistemas de combate não receberam um grande polimento por parte dos produtores. As animações dos tiros e dos golpes não infligem um impacto visual satisfatório nos oponentes, que nunca representam uma ameaça real para Hacker, apesar de terem um design de som amedrontador. O gerenciamento do inventário é crucial para sobreviver, sendo preciso reciclar itens para ter armamentos suficientes e derrotar as ameaças, que drenam rapidamente a vida de Hacker.
A equipe de desenvolvimento implementou um incrível sistema de dificuldades, que proporciona uma experiência acessível e adaptável para o maior público possível. De forma individual, é permitido ajustar o nível dos confrontos, dos quebra-cabeças e dos desafios da SHODAN. O perfil mais básico é o mais agradável, dado que as configurações avançadas introduzem fatores aleatórios que estão ausentes da dificuldade simplificada.
Modernidade retrô
A Nightdive Studios adotou uma estética visual interessantíssima para este remake, combinando texturas em uma qualidade retrô com bons efeitos de iluminação, criando uma ótima mesclagem entre visuais antigos e modernos. No entanto, a apresentação de System Shock é prejudicada pela interface, que é minúscula e pouco intuitiva.
Boa parte dos textos estão em uma fonte exageradamente pequena, e por conta disso, navegar pelas funções é uma tarefa desnecessariamente complicada. O jogo ganhou uma localização em português, mas nem todas as falas foram completamente traduzidas pelos responsáveis. A interface também inclui efeitos gráficos que prejudicam ainda mais a visibilidade em momentos críticos da campanha.
Com diversas opções disponíveis, System Shock recebeu uma boa versão para computadores, embora o suporte para controles seja ruim e disfuncional. Porém, a performance sofre com quedas bruscas na taxa de quadros e um uso exagerado da placa de vídeo quando novas áreas são carregadas. No início da campanha, o jogo sofre com problemas de compilação de shaders, que se tornaram típicos da Unreal Engine, o motor gráfico utilizado.
Inesperadamente bom
O remake de System Shock é sensacional, graças à sua ambientação incrível e a trilha sonora atmosférica. A recriação surpreende por sua alta qualidade, considerando que o projeto teve muitos problemas durante seu processo de desenvolvimento. Mesmo com algumas falhas, o pessoal da Nightdive honrou com sucesso o legado de uma das franquias mais influentes da história dos games, me levando a um questionamento inevitável: quando teremos o remake de System Shock 2?
Cópia de PC cedida pelos produtores
Revisão: Ailton Bueno