Após jogos de sucesso para o Nintendo 3DS e arcades, a série Theatrhythm chega enfim aos consoles atuais com Theatrhythm Final Bar Line. Trazendo uma enorme seleção de músicas, o jogo é mais um excelente capítulo na série de ritmo, mesmo não trazendo grandes novidades.
Desenvolvimento: indieszero
Distribuição: Square Enix
Jogadores: 1-2 (local), 2-4 (online)
Gênero: Ritmo
Classificação: Livre
Português: Não
Plataforma: Switch, PS4
Duração: 12 horas (campanha)/66 horas (100%)
A mesma jogabilidade consagrada, atualizada
![No entanto, caso o jogador prefira, é possível praticamente ignorar todo o aspecto RPG do jogo](https://jogandocasualmente.com.br/wp-content/uploads/2023/05/review-theatrhythm-final-bar-line-switch-2-1024x576.jpg)
Iniciada com Theatrhythm Final Fantasy para o Nintendo 3DS em 2012, a série é composta por jogos de ritmo com elementos de RPG focados na música da série Final Fantasy, além de um jogo voltado a Dragon Quest. Os jogos servem também como um tributo a décadas de algumas das melhores trilhas sonoras dos videogames, passando desde o primeiro título de 1987 até os mais recentes.
Theatrhythm Final Bar Line apresenta a mesma jogabilidade básica dos títulos do console portátil, mas agora adaptado para controles, ao invés da tela sensível ao toque. A estrutura é a esperada de um jogo de ritmo: aperte botões no tempo certo para “tocar” as “notas” das músicas corretamente. Existem três tipos de notas: vermelha, que basta apertar um botão; amarela, composta por uma ou duas direções que devem ser apontadas pelos direcionais analógicos; e verde, que são contínuas, sendo necessário segurar o botão ou botões por algum tempo, podendo terminar com uma direção.
O jogo fornece bastante liberdade, sendo possível escolher quais botões usar para atingir as notas, podendo ser qualquer um dos 4 botões de face ou dos 4 botões de ombro. Existem diferentes tipos de fases, variando levemente a jogabilidade entre elas: Battle Music Stages, que são as tradicionais músicas de batalha; Field Music Stage, que são músicas mais calmas e de outros contextos; e as Event Music Stages, que são músicas apresentadas enquanto cenas do jogo original são exibidas no fundo.
Navegue pela histórica musical de Final Fantasy
![](https://jogandocasualmente.com.br/wp-content/uploads/2023/05/review-theatrhythm-final-bar-line-switch-3-1024x576.jpg)
Quanto aos modos de jogo, temos três. Series Quest é o modo principal, onde navegamos por cada série e as músicas são desbloqueadas ao jogar cada uma delas. Você seleciona um jogo (ou subsérie) e desbloqueia uma música após a outra, com direito a chefes e quests por fazer, como ter um mínimo desempenho, não usar itens, usar determinado personagem etc.
Ao abrir um jogo e ao finalizar todas suas músicas, você libera personagens daquela série, para formar sua equipe de 4 personagens, como em um RPG. Os personagens ganham experiência e sobem de nível após cada música e vão adquirindo novas habilidades aos poucos – além da música, durante os estágios os seus personagens lutam contra monstros e chefes. Uma das partes divertidas do jogo é formar seu time, combinando diferentes personagens de outros títulos em uma equipe única. Music Stages é um modo mais direto: você apenas escolhe uma música e joga.
Modo online para jogatina ilimitada
![Esses debuffs são disponíveis apenas no modo online, não sendo possível praticar offline](https://jogandocasualmente.com.br/wp-content/uploads/2023/05/review-theatrhythm-final-bar-line-switch-4-1024x576.jpg)
Por fim, Multi Battle é o modo online. A jogatina online é semelhante ao 3DS, mas agora com até 4 jogadores. Você e outras pessoas escolhem uma música cada e uma delas é sorteada para todos jogarem. Naturalmente, quem tiver o melhor desempenho na música vence.
A diferença aqui é que existem diversos debuffs que afetam cada um dos jogadores que podem mudar totalmente o resultado da batalha, oferecendo um desafio adicional sobre o jogo tradicional. É um modo muito divertido e não é difícil jogar mais de 10 músicas em seguida sem perceber o tempo passar. O único problema é que, assim como no 3DS, apenas músicas de batalha estão disponíveis no modo online.
Vasto conteúdo para agradar todo fã
![Nesse jogo temos um nível a mais de crítico do que nos anteriores](https://jogandocasualmente.com.br/wp-content/uploads/2023/05/review-theatrhythm-final-bar-line-switch-5-1024x576.jpg)
O conteúdo oferecido por Final Bar Line é vasto: são quase 400 músicas e mais de 100 personagens disponíveis. Além disso, há uma variedade enorme de colecionáveis na forma das mais de 1000 cartas (CollectaCards), além de vídeos. Há também um tocador de música e estatísticas detalhadas do seu tempo de jogo e 100 conquistas para serem alcançadas. As opções também são bastante abrangentes, para você personalizar as fases de música e se sentir melhor. Há 3 níveis de dificuldade em cada música, além de um quarto ainda mais difícil em algumas, permitindo que todo jogador encontre um nível que se sinta confortável e aproveite ao máximo a experiência.
Por fim, além desse grande conteúdo, estão sendo lançados também pacotes de DLC com novas músicas, não somente da série FF, como também de outros jogos e séries da Square Enix, como Xenogears, Bravely, SaGa, Chrono, entre outras. Esse conteúdo é muitíssimo bem-vindo, apesar que os preços dos pacotes de DLC podiam ser um pouco mais razoáveis. De qualquer forma, não dá para reclamar do que já é oferecido no jogo base.
Excelente forma de curtir algumas das melhores músicas dos games
Theatrhythm Final Bar Line é um jogo muitíssimo bem-vindo, trazendo os jogos de ritmo de Final Fantasy às plataformas atuais. Talvez não tenha tanto apelo para quem não é fã da série e de suas músicas, mas é obrigatório para quem já desbravou os mundos de uma das mais famosas séries de RPGs.
Cópia de Switch adquirida pelo autor
Revisão: Ailton Bueno