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Review Nocturnal (Switch) – experiência curta e simples de plataforma

Nocturnal é o novo lançamento da Sunnyside Games, estúdio suíço formado em 2013. Introduzindo uma mecânica interessante de usar fogo em sua espada para diversos fins, o jogo não vai muito além disso, apresentando uma aventura em plataforma no máximo mediana.

Desenvolvimento: Sunnyside Games
Distribuição: Dear Villagers
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Ação, Aventura, Plataforma
Classificação: Livre
Português: Legendas e interface
Plataforma: Switch, PC, PS5, Xbox Series X/S
Duração: 5 horas (campanha)

Um tributo a Prince of Persia

A maioria dos cenários do jogo são no interior de castelos, com algumas cenas externas como essa
Você chega sozinho a sua ilha natal, munido apenas da espada

O protagonista de Nocturnal é Ardeshir, o soldado da chama eterna, que volta para a sua ilha natal e a percebe estar coberta por uma névoa misteriosa. Para libertar a ilha e descobrir o que aconteceu com seus irmãos, Ardeshir deve usar a sua espada e o seu principal aliado na luta contra a névoa: o fogo.

Nocturnal é um jogo de ação/aventura linear em plataforma que remete aos Prince of Persia originais, inclusive em sua ambientação. Ardeshir anda pelos cenários enfrentando inimigos e resolvendo pequenos quebra-cabeças. Suas ações são simples: atacar, pular e desviar/rolar. Após algum tempo de jogo, você ganha a habilidade de atirar uma faca, que também é usada para atacar inimigos e resolver puzzles.

As chamas para combater a escuridão

Algumas tochas têm fogo desde que você as encontra, enquan
A barra inferior mostra a duração da chama na espada

O diferencial é a mecânica de uso do fogo. Cada vez que você encontra uma tocha (ou outra fonte de fogo) e a ataca, a sua espada fica então imbuída de chamas, as quais podem ser utilizadas para atacar os inimigos com maior dano, acender outras tochas, resolver puzzles para avançar no cenário e caminhar pela mencionada névoa. Caso o personagem adentre a névoa sem carregar o fogo, morrerá em poucos instantes. Cada vez que Ardeshir ataca uma fonte de fogo e carrega a sua espada, esse fogo vai se esvaindo, durando poucos segundos, e cessará caso não ataque outra fonte para renovar.

Apesar da ideia interessante (e que gera belos efeitos visuais), essa única mecânica diferenciada não consegue sozinha transformar Nocturnal em uma experiência de destaque. O combate é bastante simples e limitado: você pode apertar o botão de ataque nos inimigos, desviar dos ataques deles, e eventualmente jogar a faca. Repita até vencer. Não há muita variedade de inimigos, e até os poucos chefes se repetem.

Exploração limitada e jogabilidade sem variações

Mesmo assim, não há recursos distribuídos ao longo da campanha para adquirir todas as habilidades
A árvore de habilidades é bem simples

Até há incentivo à exploração dos cenários com alguns segredos escondidos, mas basicamente são encontrados apenas elementos de história (livros de lore), não incluindo recompensas para a jogabilidade. Há uma pequena árvore de habilidades, mas há pouco a se melhorar, pois a própria natureza limitada do jogo proporciona poucas possibilidades de desenvolvimento do personagem.

A parte visual e sonora de Nocturnal talvez sejam os destaques. Os gráficos 2D são simples mas bastante bonitos, principalmente nos efeitos de fogo e névoa, que geram belos visuais quando se combinam. Nesse sentido, é uma pena que haja pouca variação de cenários, pois é um estilo visual que eu gostaria de ver mais explorado. A trilha sonora realmente se sobressai, com ótimas músicas que criam a atmosfera do jogo como o seu visual sugere, além de se adequar bem aos diferentes momentos da aventura.

Pequenos problemas se acumulam

Com a espada carregada de fogo, é possível entrar em áreas cobertas de névoa
Efeitos visuais gerados pelo fogo são um dos destaques visuais do jogo

De resto, notam-se vários pequenos problemas que dificultam apreciar o game. Há alguns picos de dificuldade que incomodam; algumas vezes você ganha uma nova ação e o jogo sequer te avisa disso; o sistema de checkpoints é um pouco problemático em alguns momentos; é difícil desenvolver todas as habilidades em uma única campanha, pois os recursos são escassos. Há também pequenos bugs aqui e ali, mas provavelmente serão corrigidos em atualizações.

Por fim, é relevante notar que Nocturnal é um jogo curto, que pode ser finalizado em poucas horas. Mesmo dadas suas limitações, a aventura não se torna maçante, pois sua duração é adequada à proposta do time de desenvolvimento: criar uma experiência focada em explorar um conceito central, o da espada em chamas. Além disso, o jogo possui um modo speedrun, o que é adequado dada sua característica de ser uma experiência rápida.

Pode interessar a fãs de plataforma

Nocturnal é um jogo simples e bem polido com uma proposta interessante, mas que peca em não ser mais profundo. Sem expectativas, ele vale a pena ser jogado por quem for fã de jogos de plataforma e que queira experienciar uma aventura curta com alguns bons momentos.

Cópia de Switch cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming Hong

Nocturnal

6

Nota final

6.0/10

Prós

  • Mecânica de uso de fogo
  • Efeitos visuais e trilha sonora

Contras

  • Combate muito simples
  • Exploração não é recompensadora