The Settlers: New Allies é um jogo de estratégia em tempo real com foco no gerenciamento de cidades, exploração e combates táticos. Com uma campanha para um jogador e multiplayer online para até oito jogadores, o game serve como uma porta de entrada para novatos no gênero de estratégia. No entanto, em um ano repleto de ótimos lançamentos, será que o título da Ubisoft se destaca em meio a tantas opções? Vamos conferir.
Desenvolvimento: Blue Byte
Distribuição: Ubisoft
Jogadores: 1 (local) e 1-8 (online)
Gênero: Estratégia
Classificação: 12 anos
Português: Legendas e interface
Plataformas: PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S
Duração: Sem registros
O retorno da franquia
Após mais de uma década sem nenhuma novidade na série principal de The Settlers, a Ubisoft decidiu trazer essa franquia que já foi querida por muitos jogadores de volta ao mercado. Com gráficos belíssimos – o que não é surpresa, considerando a engine Snowdrop – e boas animações, sendo visualmente agradável até mesmo para os mais exigentes. No entanto, por algum motivo misterioso, a campanha apresenta algumas cinemáticas bem feias. Outro ponto importante são os modos disponíveis: uma campanha para um jogador e um modo online de escaramuça, no qual é possível jogar contra a inteligência artificial ou outros jogadores.
Gerenciamento e construções de cidades
The Settlers: New Allies possui um ciclo de gameplay muito simples. Nos primeiros minutos, focamos nossos esforços em construir novos edifícios. E as nossas primeiras escolhas geralmente vão ser as construções que produzem matérias-primas cruciais, como pedra, madeira, ferro e carvão, já que toda a jogabilidade gira em torno delas. Após isso, podemos expandir a cidade e começar a treinar soldados para enfrentar nossos oponentes.
Basicamente, é isso. The Settlers: New Allies não busca inovar, muito menos se aprofundar em mecânicas complexas; tudo é simplista e fácil de dominar. Isso, no entanto, pode se tornar um problema, pois o jogo pode ficar maçante rapidamente – especialmente a campanha, que peca ao não possuir uma opção de aceleração. E isso resulta em momentos tediosos ao observarmos o lento progresso inicial da cidade até finalmente podermos atacar nossos inimigos.
Combates e estratégias
O sistema de combate em The Settlers: New Allies também é simples. Com poucos tipos de unidades militares, como tropas ofensivas, defensivas, de longo alcance e mágicas, as estratégias acabam sendo limitadas. Durante minha experiência na campanha, minha estratégia se resumia a treinar um grande número de tropas e direcioná-las às bases inimigas, o que se mostrou suficiente para garantir a vitória na maioria das vezes. Mas, considerando que a obra possui uma baixa complexidade, ele acaba sendo uma boa opção para novatos se familiarizarem com jogos de estratégia em tempo real.
Gráficos e problemas de áudio
Conforme mencionado anteriormente, o jogo apresenta gráficos bastante atrativos. Com suas florestas, planícies, lagos e mares, ele nos proporciona uma variedade de ambientes belos e coloridos. Nesse aspecto, os desenvolvedores entregam um trabalho incrível. No entanto, no que diz respeito ao áudio, presenciei vários bugs durante as jogatinas, resultando em efeitos sem som algum. E embora isso não tenha prejudicado meu progresso, testemunhar batalhas sem nenhum som sendo reproduzido foi uma situação estranha.
Uma experiência esquecível
No geral, minha experiência com o título foi agradável, mas apenas isso, nem mais nem menos. Os desenvolvedores nos entregaram uma obra com bons gráficos, animações de qualidade, boa jogabilidade, uma longa campanha e alguns modos de jogo. No entanto, tudo isso acabou sendo pouco memorável. Talvez para aqueles que buscam uma opção mais simplificada para o gênero de estratégia, esta possa ser uma boa escolha. No entanto, se você está em busca de algo mais complexo, The Settlers: New Allies pode não ser a opção certa. Mas, caso ainda tenha interesse neste novo título da franquia, eu recomendo esperar por uma boa promoção.
Cópia de Xbox Series X/S cedida pelos produtores
Revisão: Júlio Pinheiro