review-just-dance-2023-edition-ps5

Review Just Dance 2023 Edition (PS5) – Escolhas ruins para um título consagrado

Mais um ano terminando e mais um Just Dance chegando. Na edição de 2023, a Ubisoft aposta no inevitável e traz uma proposta de transformar o aclamado jogo de dança da empresa em serviço. Com isso, ela promete novos conteúdos ao longo do ano, mas não explica quase nada como isso vai funcionar. Será que o legado da marca vai ser suficiente para convencer os fãs?

Desenvolvimento: Ubisoft Paris
Distribuição: Ubisoft
Jogadores: 1-6 (local e online)
Gênero: Multiplayer, Música
Classificação: Livre
Português: Legendas e interfaces
Plataformas: PS5, Switch, Xbox Series X/S
Duração: Sem registro

Finalmente, um novo menu

Depois de muitos anos, a Ubisoft decidiu dar um novo menu para a franquia Just Dance.

Quem acompanha os jogos da linha Just Dance da Ubisoft, sabe que ela adora reciclar a interface da franquia, com algumas poucas mudanças a cada ano. Desde a edição de 2019 não tínhamos uma mudança tão drástica nos menus do jogo, como ocorreu na edição 2023.

O novo visual aposta em uma proposta mais prática, muito semelhante ao que temos nos apps de streaming de filmes e do YouTube, com uma barra lateral esquerda, com ícones de notificação, pesquisa, home (menu principal), lista de músicas, playlists criadas, perfil do jogador, menu do Just Dance+ (substituto do Just Dance Unlimited) e configurações.

Do lado direito temos o menu de modo multijogador, no qual você poderá chamar seus amigos para jogar localmente ou, pela primeira vez, criar salas para partidas online. Com esse novo recurso, é realmente muito fácil e rápido enviar convites para sua lista de amigos e começar a festa.

Só fica aqui um alerta: Just Dance 2023 Edition não possui versão física. Além disso, as músicas não são baixadas automaticamente para o seu console. Mesmo as músicas principais, fora do Just Dance+ são jogadas via streaming. Se for levar seu console para um lugar sem conexão com a internet, não se esqueça de baixar as músicas antes!

Muita novidade ofuscada

A edição 2023 traz muitas novidades, mas ainda deixa a desejar.

Além dos novos menus, a Ubisoft resolveu renovar também os visuais dos cards de jogadores. A edição 2023 conta com avatares redesenhados, mais realistas e mais coloridos. Completando missões nas músicas você poderá desbloquear novos avatares, títulos para seus cartões, reações animadas para usar no modo online e até mesmo novos efeitos de pontuação, para deixar seu tudo com a sua cara.

Não é mais preciso juntar Mojo para desbloquear os colecionáveis na máquina de gacha como nas versões anteriores. Agora, o desbloqueio será baseado na medida em que seu nível avança, ou completando missões que ficam disponíveis no menu de cartão do seu perfil.

Os troféus também sofreram uma renovada, só que para pior. Pela primeira vez não temos um “copia e cola” dos anos anteriores. A lista é inédita e bem fácil de ser completada, porém não possui troféu de platina para o jogador que completar 100%. Uma bela mancada da Ubisoft.

Tudo tem sem preço

Para ter uma experiência completa, será necessário adquirir uma assinatura de Just Dance+.

Se os jogos anteriores já valorizavam a assinatura do Just Dance Unlimited, na edição 2023 a interface deixa isso ainda mais evidente. Esta versão possui uma enorme quantidade de playlists pré-criadas, trazendo uma infinidade de combinações de gêneros e artistas, mas a edição padrão (sem a assinatura do Just Dance+) traz somente 40 músicas, o que faz com o que o jogador não aproveite uma experiência completa com o novo menu.

Jogou uma música e gostou do artista? Além do gênero musical, agora é possível navegar por artistas, instrutores de dança e, inclusive, listar músicas para dançar sentado ou com alguma limitação de movimento.

A interface de dança de Just Dance 2023 Edition continua a mesma desde a época do Wii.

O problema fica por conta da necessidade da assinatura do serviço Just Dance+, que chega para substituir o Just Dance Unlimited. Mas não pense que para o jogador será uma troca justa. JD+ não conta, até o momento, nem com um terço do gigantesco catálogo de músicas do JD Unlimited.

Tudo bem que o JD+ é um serviço novo, mas a Ubisoft não explicou por que não conseguiu trazer um catálogo semelhante ao Unlimited, nem a demora de migrar as músicas de um serviço para outro e nem quando de fato isso vai acontecer. O que se sabe é que Just Dance 2023 Edition se tornou um serviço e será alimentado ao longo dos anos. Mas ainda não fica claro se o conteúdo novo ficará restrito apenas aos assinantes do JD+.

Hora de sacudir o celular

Just Dance 2023 Edition exige que você utilize um celular com conexão com a internet da sua casa para jogar.

Além da controversa opção da Ubisoft de lançar Just Dance 2023 Edition somente para consoles da nova geração e para o Switch, a versão do jogo para a nova geração só é compatível com celular. Nada de usar PS Move ou PlayStation Camera.

Claro, isso pode até facilitar o modo multijogador local, que suporta até 6 pessoas, além de alavancar o download do app nas lojas de aplicativos, mas não permitir outras opções de controles que são compatíveis com o PS5, como o PS Move, deixa a experiência final a desejar. Foi uma aposta bem duvidosa, pois não é legal ficar sacudindo um celular nada barato com o perigo de cair e quebrar.

Quem sabe em alguma atualização futura a Ubisoft não permita o uso dos controles de movimento do PSVR2? Nos resta esperar, pois como tudo nesse jogo, o futuro é um mistério.

Uma festa incompleta

A Ubisoft demorou, mas finalmente trouxe coisas novas para o público de Just Dance. O tão pedido modo online funciona como esperado, mas fica a sensação que chegou tarde. Os novos menus facilitam procurar músicas por artista, instrutor e gênero, mas dá a impressão de não ter uma navegação tão fluida como nas versões anteriores.

A lista principal com 40 músicas é bem variada, mas o Just Dance+ ainda não vale a pena, pelo pouco número de músicas se comparamos com o JD Unlimited. A opção de jogar apenas com o celular também é de torcer o nariz e pode afastar os jogadores que preferem um experiência mais “livre” com a PlayStation Camera ou o Kinect.

Os problemas acabam ofuscando as novidades, e a falta de detalhes da própria Ubisoft sobre como as atualizações futuras do jogo vão acontecer podem fazer com que os jogadores esperem mais um pouco antes de migrarem de vez para a nova versão de Just Dance. 

Cópia de PS5 cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming Hong

Just Dance 203 Edition

7

Nota Final

7.0/10

Prós

  • 40 faixas novinhas para você se divertir
  • Novo modo online de verdade
  • Sem gacha para desbloquear coletáveis

Contras

  • Just Dance+ ainda tem um catálogo pequeno pelo valor cobrado
  • Todas as músicas precisam ser baixadas no console
  • Sem suporte a sensores de movimento
  • Precisa jogar com celular