Super Monkey: Ball Banana Rumble é o jogo sequencial que veio após a edição de 2019. Desta vez, o conjunto de minigames que eu tanto amava desapareceu, abrindo espaço para mais modos secundários baseados na jogabilidade principal: corridas com macacos dentro de bolas.
Desenvolvimento: Ryu Ga Gotoku Studio
Distribuição: SEGA
Jogadores: 1-4 (local) e 1-16 (online)
Gênero: Arcade, Plataforma, Corrida, Ação, Multiplayer
Classificação: 10 anos
Português: Legendas e interface
Plataformas: Switch
Duração: 2 horas (campanha)
Macacos dentro de bolas
Em termos de história, o jogo não oferece muito. É a típica “vamos criar uma história boba acompanhada por personagens fofos que fazem barulhos engraçadinhos” que conduz todo o objetivo. Em termos de objetivo, o grupo de macacos, incluindo o protagonista AiAi, embarca em uma jornada para encontrar artefatos mágicos depois de descobrir uma nova amiga que sabe como girar dentro da bola.
Agora podemos mergulhar no que realmente importa, que é a jogabilidade. Os Super Monkey Ball sempre tiveram um toque peculiar que supostamente permite que você controle e mova o cenário em vez do personagem. E isso não é verdade, e posso provar – embora eu tenha sido convencido dessa proposta por muito tempo.
Jogando no modo multijogador local com minha esposa, pude colocar a teoria em prática e perceber que o cenário não se move de forma alguma. A câmera na tela do segundo jogador permanece intacta se apenas o primeiro jogador mover seu personagem – e vice-versa.
De maneira geral, o objetivo em todas as fases é chegar na linha de chegada, enquanto você coleta bananas, desvia de obstáculos e evita cair do cenário. A jogabilidade é bastante igual e se mantém com pouca variação até o fim, se você considerar as mecânicas que vão sendo apresentadas como um botão que mexe plataformas.
Modos secundários
Com essa informação desnecessária de lado, vamos agora falar sobre os modos secundários. Existem o Race e o Goal Rush, nos quais competimos para ver quem termina as corridas primeiro e/ou alcança os objetivos dentro das fases – simples assim. Esses modos testarão suas habilidades e paciência, considerando que você jogou a campanha e venceu a maioria das fases.
Há um modo parecido com batata quente chamado Ba-Boom!, no qual você deve passar a bomba para outra pessoa, ou ela explodirá em suas mãos. Existe também o modo Robot Smash, em que duas equipes lutam para ver qual delas destruirá mais robôs na arena. E, finalmente, há o Banana Hunt, que é uma competição para ver quem vai coletar mais bananas no round.
Todos os modos são bastante divertidos (mas enjoativos), apesar do fato dos minigames do game de 2019 terem sido removidos. Eles eram fora do foco da jogabilidade principal, misturando vários esportes e uma boa diversidade de atividades menores, como boliche, sinuca e asa-delta. Pelo menos, desta vez podemos formar equipes com outras pessoas no modo aventura, ao contrário do título anterior. Além disso, há um modo online para competir com pessoas na internet que funciona muito bem, além do modo tela dividida.
No mais, o game consiste em desbloquear itens cosméticos para personalizar seus adoráveis personagens, embora Sonic (um personagem extra) não possa ser personalizado devido à sua natureza especial – o que não faz sentido para mim. Mais personagens icônicos da marca SEGA estão por vir, como os da franquia Crazy Taxi. Coisa que já vimos no título anterior com Kazuma Kiryu de Yakuza.
Bem, são macacos e bolas
Super Monkey Ball Banana Rumble conseguiu de novo: se mostrou um jogo de alta qualidade e muito mais polido do que sua edição anterior – especialmente em termos visuais -, embora tenha removido a seção de minigames que eu realmente amava no título de 2019. Esses foram substituídos por modos de jogo secundários, todos os quais usam a jogabilidade principal para criar o fator variedade, misturando alguns mecanismos do modo aventura para criar um conjunto de coisas a serem realizadas em cada modo. Tudo isso é definitivamente divertido, mas não tanto quanto jogar esportes com macacos. É uma questão de gosto, certamente.
Cópia de Switch cedida pelos produtores