First Dwarf é um RPG de sobrevivência com mecânicas de construção e coleta de recursos, e assim como vários outros games desse gênero, é situado em um grande mapa que precisa ser explorado pelo jogador. No entanto, a diferença aqui é que, além do protagonista, controlamos um dragão e um mecha, resultando em uma jogabilidade diferenciada para esse nicho. O jogo ainda está em desenvolvimento, estando disponível na Steam em estado de acesso antecipado em uma versão marcada por várias falhas técnicas e por uma perceptível falta de conteúdo.
Desenvolvimento: Star Drifters
Distribuição: Star Drifters
Jogadores: 1-2 (local e online)
Gênero: RPG
Classificação: Livre
Português: Interface
Plataformas: PC
Duração: Sem registros
Vivendo em uma ilha
Ambientado em um universo onde apenas anões sobreviveram depois do fim de uma guerra, First Dwarf se passa em um contexto de desespero devido à inevitável escassez de materiais no que restou da civilização. Numa tentativa de salvar a habitação, os anões enviam Tru, o personagem principal, até uma ilha em busca de recursos e, talvez, de um novo local para viver.
Só que a viagem deu totalmente errado, e seu dirigível acabou caindo em uma área desconhecida. Partindo disso, é preciso assumir o controle do protagonista e de Ragna, seu dragão de estimação, para desbravar essa estranha ilha, consertar a nave e criar uma região habitável.
No geral, First Dwarf é um jogo sem grandes mistérios. As mecânicas de combate e exploração não fogem dos padrões para quem já é acostumado com games de sobrevivência, sendo necessário coletar recursos e construir novas edificações, além de defender a base de inimigos e outras ameaças.
Nem tudo pode ser feito diretamente por Tru, havendo momentos em que será necessário subir no mecha ou controlar Ragna, alternando sempre dinamicamente conforme as exigências de cada missão. Embora as quests sejam lineares, a gameplay apresentada pelo título é bastante dinâmica, pois as tarefas não são obrigatórias e nem precisam ser cumpridas de imediato. Dá para explorar o mundo à vontade, uma vez que essas missões existem mais para guiar os jogadores do que para impor uma rota fixa para a jogatina.
Em early access
First Dwarf oferece modos cooperativos online e offline, com a tela dividida. Um jogador pode assumir o papel de Tru enquanto outro controla o dragão, permitindo que as missões sejam realizadas com mais agilidade, sem a necessidade de trocar de personagem. Entretanto, como o jogo está em acesso antecipado, a campanha não pode ser finalizada justamente porque os desenvolvedores não implementaram todas as missões dela. Essa é uma das promessas futuras dos produtores, que também planejam incluir através de atualizações mais mapas e funcionalidades que ficaram de fora, como os salvamentos automáticos.
Os sistemas de construção, de defesa e combate já funcionam, mas o pessoal da Star Drifters quer adicionar mais mecânicas para completar a gameplay, além de aprimorar e refinar as que já existem. Todo o feedback da comunidade será incorporado, o que naturalmente demanda um tempo imprevisível. Por conta disso, First Dwarf não tem uma data de lançamento definida – e essa falta de informações chega a ser um pouco decepcionante, visto que ninguém sabe quando esse jogo estará de fato pronto, completo e polido.
Afinal, há muito a ser corrigido. O modo de tela dividida não funciona direito, com bugs que prejudicam a qualidade dos visuais e fazem com que ambas as telas fiquem com uma visibilidade péssima. O desempenho também é ruim em todos os modos disponíveis e há várias outras falhas gráficos constantes na tela. Porém, é importante notar que a direção artística é excelente, com um estilo cartunesco que se encaixa na proposta do game – que, por conta desses problemas, não pode ser recomendado, apesar da jogabilidade possuir diversas ideias interessantes que refrescam um gênero saturado como os RPGs de sobrevivência.
É sempre melhor esperar
Sem previsão de lançamento, First Dwarf ainda está em um estado embrionário, sem boa parte do conteúdo planejado pelos produtores e com uma campanha que sequer pode ser finalizada. Nesse caso, o melhor a ser feito é deixá-lo na lista de desejos e aguardar que ele seja devidamente finalizado pelo pessoal da Star Drifters.
Cópia de PC cedida pelos produtores
Revisão: Jason Ming Hong