Cloudheim

Preview Cloudheim (PC) – Um novo RPG de sobrevivência

Cloudheim é um RPG de ação e sobrevivência produzido pelo estúdio independente americano Noodle Cat Games. Disponível em acesso antecipado por meio da Steam e da loja da Epic Games, o título já proporciona uma boa experiência e jogabilidade, mas que, naturalmente, ainda precisa de mais conteúdo e de diversos polimentos gerais — assim como vários jogos nesse modelo.

Desenvolvimento: Noodle Cat Games

Distribuição: Noodle Cat Games

Jogadores: 1-8 (online)

Gênero: Ação, RPG

Classificação: 10 anos (violência)

Português: Interface

Plataformas: PC

Duração: 10 horas (campanha)

A mistura funciona

Jogabilidade de Cloudheim

Com uma câmera em terceira pessoa e um sistema de movimentação bastante fluido e satisfatório, Cloudheim é um RPG de ação que adota um combate hack ‘n’ slash, além de mecânicas básicas de crafting e survival. Os jogadores podem assumir quatro classes diferentes, sendo um feiticeiro, um especialista em sobrevivência, um personagem tanque com muita força bruta e um assassino mestre em combos, com um estilo de jogo veloz.

Há espaço para diversas possibilidades de jogatina, envolvendo bem a ideia dessa ser uma experiência cooperativa para até oito jogadores, junto a um mapa grande, com áreas para combate e outras dedicadas à construção. No decorrer da jogabilidade, é necessário fabricar itens e armas para conseguir lutar contra inimigos e melhorar a base da equipe. É um loop de gameplay básico e derivativo em relação a praticamente qualquer outro jogo do mesmo estilo, mas foi bem executado pelo time de desenvolvimento desse título.

Combate de Cloudheim

No geral, Cloudheim é um RPG relativamente rico em mecânicas, e há muito a ser feito nele. O problema é que o jogo não explica tão bem suas particularidades e conta com tempos de carregamento excessivamente longos entre cenários distintos — ou seja, o jogo não oferece um mundo aberto. O modo online também apresenta falhas de latência, mas isso depende exatamente de cada jogador, pois não há servidores dedicados dos desenvolvedores, e sim partidas hospedadas no modelo peer-to-peer, sem um serviço central.

Ainda em acesso antecipado

Interface poluída de Cloudheim

Disponível somente para computadores, Cloudheim recebeu uma versão adequada para a plataforma, com uma otimização bem feita que realça os ótimos gráficos do RPG. Todo o universo apresentado adota um estilo visual cartunesco, complementado por uma excelente e agradável trilha sonora. Um detalhe apenas é a recomendação de ter, no máximo, quatro jogadores em uma partida, embora o limite seja de oito, justamente para conseguir manter um bom desempenho no PC.

No entanto, há algumas coisas que precisam ser consertadas na apresentação do jogo, como a interface, que é poluída e coloca muita informação na tela o tempo todo, e a tradução para o português, que é mal revisada e repleta de termos estranhos que não fazem tanto sentido – falha provavelmente causada pelo uso de IA no desenvolvimento, já que a página da Steam informa que os responsáveis utilizaram ferramentas do tipo ao longo da produção do título.

Gameplay de Cloudheim

Cloudheim seguirá em early access por um período não especificado pela Noodle Cat Games, e, assim que chegar à sua versão finalizada e for efetivamente lançado, terá também seu preço aumentado nas lojas online. A edição de acesso antecipado já conta com cinco ilhas exploráveis, missões principais completas e mecânicas de classes e de construção de bases finalizadas. Para o lançamento final, os desenvolvedores irão implementar mais áreas, objetivos e equipamentos, moldando tudo com base no feedback da comunidade — então resta aguardar enquanto eles terminam de criar o jogo.

Promissor

Cloudheim é um jogo legal e bem feito, apesar de apresentar alguns problemas que poderiam ser evitados em relação à sua interface e à tradução para o idioma brasileiro. O jogo não é totalmente inovador, mas oferece uma boa experiência tanto no modo para um único jogador quanto no modo multiplayer. Ainda assim, é melhor esperar até que tudo esteja completo, com as melhorias de qualidade de vida necessárias para que o jogo atinja seu verdadeiro potencial.

Cópia de PC cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming Hong