O simulador de futebol da EA já está no no topo do mundo dos games há décadas, grande parte devido ao fato de ser um simulador do esporte mais popular do mundo, outro pelos erros e acertos do primeiro título, de 93 até agora.
Com um novo nome, EA FC 24 chega ao console híbrido da Nintendo na sua melhor forma até agora, já que o Switch finalmente está recebendo um FIFA – que não é mais FIFA – decente e com mudanças reais.
Desenvolvimento: EA Sports
Distribuição: Electronic Arts
Jogadores: 1-4 (local) e 1-4 (online)
Gênero: Esporte, simulação
Classificação: Livre
Português: Interfaces e legendas
Plataformas: Switch, PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S
Duração: Sem registros
O jogo bonito
O simulador de futebol da Electronic Arts está presente no Switch desde o FIFA 18. A franquia sempre foi uma adição muito boa para o catálogo do híbrido, apesar de nunca estar no mesmo patamar de gráficos e jogabilidade que suas versões para Xbox e PlayStation.
Contudo, depois do primeiro lançamento da série, só tivemos versões que não passavam de meras atualizações de elenco. As chamadas Edições Legacy não traziam nada de novo, e pra quem possuía somente o Switch, jogar FIFA significava se contentar com aquela versão capenga e aguada do título. Coincidindo com a mudança no nome, EA FC 24 trouxe também mudanças em vários aspectos, como os gráficos, sua engine, modos de jogo e por aí vai. Finalmente, algo que vale a pena pro jogador fiel do Nintendo Switch!
Em direção ao gol
Todas essas mudanças foram mais que bem-vindas para o EA FC deste ano. Mas quais foram elas e como o jogo está no hardware da Nintendo?
Vamos começar falando sobre o carro chefe da franquia: o Ultimate Team. O modo foi totalmente refeito nessa nova versão e está ótimo! Ele não perde em nada em comparação ao equivalente no Xbox e no PlayStation, e tem tudo pra finalmente dar uma experiência digna aos jogadores que curtem o modo. O modo Volta chegou ao Switch e combina muito com o console. Essa é uma opção rápida e divertida de futebol de rua e futsal, onde podemos criar nosso atleta e nos divertir nas quadras do mundo, distribuindo pontos de habilidade e fazendo embaixadinhas.
As funções offline, como os amistosos e o modo carreira, já estavam presentes nos títulos anteriores e não sofreram alterações que vão além das técnicas. Entretanto, é possível se sentir mais imerso no modo carreira, já que as opções de customização estão num nível acima dos títulos antigos. O mesmo pode ser dito ao modo treinador. Na carreira de jogador, temos bastantes elementos de RPG, além de adições importantes como a escolha de um agente, novas cenas, objetivos e outras coisas que acrescentam mais tempo de vida para a jogatina. Quando assumimos o papel de um técnico, também vemos um certo grau de complexidade que é ótimo pra vida útil do título. Gerenciar não apenas o time, mas olheiros, equipe técnica, e achar o estilo de jogo mais adequado para seu elenco são tarefas essenciais do modo. Temos várias cenas novas e a oportunidade de acompanhar o jogo diretamente do banco de reservas. Infelizmente, algumas dessas cenas são estáticas e travadas, mas isso se deve às limitações do hardware em questão.
No gramado
Durante minha jogatina nos modos citados, percebi uma mudança significativa na engine, ao ponto de EA FC 24 ser quase outro jogo. Ainda assim, por conta da taxa de quadros reduzida, o jogo está bem mais cadenciado que suas versões para os consoles mais poderosos, e pra mim isso foi uma vantagem. A movimentação dos atletas está mais parecida com a versão do PS5, e podemos dizer que essa adaptação para o Switch é uma versão convertida da mesma, mas que não deixa nada desejar e até funciona bem online, o que chega a ser surpreendente.
O game sofre com falhas que alguns jogadores podem não gostar, como quedas bruscas de frames, alguns bugs e problemas do tipo que podem ser consertados em breve. Dito isso, com EA FC 24 temos finalmente um bom jogo de futebol para o console da Big N.
Cópia de Switch cedida pelos produtores
Revisão: Julio Pinheiro