Em beta desde de 2018, a Nvidia lança hoje (04) o GeForce NOW, serviço de streaming de jogos baseado em nuvem da Nvidia, oferecendo jogabilidade em tempo real diretamente da nuvem para laptop, desktop, Mac, Shield TV ou dispositivo Android.
Diferente do Google Stadia, onde o usuário precisa comprar os jogos na própria plataforma, O GeForce NOW usa a biblioteca do usuário, em serviços como Steam e Epic, para reproduzir os jogos. No entanto, o serviço não é compatível com todos os títulos, mas possui uma biblioteca grande. Os jogos compatíveis podem ser pesquisado neste link.
O GeForce NOW conta com dois tipos de contas: Standard que possui o acesso gratuito e limitado a uma hora de jogatina por dia, podendo ser dividida em um número ilimitado de sessões. Já as contas Founders tem limite de seis horas de gameplay e após consumir o tempo limite da sessão, o usuário precisa voltar a fila.
O serviço possui filas que dependem da disponibilidade do servidor, no entanto, as contas Founders tem acesso prioritário.
Os usuários Founders também tem acesso a placas RTX, que permitem ao usuário ativar a função de Ray Tracing sem grandes perdas de desempenho, quando comparado à placas sem o recurso disponível.
Jogos com Ray Tracing ativo tem uma fidelidade de iluminação maior, por levar em consideração todo o cenário no momento de renderizar o ambiente e não somente o que o jogador ver, como é feito na rasterização. O aspecto melhorado depende da desenvolvedora do jogo, podendo variar entre sombra, reflexos, etc.
A conta Founders custa US$ 4,99 por mês durante um ano. A oferta atual dá três meses grátis.
O serviço já está disponível no Estados Unidos e Europa. Ainda não há previsão de chegada no Brasil.
Fonte: Nvidia