Capa de Supermarket Simulator

Preview Supermarket Simulator (PC) – Cuidando de um mercado

Já pensou em se tornar um gerente de um supermercado? Supermarket Simulator é um jogo independente em acesso antecipado que oferece essa oportunidade, colocando você para cuidar de todos os detalhes de uma loja. O título chegou em fevereiro de 2024 e virou um sucesso orgânico na Steam, proporcionando uma experiência surpreendente divertida, apesar de ser um pouco mal acabada.

Desenvolvimento: Nokta Games

Distribuição: Nokta Games

Jogadores: 1 (local)

Gênero: Simulação

Classificação: 10 anos

Português: Interface

Plataformas: PC

Duração: 40 horas (campanha)

Trabalhando num mercado

Jogabilidade de Supermarket Simulator

O objetivo é simples: cuidar de um mercado. A jogatina começa no controle de um local pequeno e, aos poucos, é preciso expandir os negócios para construir um verdadeiro hipermercado. É necessário comprar produtos para revenda e colocá-los nas prateleiras, freezers e geladeiras, os quais também precisam ser adquiridos e posicionados dentro da loja. 

Logicamente, é vital vender os produtos a um valor lucrativo para evitar prejuízos financeiros e a falência, pois há contas e salários a serem pagos. É preciso gerenciar o estoque, além de operar o caixa e passar as compras, aceitando cartões e contando o troco dos pagamentos em dinheiro vivo – tudo isso acaba transformando o simulador em um bom jogo para praticar habilidades de agilidade e de matemática. 

Crescendo o negócio

Precificando um item em Supermarket Simulator

Os clientes reclamam quando não encontram determinado produto que procuram no mercado. Com o tempo, é possível usar o dinheiro e os pontos de experiência obtidos ao vender produtos para desbloquear licenças que permitem a venda de novos itens. Também podemos melhorar a loja e ampliar a área do mercado, adicionando caixas secundários e funcionários, assim automatizando a jogabilidade e indo de um pequeno empreendimento para de fato um gerente de sucesso. 

Esse loop de gameplay é relaxante, e poderia apenas ter suporte para a cooperação online de outras pessoas. Atualmente, a jogatina é limitada para somente um único jogador em um só modo, sem a possibilidade de personalizar os aspectos da jogabilidade – pelo menos de maneira oficial. 

Mods melhoram o jogo

Produtos nacionais em Supermarket Simulator

A proximidade com a realidade é que faz com que os jogos de simulação sejam tão cativantes. Apesar da gameplay ser bastante agradável, existe uma sensação persistente na jogatina de que algo está faltando. Esse algo são os itens reais, porque o título só permite a venda de itens fictícios. Isso é compreensível para um jogo indie, uma vez que os desenvolvedores provavelmente não tiveram um orçamento suficiente a disposição para o licenciar o uso de centenas de produtos de marcas verdadeiras no jogo. 

É aí que entram os mods criados pela própria comunidade do simulador. Através deles, é possível abrasileirar o game com a adição de produtos nacionais, moeda em reais e até cartões de créditos de bancos brasileiros. A experiência fica mais legal desse jeito, e o título acaba ganhando uma identidade mais autêntica, mesmo que de uma forma não oficializada. 

Várias outras mecânicas também podem ser aprimoradas por meio dos mods. Existe a possibilidade de automatizar o sistema de estocagem e precificação (que são totalmente manuais), aumentar o movimento das lojas para ganhar mais dinheiro e até aprimorar o sistema de salvamentos do jogo, que está previsto para continuar em acesso antecipado por mais 12 meses. Ao mesmo tempo em que os modders trabalham, a equipe de desenvolvimento está lançando atualizações constantes para o simulador, com melhorias e novos sistemas, como de segurança e de roubos, por exemplo. 

Tecnicamente ruim

Realizando pagamentos em Supermarket Simulator

No entanto, há pontos que precisam ser melhorados pelos responsáveis, principalmente no que diz respeito ao lado técnico do simulador, que está longe de um estado ideal. Apesar dos gráficos cumprirem seu propósito, eles deixam a desejar. As texturas possuem uma resolução alta, mas as sombras e os efeitos de iluminação são exibidos em uma qualidade exageradamente baixa e com muitos serrilhados até nas melhores configurações visuais possíveis. 

Supermarket Simulator também possui alguns problemas em sua interface, que apresenta uma fonte excessivamente pequena e textos com uma legibilidade ruim. Embora o título tenha uma localização em português, a tradução não está completa nessa versão de acesso antecipado. Existem vários termos em inglês presentes nas funcionalidades, e isso resulta diretamente em uma experiência desleixada nesse aspecto.

Entretenimento de qualidade

Custando cerca de R$ 40 na Steam, Supermarket Simulator é um jogo em um estado embrionário, com melhorias que precisam ser feitas tanto no âmbito técnico quanto na jogabilidade propriamente dita. Ainda assim, o título não deixa de ser uma experiência tranquila e prazerosa, que certamente vale a pena ser jogada.

Cópia de PC adquirida pelo autor

Revisão: Ailton Bueno