Review 3 out of 10: Season One Capa

Review 3 out of 10: Season One (Switch) – Uma sitcom jogável

Friends, How I Met Your Mother, The Office, The Big Bang Theory e Two And A Half Man são, talvez, umas das sitcoms mais conhecidas atualmente. Porém, você já procurou por uma série engraçada sobre o cotidiano de uma desenvolvedora de games? Caso sua resposta seja sim e não tenha encontrado, é porque não está em serviços de streaming, mas sim nos consoles. Portanto, se você acha que a Playstation Studios é a única que faz “filminhos jogáveis”, é porque ainda não conhece 3 out of 10: Season One

Desenvolvimento: Terrible Posture Games 

Distribuição: Terrible Posture Games 

Jogadores: 1 (local)

Gênero: Ação, Aventura, Puzzle

Classificação: 12 anos

Português: Não

Plataformas: PC, Switch, Xbox One, Xbox Series X/S

Duração: 3.5 horas (campanha)

Muitas sátiras envolvidas

Todos os episódios da primeira temporada.

Shovelworks Studios é uma desenvolvedora de games reconhecida no mundo de 3 out of 10. Mas isso não por fazer obras de artes, e sim por nunca ter desenvolvido um jogo que recebesse uma nota acima de 3. Posto isso, conhecemos o dia a dia dessa maravilhosa equipe em 5 episódios, com cada um tendo o exato tempo de um episódio de sitcom.

Durante esse show de humor e, às vezes, de horror, 3 out of 10 utiliza da metalinguagem para brincar e até criticar a indústria dos games, assim como sua comunidade. Crunch, mídia sensacionalista e analistas de games são os principais alvos, por isso, não se espante caso reconheça alguma menção ou referência. Tudo isso funciona de maneira fluída pois controlamos Midge, uma designer novata no estúdio. Assim, ela expressa nosso espanto ao saber dos podres existentes no mundo dos videogames.

O ponto alto, sem sombra de dúvidas, é a história e todo o humor contido nela. Os personagens, mesmo alguns estereotipados e outros bem originais, se complementam e fazem cada minuto valer a pena. É impossível passar por 3 out of 10 e não morrer de rir em alguma parte. Porém, infelizmente, não há legendas em português e isso pode dificultar a compreensão de algumas gírias ou piadas mais específicas. 

Além da falta de legenda, há um pequeno problema de frame skipping. Veja bem, a arte de 3 out of 10 não usufrui muito do hardware do Switch, mas ajuda no quesito ambientar uma sitcom. Porém, em muitas cenas não jogáveis – e bota muito nisso -, comumente, os frames são cortados e isso tira um pouco da graça, cortando até algumas falas.

Vários jogos em um

Surfing with Sharks.

3 out of 10 pode até ser uma aventura narrativa, mas não se limita apenas a isso. No decorrer dos episódios, em momentos críticos, minigames sucedem a história e não deixam as coisas muito paradas. Um exemplo é o início, em que testamos a demonstração do novo game da Shovelworks Studios: Surffing with Sharks, um jogo de corrida interminável em que um tubarão persegue um surfista.

Além dele, outros minigames peculiares roubam toda a diversão. Uma combinação de golf com espionagem, uma corrida pela cidade em que é necessário equilibrar caixas e outro de culinária são alguns exemplos. Esses jogos são o grande desafio de 3 out of 10, pois alguns são mega difíceis e oferecem apenas umas estrelas douradas. 

As estrelas também podem ser encontradas ao interagir com itens espalhados pelo cenário. Porém, elas servem apenas para ranquear e mostrar a sua competência como um testador de jogos. Vale mencionar que, caso queira apenas assistir ou jogar os minigames, é possível pular tudo em 3 out of 10.

Uma surpresa subestimada

3 out of 10 é uma surpresa que subestimei no passado. A Epic Games deu todos os episódios de graça, tanto da primeira quanto da segunda temporada. No entanto, pensei que era apenas mais um simples jogo de narrativa ou point and click. Felizmente, estava enganado e, logo, pude me divertir com todas as trapalhadas dessa equipe de desenvolvedores. 

Mesmo com esse ótimo aproveitamento, 3 out of 10: Season One não irá mudar a mentalidade de alguém sobre jogos de narrativa, pois ele ainda é bem parado, possuindo apenas uns picos de diversão. Além disso, muito desse entretenimento não irá funcionar caso não tenha o mínimo de conhecimento da indústria de games – e de inglês.

Cópia de Switch cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming Hong

3 out of 10: Season One

8

Nota final

8.0/10

Prós

  • Sátira boa
  • Humor inteligente
  • Minigames divertidos
  • Possibilidade de pular cenas e desafios

Contras

  • Cortes de algumas cenas
  • Saber inglês é crucial para se divertir