Friends of Mineral Town capa

Review Story of Seasons: Friends of Mineral Town (Switch) – Poucas novidades, mas ainda divertido

Se eu tivesse que citar um jogo que me prendeu por horas e mais horas quando criança, pode ter certeza de que este seria Harvest Moon: Back to Nature de PS1. Lembro-me bem de quantas tardes eu passava em frente à minha velha TV CRT, cuidando de plantas, animais, deixando minhas galinhas falecerem por terem ficado na chuva e pegado uma gripe, ou então ficar atrás da garota mais cativante da cidade para me casar com ela. Pois é, boa época em que as responsabilidades eram poucas e o tempo livre era grande.

Após quase duas décadas, meu bom e velho companheiro fazendeiro de PS1 (ok, eu sei que é um remake da versão para GBA) retorna com um nome reformulado – por conta de direitos autorais -: Story of Seasons: Friends of Mineral Town. Porém, o desafio agora é outro: com tantos concorrentes de peso no mercado, será que a boa e velha fórmula de Harvest Moon ainda funciona?

Desenvolvimento: Marvelous (XSEED)
Distribuição: Marvelous (XSEED)
Jogadores: 1 (local)
Gênero: RPG, Simulação
Classificação: 10 anos
Português: Não
Plataforma: PC e Switch
Duração: 23.5 horas (campanha)/400 horas (100%)

A vida na fazenda

Mapa da fazenda

É quase um clichê nos títulos deste gênero o fato do protagonista herdar um pedaço de terra generoso para tomar conta, e aqui não é diferente. Assim como em Back to Nature, Story of Seasons: Friends of Mineral Town coloca o jogador na pele de um fazendeiro – agora com a opção de escolher entre o sexo masculino e feminino -, que acabou de chegar em Mineral Town e precisa conhecer todos os personagens da pequena cidade.

O local é um dos menores em toda a série, possuindo apenas um centro bem compacto, com um ferreiro, um mercado, biblioteca, vinícola, igreja, pousada, hospital, fazendas que vendem animais, casas de residentes, praia, floresta, monte com vista para o céu e um lago. Cada estabelecimento possui um horário estabelecido para estar em atividade, e isso pode ser checado na placa em frente aos locais ou diretamente pelo mapa no menu do jogo.

Amores, amizades e companheirismos

Amores e xavecos

A partir daí, já tem início a mecânica de relacionamentos, tanto de amizade quanto os amorosos. Cada NPC possui um ícone de presente e de conversa no sistema de relacionamentos no menu do jogo, e ambos os itens podem ser preenchidos no máximo uma vez ao dia. Ou seja, você pode presentear alguém e conversar para alimentar a amizade entre vocês diariamente.

Como não podia faltar, os interesses amorosos estão presentes, e agora a novidade é que existem tanto os relacionamentos heterossexuais quanto os homossexuais – algo inédito na série. Para conquistar a pessoa em quem você tiver um interesse romântico, é preciso presenteá-la com itens que façam seu gosto pessoal, e isso não é explicado ou deixado claro, sendo necessário descobrir explorando. Alguns personagens até podem dar pistas em seus diálogos sobre seus interesses, porém é mais recomendado buscar por uma lista de dicas sobre o assunto ou fazer suas próprias anotações. Também há “rivais” para cada pretendente, e você pode perder a chance da conquista caso demore tempo demais, então ocasionalmente uma pequena cena ocorrerá para mostrar quem são essas figuras.

Lista das pretendentes

Outra grande surpresa é que agora podemos nos casar com a famigerada Deusa da Colheita, aquela que surge quando o protagonista lança um objeto como oferenda no riacho próximo à mina. Porém, o trabalho requer um incrível nível de esforço para tal, então vai haver aí alguns bons anos in-game para realizar a façanha. Também foi adicionado um outro ser que surge das águas próximo ao lago com uma caverna no centro, de nome Kappa, que também é válido como um interesse amoroso – acompanhado de uma grande dificuldade.

Os sprites

Fora isso, existem os adoráveis sprites, que nada mais são do que uma espécie de gnomos que residem atrás da igreja e podem ajudar o protagonista após três pontos de amizade – e até podem te convidar para uma festa do chá. Estas pequenas criaturinhas devem ser presenteadas com itens diversos, cada qual possuindo seu próprio gosto para os recebidos. Uma vez conquistada a confiança de um deles (nível 3 de amizade), é liberada a opção de solicitar ajuda na fazenda para realizar atividades como regar as plantas, escovar e alimentar os animais e fazer a colheita. Acredite, você vai agradecer pela existência desses rapazinhos, já que fazem todo o trabalho duro em troca de alguns potes de mel, maçãs e outras coisas que você consegue encontrar em suas terras todos os dias.

Eventos e minigames

Treta das galinhas

Muito daquilo que existia em Back to Nature e Friends of Mineral Town em questão de eventos também está presente aqui, e desta vez alguns em formatos de minigame. Um grande exemplo é a rinha de galinhas, em que você dá um comando de incentivo para sua “guerreira” enfrentar o adversário até que este pise fora do ringue. A corrida de cavalos também possui um sistema de apostas com prêmios em medalhas para serem trocadas por itens únicos e presentes, etc.

Outros passatempos são os dos próprios sprites, que recebem uma melhoria em sua atividade exercida na fazenda à medida que você brinca com algum deles. Existem três mini games ao todo: de regar plantas, alimentar animais e colheita. O primeiro é um jogo da memória, o segundo é um teste para sua agilidade, enquanto o terceiro é um esmaga botões. Porém, estes personagens podem aumentar a experiência simplesmente realizando os trabalhos para você.

Animais fantásticos

A vaca que produz suco de frutas

Possivelmente a maior novidade de todo o jogo é relacionada aos animais. Além do clássico cavalo que cresce depois de um certo período sob seus cuidados e pode ser usado de montaria, também temos novos tipos de vacas, galinhas e outros bichos inusitados como alpacas e coelhos. No grupo das vacas existem as comuns, esbranquiçadas com manchas pretas que produzem leites com níveis diferentes de qualidade, mas também as marrons que produzem café-com-leite, as manchadas em lilás que geram leite de morango e as pintadas em laranja que fazem leite de frutas. Todas essas custando mais caro e gerando produtos, consequentemente, mais caros.

Já se tratando das alpacas, assim como as ovelhas, elas produzem pêlos que podem ser tosados e vendidos. Já os coelhos produzem ovos, assim como as galinhas, e ficam juntos à elas no poleiro. Aliás, nesta versão, seus animais não têm mais a possibilidade de ficarem doentes e muito menos de morrerem, o que é um alívio, já que era um verdadeiro estorvo perdê-los assim a troco de nada – além de ser um momento nada agradável.

Upgrade de ferramentas

Irrá, upei minha ferramenta!

Como não podia faltar, as ferramentas fazem parte do seu arsenal de fazendeiro, e são extremamente necessárias para passar o dia-a-dia. Com o uso, a experiência obtida com cada um delas vai se elevando e, ao atingir um certo nível, elas ficam aptas a receberem um upgrade do ferreiro da cidade, sendo possível melhorá-las até 5 vezes utilizando os minérios adquiridos na mina. A cada nível atingido, objetos maiores podem ser destruídos, como pedregulhos enormes e tocos de madeira mais rígidos, que dão um grande número de pedras e madeiras para construções – respectivamente.

Uma informação interessante é que o uso das ferramentas não necessariamente deve ser feito na atividade real, portanto é possível ficar atingindo “o nada” a fim de adquirir experiência rapidamente. Porém, é claro que será uma atividade repetitiva que não se compara ao quebrar de um pedaço de madeira com o machado. Os mais rápidos de se melhorar são a enxada, a vara de pescar, o regador e a foice, já que serão mais usados.

Namoro e casamento

A mina quer casar comigo, rapá

O amor está no ar! Para conquistar a “morena”, como dito um pouco mais acima, é preciso alimentar o relacionamento de vocês até um certo nível. Cada vez que a pretendente se apaixona um pouco mais, o ícone de coração abaixo de seu avatar vai mudando de cor. Após um certo nível, um item chamado Preserved Flower será desbloqueado durante eventos do jogo, e pode ser usado para pedir em namoro – com a chance de dar tudo errado.

Após o relacionamento estar mais avançado, é hora de fazer o pedido de casamento utilizando a famosa pena azul, que também é liberada em algum momento do “enredo”. Dentro do matrimônio, o casal dará vida a um filho (ou filha), mas infelizmente sem a possibilidade de vê-lo crescendo e ajudando em tarefas da fazenda como em Harvest Moon: A Wonderful Life. E isso chega a ser uma pena, já que seria um recurso extra muito bem-vindo, e que se provou ser bastante funcional no passado.

Uma boa dose de repetição

Socando a pedrinha

Jogos deste gênero sempre foram famosos pela quantidade de tempo necessário realizando uma rotina repetitiva para avançar no enredo. Story of Seasons: Friends of Mineral Town fica bem para trás em relação a um grande concorrente que tomou o coração de muitos quando se trata de títulos de fazenda: Stardew Valley.

O indie feito por apenas uma pessoa, Eric Barone, em 2016, sabe mais do que ninguém o que é necessário para lutar contra algo impregnado em franquias como Harvest Moon. De forma bastante inteligente, Stardew Valley implementou um sistema de missões, que nada mais são do que tarefas alheias a qualquer evento da história principal e que dão grandes recompensas ao jogador, além de um sistema de conquistas interno que aumenta mais ainda a quantidade de coisas a serem feitas. Isso porque nem falei sobre multiplayer e outras features que nem em sonho teríamos em qualquer Harvest Moon.

Por outro lado, Story of Seasons: Friends of Mineral Town traz de volta o grinding dos  primeiros jogos da franquia, o que gera um pouco de cansaço – ou quem sabe, um vício – após algumas boas horas em contato com o game. Você vai se pegar constantemente seguindo uma mesma linha de ações, como acordar, conversar com os animais, regar plantas, presentear sua amada, conversar com alguns NPCs, reunir materiais para construção, minerar metais para upgrade, e por aí vai. É uma constante sem muita variação, e infelizmente sem nem mesmo um recurso de voltar para a fazenda com um “clique” foi incluído para evitar tamanho backtracking diário. Haja paciência! 

Algumas mudanças, mas nada de tão novo

Story of Seasons: Friends of Mineral Town é muito daquilo que já foi visto no passado, mas com uma roupagem nova. É verdade que muitos recursos visuais autoexplicativos foram incluídos nesta versão repaginada para uma jogabilidade mais compreensível e suave, mas não é algo que faz com que seja um jogo completamente novo. Não há um New Game Plus, um final real, escolhas impactantes ou qualquer coisa que dê um sentido geral ao jogo.

Se você, assim como eu, for um grande fã e tiver um alto grau de nostalgia quando vê vídeos de Back to Nature e Friends of Mineral Town, certamente Story of Seasons: Friends of Mineral Town é um título necessário em sua biblioteca. Caso prefira algo mais moderno e cheio de coisas a serem feitas, missões secundárias e uma história mais bem construída, é melhor dar uma olhada na concorrência que, aliás, já traz o português brasileiro como idioma opcional.

Cópia de Switch cedida pelos produtores

Revisão: Kiefer Kawakami

Story of Seasons: Friends of Mineral Town

7

Nota final

7.0/10

Prós

  • Gráficos revitalizados
  • Melhorias de jogabilidade
  • Personalização de personagem
  • Tutoriais melhorados

Contras

  • Repetição
  • Relativamente linear
  • Não há missões secundárias
  • Sem o idioma português