review-aliens-dark-descent-xbox-series-x-capa

Review Aliens: Dark Descent (Xbox Series X) – Sobrevivendo aos xenomorfos

Aliens: Dark Descent é um jogo de estratégia em tempo real desenvolvido pela Tindalos Interactive, um pequeno estúdio com poucas obras no seu repertório, mas que demonstra ser bastante competente. Nessa aventura vamos explorar a lua Lethe, local conhecido por suas instalações de mineração, que agora estão infestadas com xenomorfos, essas terríveis e mortais criaturas da franquia Alien.

E cabe aos jogadores a responsabilidade de comandar pequenos pelotões em arriscadas missões, a fim de salvar os sobreviventes e descobrir uma forma de acabar com essa infestação.

Desenvolvimento: Tindalos Interactive
Distribuição: Focus Entertainment
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Estratégia
Classificação: 16 anos
Português: Legendas e interfaces
Plataformas: PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S
Duração: Sem registros

Lutando para sobreviver

Atacando os inimigos de uma posição estratégica.
Atacando os inimigos de uma posição estratégica.

Em Aliens: Dark Descent, comandamos os fuzileiros espaciais da nave militar Otago, que foi atingida e derrubada na lua Lethe no início da campanha. Não só a Otago, mas todas as naves que orbitavam Lethe foram atacadas para evitar que os xenomorfos conseguissem sair daquele sistema. Então, agora devemos mandar os soldados que sobreviveram a todo esse caos em missões praticamente suicidas, apenas para nos dar uma pequena chance de resolver essa situação.

São várias as missões disponíveis em Aliens: Dark Descent. Cada uma delas se passa em um local de Lethe, e possuem objetivos principais e secundários, além de recursos que vão nos ajudar durante nossas jogatinas, e coletáveis que permitem nos aprofundar na história.

Explorações perigosas

O perigo está á espreita em cada esquina.
O perigo está á espreita em cada esquina.

Para cumprir nossas missões e avançar na campanha, será necessária muita investigação. Porém, as explorações em Aliens: Dark Descent são bastante perigosas. Devemos decidir quando e o quê explorar, pois a cada minuto que passamos em uma missão os perigos aumentam, e com isso crescem as chances de hordas de xenomorfos surgirem para nos caçar.

Às vezes, bater em retirada e garantir a sobrevivência do nosso pelotão é mais importante do que completar objetivos ou coletar recursos. Essa é uma relação de risco e recompensa que deve ser medida pelos jogadores cuidadosamente, caso contrário, tudo pode ser colocado a perder.

Por isso, é necessário ter cautela ao explorar cada um dos mapas do jogo. Devemos estar sempre atentos às esquinas e corredores, ao abrir portas e vasculhar cômodos. O barulho é um dos nossos maiores inimigos aqui, pois até mesmo correr pode atrair xenomorfos para a nossa posição, já que essas criaturas monstruosas possuem uma audição muito aguçada.

Cada soldado conta

Alguns soldados sob cuidados na ala psiquiátrica.
Alguns soldados sob cuidados na ala psiquiátrica.

Nossos soldados não são descartáveis, e diferente de outros jogos nos quais nossas tropas são apenas um número, em Aliens: Dark Descent cada pessoa conta. Os nossos combatentes acumulam experiência com o passar do tempo, e é por isso que perder um deles em uma missão acaba sendo algo bem ruim, nos fazendo perder não só o nosso soldado, mas também suas habilidades.

Outra mecânica bem interessante da obra são os níveis de estresse. Cada combatente possui uma barra de estresse que vai aumentando conforme a missão avança. Esse aumento pode ser maior ou menor dependendo do nível de perigo da missão, pois um pelotão que fica muito tempo combatendo hordas de inimigos vai estar sob um estresse maior do que um que passou mais tempo explorando locais sem a presença de alienígenas.

Ao retornar das missões, nossas tropas estarão cansadas, além de existir uma possibilidade bem grande de voltarem machucados, e não apenas fisicamente, mas também mentalmente, já que eles podem desenvolver diversos traumas devido ao estresse. E para cada uma dessas situações existe um tipo de tratamento adequado, seja deixar eles descansarem por alguns dias, ou ficarem sob cuidados na ala médica ou psiquiátrica.

Sistema de personalização, gráficos e trilha sonora

Personalize seus fuzileiros como preferir.
Personalize seus fuzileiros como preferir.

Aliens: Dark Descent possui um sistema de personalização bem bacana, nos permitindo modificar a aparência de cada um dos nossos fuzileiros. É possível mudar o nome, rosto, cabelo, barba, cor de pele, adicionar cicatrizes e escolher a cor das vestimentas. Todas essas opções deixam o nosso pelotão com a nossa identidade, sendo mais um motivo para nos apegarmos aos nossos fuzileiros espaciais.

Outro ponto importante que não posso deixar de falar é sobre os gráficos da obra. Jogando no Xbox Series X, fiquei bastante impressionado com o nível de detalhes que os cenários possuem. E não só os cenários, mas nossas tropas e os diversos inimigos que também possuem uma qualidade visual alta, além de contar com ótimas animações. As partículas das explosões e dos diferentes tipos de projéteis existentes no jogo também foram muito bem feitas, iluminando o ambiente durante os combates.

Por último, mas não menos importante, a trilha sonora e todo o trabalho de áudio da obra agregam positivamente a experiência entregue aos jogadores. Muitos dos sons e barulhos são facilmente reconhecíveis por aqueles que gostam e tem familiaridade com a franquia Alien.

Uma experiência desafiadora e satisfatória

Posso falar com certa tranquilidade que os desenvolvedores da Tindalos Interactive acertaram em cheio com Aliens: Dark Descent, entregando uma experiência desafiadora e bastante satisfatória. Com ótimos gráficos, boa jogabilidade, muito conteúdo e mecânicas interessantes, esse com certeza é um dos melhores jogos de estratégia lançados em 2023. E acho que não estou exagerando ao dizer que pouquíssimos jogos do gênero lançados nesse ano terão uma qualidade tão alta. Então, seja você um fã de Alien ou de obras de estratégia, Aliens: Dark Descent consegue ser uma ótima opção para investir seu tempo.

Cópia de Xbox Series X/S cedida pelos produtores

Revisão: Julio Pinheiro

Review Aliens: Dark Descent

9

Nota final

9.0/10

Prós

  • Ótimos gráficos
  • Boa jogabilidade
  • Mecânicas interessantes
  • Boa trilha sonora

Contras

  • Alguns bugs que impedem o progresso das missões