Earthfall Alien Horde capa

Review Earthfall: Alien Invasion (Switch) – Detonando amigos e aliens no Switch

O Nintendo Switch tem ganhado bastante apoio das desenvolvedoras quando a questão é variedade de títulos. No console da empresa japonesa, é possível encontrar jogos dos mais variados gêneros, que certamente irão agradar um público que não quer só jogar Mario.

Os jogos de tiro tem sido um dos gêneros que mais tem dado as caras no console. Mesmo chegando atrasado os donos do aparelho puderam aproveitar alguns bons títulos como Doom, Borderlands, Warface e outros. Juntando-se a eles está Earthfall: Alien Invasion, que deseja ter seu espaço entre as opções da plataforma.

Desenvolvimento: Nimble
Distribuição: Nimble
Jogadores: 1-4 (local e online)
Gênero: Ação, Tiro
Classificação: 12 anos
Português: Legendas e interface
Plataforma: Xbox One, PS4, PC e Switch
Duração: 5.5 horas (campanha)

Vamos detonar uns aliens

Earthfall escolha de personagens

A premissa de Earthfall: Alien Invasion é simples, detone os alienígenas que entrarem no seu caminho e cumpra os objetivos daquele mapa. Pronto, não existem motivos complexos, nem cutscenes lhe explicando como as coisas aconteceram e por que você está cumprindo as missões.

Earthfall: Alien Invasion é um jogo bastante simplório em sua apresentação. E o título tem motivos para ser desse jeito, ele foi criado para ser uma experiência multiplayer e, como tal, é possível perceber diversos detalhes que foram feitos para agradar a esse lado.

Earthfall gameplay 1

É impossível não dizer isso, a experiência inteira do título é totalmente baseada no clássico de PC e Xbox 360, Left 4 Dead. São 4 personagens jogáveis – cuja únicas diferenças são seu modelo e voz – inimigos que atacam em bando e tem arquétipos semelhantes ao jogo da Valve, e o foco na interação dos jogadores com o cenário para se proteger dos perigos.

Por isso, se você espera um título focado em história ou com uma jornada grandiosa, este não é para você. Eventualmente, é possível desbloquear textos que explicam um pouco sobre a narrativa, mas é algo extremamente opcional e não tem prioridade na experiência.

Entretanto, se o seu plano é ter algo para jogar junto com seus amigos, Earthfall: Alien Invasion é uma ótima pedida. É possível jogar com outras pessoas tanto localmente (mesmo wifi) quanto online. Mesmo jogando sozinho, você será acompanhado pela inteligência artificial do título, que acaba deixando a desejar um pouco em alguns casos.

Atire neles, não em mim

Earthfall jogabilidade com inimigo morto

O combate do título é algo bem simples se comparado a outros jogos do mesmo gênero. Earthfall: Alien Invasion  em si possui muito poucas armas, e as opções de variedades são bem básicas. Temos apenas metralhadoras, pistolas, espingardas e rifles de precisão.

Só podemos encontrar algumas armas brancas espalhadas pelas fases e elas são bastante limitadas. Também existem apenas 3 tipos diferentes de granadas que podem ser localizadas nos estágios e utilizadas com um único toque do botão.

Earthfall jogabilidade, inimigos na floresta

Durante os combates, é possível auxiliar seus companheiros quando os mesmo são capturados pelas criaturas. Ademais, podemos curá-los e até pedir ajuda através de uma roda seletora de comunicação, que contém diversas frases pré-existentes e serve como um meio de comunicação entre jogadores e a inteligência artificial.

Além do tradicional modo onde os jogadores devem cumprir certos objetivos para poder chegar ao final de um estágio e ganhar. Earthfall: Alien Invasion, também oferece um desafio de sobrevivência, no qual o time deve aguentar ataques das criaturas pela maior quantidade de tempo possível.

Matando aliens e curtindo a paisagem

Earthfall exploração de locais

Existem diversos estágios em Earthfall: Alien Invasion, e é possível através deles ter uma ideia de onde o game se passa. Existe uma boa variedade de cenários, podemos enfrentar os alienígenas em cidades, laboratórios secretos, postos de gasolina, estações de trem abandonadas, entre outros locais.

Os cenários em si possuem diversos elementos que podem ser interagidos pelos jogadores, seja para criar armadilhas para os inimigos ou apenas para acessar novos locais. Infelizmente não existe muitas partes destrutivas, mas ainda é possível deixar um pouquinho de sua marca nos locais.

Earthfall segredos espalhados pelos locais

Os aliens têm design bem simples e possuem certos pontos brilhantes que funcionam para guiar os jogadores e indicar que ali é um bom local para atirar. Apesar de seus corpos sumirem como uma forma de liberar espaço na memória, ainda é possível desmembrá-los ou em alguns casos e explodi-los completamente.

Os modelos dos personagens também são bem feitos, apesar de não utilizar todo o poder do console. O jogo em si não é bastante avançado, mas ele acaba mostrando sinais de não ter sido otimizado muito bem, especialmente se jogado em modo portátil.

Earthfall locais para explorar

Por fim, o som do título é mediano, a dublagem dos personagens não é ruim e as armas têm bons efeitos sonoros. Além disso, a música é bastante genérica e não há muita diferença de rugidos e grunhidos entre as criaturas inimigas.

A experiência multiplayer do título é obviamente boa, trabalhar em conjunto será um diferencial se você e seu grupo quiserem vencer. Apesar de que pode ser um pouco difícil achar partidas, mas caso você tenha seus próprios amigos, é possível se divertir bastante, principalmente em uma chamada de voz.

Uma invasão que não deu muito certo

Earthfall personagens

Earthfall: Alien Invasion será uma boa experiência para aqueles que curtem jogar com seus amigos e querem um jogo de tiro simples e sem complicações. Infelizmente, se o seu caso não é esse, o título se tornará algo extremamente repetitivo e chato.

Esta review foi feita com uma cópia de Switch cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming Hong

Earthfall: Alien Invasion

6.5

Nota final

6.5/10

Prós

  • Multiplayer bastante divertido
  • Jogabilidade fácil
  • Boa dificuldade

Contras

  • Gráficos não muito bonitos
  • Trilha sonora não memorável
  • Nenhum contéudo single player