maxresdefault

Review Aquarist (Xbox One) – Como passar raiva vendendo artigos de aquário

No mundo dos simuladores, Aquarist se torna mais um dentre muitos que tentam tomar seu tempo fazendo aquilo que você talvez não faria na vida real. Um simulador de aquário onde devemos fazer de tudo para manter um ambiente limpo e harmônico para os peixes. Parece ser uma tarefa simples, mas é bem mais difícil do que possa imaginar, e nem estou falando de cuidar de aquário em si.

Desenvolvimento: FreeMind Games

Distribuição : Ultimate Games

Jogadores: 1 (local)

Gênero: Simulação

Classificação: Livre

Português: Não

Plataforma: Xbox, Switch e PC

Duração: 7 horas (campanha)

Tarefa fácil?

Aquários são mais legais na vida real
Aquários são mais legais na vida real

Na grande maioria dos jogos de simulação temos uma vasta variedade de recursos nas mecânicas para que possamos ter aquela sensação de realidade na hora de jogarmos. Tirar uma hora do dia para sentar em frente a TV e apreciar um belo simulador e se divertir naquele tema específico. Aquarist tem muito recurso a oferecer e entrega perfeitamente essa tarefa. A história começa com seu personagem ganhando um aquário de aniversário. Seu pai lhe entrega o presente pessoalmente em seu quarto.  

De início entendemos como vai ser ao vermos que temos que comprar areia e uma pá para poder começar a criar o terreno. Depois vamos para a parte técnica e compramos uma bomba de ar e um filtro para manter a água limpa e o PH num nível bacana para os pequenos moradores. Por fim, compramos os peixes para viverem ali. Algo aparentemente fácil, mas que tem essa perspectiva destruída nos primeiros minutos do jogo. 

Ao começar pelo tutorial, já se nota que os comandos não são nada fáceis de se usar. Em muitas das vezes você se perde e não consegue avançar na loja online para comprar os itens iniciais. Some isso ao fato dos comandos serem extremamente mal feitos, e um simples movimento para jogar areia no aquário se torna uma sessão de puro ódio. O principal problema com o controle do jogo está no cursor dele. Já que  se trata apenas de um pequeno ponto branco no meio da tela que se movimenta muito rápido mesmo diminuindo a sensibilidade.

Abra uma loja e passe raiva

Passe de nível e desbloqueie itens
Passe de nível e desbloqueie itens

Depois de um longo tempo no tutorial, você finalmente começa a entrar na proposta de simulação do jogo. Abrimos nossa primeira loja de aquarismo na garagem da própria casa. À medida que você vai ganhando seu dinheiro, as coisas vão melhorando e sua loja vai ficando maior e melhor. Os peixes também vão ficando cada vez mais diversificados, tanto na beleza quanto no tamanho. Haverá um momento em que você abrirá uma loja muito maior em outro local.

Mudando de nível você desbloqueia vários itens para melhorar mais ainda seu trabalho. Liberamos novas espécies de peixes, novas ferramentas, equipamentos e itens para decoração do aquário. Vale lembrar que é possível conseguir aprender algumas coisas jogando aqui, como por exemplo o cuidado que se deve ter com algas e a limpeza necessária para mantê-las vivas.

Conclusão

Falando como um todo, Aquarist se mantém sólido quando se trata de simulação. Entrega bem o que é prometido, mas a sua experiência pode ser facilmente arruinada devido aos comandos mal planejados para o controle. O jogo foi originalmente lançado para PC e o estúdio não parece ter pensado nisso quando o portou para os consoles. Uma experiência horrível que meu deu zero interesse em querer revisitar o game novamente.

Cópia de Xbox cedida pelos produtores

Revisão: Ailton Bueno

Aquarist

6

Nota Final

6.0/10

Prós

  • Gráficos

Contras

  • Jogabilidade
  • Otimização
  • Trilha sonora