review-bem-feito-pc-capa

Review Bem Feito (PC) – Uma excelente surpresa

Simples e fofo, é assim que Bem Feito parece ser. Inspirado por jogos como Harvest Moon, ele busca mostrar a vida simples de Reginaldo com seus amigos, mas o que viria a acontecer me pegou um pouco de surpresa. 

Desenvolvimento: oiCabienonamefornowso1Yukohhh_ e Kazemyers
Distribuição: oiCabienonamefornowso1Yukohhh_ e Kazemyers
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Aventura
Classificação indicativa: 14 anos
Português: Interface e legendas
Plataformas: PC
Duração: Sem registro

Tela de inicio do jogo

Mais Amor, Por Favor

Bem Feito começa com você levantando da cama e indo até geladeira, lá vemos tarefas que podemos fazer. São coisas como: regar as plantas, colher as frutas, ir ao esgoto e por aí vai. A cada dia essas tarefas são alteradas e algumas estão com as letras trêmulas, mas não parece ser nada demais né?

As tarefas ficam na geladeira, assim como os controles

Quando um novo dia é iniciado, um personagem também chega para te visitar e essa é uma das melhores partes do jogo, pois os seus sentimentos por Bem Feito começou a ser construído aqui. Conhecemos uma bola de fogo, um nariz (meu personagem favorito), um disquete e um bolo. Cada um tem a sua personalidade muito bem definida e descobrir isso é muito interessante, pois o texto dos diálogos conseguem ser bem divertidos.

Algumas tarefas do dia também têm relação com os personagens que vem te visitar, e por mais que as letras dessas atividades estivessem toda tremida, não parecia que daria nada de errado, afinal, é um jogo todo simples e fofo. Mas é aqui que Bem Feito começa, e ele não é só mais um título inspirado por Harvest Moon onde você tem uma vida normal com seus amigos, mas também é uma Creepypasta.

"Emulador" que precisa ser aberto antes de iniciar o jogo
“Emulador” que precisa ser aberto antes de iniciar o jogo

Além da jogabilidade

Mas afinal o que é uma Creepypasta? Esse termo foi criado para definir histórias de terror ou lendas urbanas que são divulgadas através da internet em fóruns e redes sociais. As Creepypastas são narrações bastante envolventes, normalmente relacionadas com conteúdo ou produtos populares, como filmes, desenhos animados e videogames. Um excelente exemplo de Creepypasta é a de Ben Drowned em Majora’s Mask.

A parte “assustadora” de Bem Feito não começa quando você segue as instruções da geladeira, ela está presente desde o início e o jogo se aproveita muito bem disso. Quando joguei pela primeira vez, estranhei muito algumas coisas como, por exemplo, ele não vir em um arquivo executável com o nome do produto, mas assim que fui mexendo nas pastas (versão para PC) entendi deveria fazer.

Texto encontrado nas pastas do jogo
Texto encontrado nas pastas do jogo

Não é nada novo que está sendo executado aqui, isso já foi realizado em muitas Creepypastas e algumas até bem famosas, mas ele faz isso muito “bem feito” – desculpe o trocadilho. O jogo te deixa muito curioso com todos os arquivos que podemos ler, mas inicialmente não tem acesso, com todo o universo criado e os personagens.

Por mais que seu objetivo seja transmitir medo, em nenhum momento senti isso – e eu costumo ter um medo razoável. É por isso que coloquei mais acima a palavra assustadora entre aspas, pois ele te dá alguns sustos, mas não é assustador. Portanto,  se você costuma sentir muito medo, pode ir mais sossegado.

Este é o Reginaldo
Este é o Reginaldo

Uma excelente surpresa

Conheci Bem Feito pelo Twitter, ele surgiu do nada na minha linha do tempo com pessoas recomendando e outras fazendo streaming, e como não sabia o que era fui assistir. Fiquei só 2 minutos e fechei, pois percebi que tinha algo de especial e queria experimentar por mim mesmo. Essa foi a melhor decisão que tomei, pois fui surpreendido em quase todas as partes.

Bem Feito consegue ser muito bem resolvido em todos os aspectos: no excelente estilo artístico, na trilha sonora viciante, no texto que é bem-humorado quando precisa ser e sua duração tem o tempo  necessário, já que acaba quando realmente precisa. Bem Feito deixa uma sensação de quero mais, e bons jogos sabem fazer isso muito bem.

Essa foi uma das melhores surpresas do ano, pois é simples, marcante, dura o necessário e, a melhor de todas, foi desenvolvido por brasileiros. Então, se você quer um excelente jogo e ainda ter a chance de apoiar criadores independentes, está aí. Quero muito ver os próximos projetos deles, afinal, todos tem um bom futuro pela frente.

Esta review foi feita com uma cópia de PC adquirida pelo autor

Revisão: Jason Ming Hong

Bem Feito

10

Nota Final

10.0/10

Prós

  • Jogo muito estiloso
  • Excelente trilha sonora
  • Texto bem escrito
  • Ótimos Personagens