Big Bang Pro Wrestling é o mais novo relançamento do Neo Geo Pocket Color que chega ao Nintendo Switch. Sendo este um game baseado em luta livre, jogadores vão entrar no ringue e tentar se tornar o campeão da IEW e, para isso, precisarão superar os adversários na luta pelo título.
Desenvolvimento: SNK
Distribuição: SNK
Jogadores: 1-2 (local)
Gênero: Luta
Classificação: 10 anos
Português: Não
Plataformas: Switch
Duração: Sem registros
Entrem no ringue competidores
Big Bang Pro Wrestling é um jogo de luta que se baseia nos duelos de luta livre, que são conhecidos mundialmente. O game foi lançado originalmente apenas no Japão e, agora, 23 anos depois, finalmente chega ao ocidente através da série de relançamentos que a SNK vem fazendo.
Desenvolvido pela SNK, Big Bang Pro Wrestling é um dos poucos games do Neo Geo Pocket Color que não foi baseado em algo de fliperama. Como tal, ele pode brilhar sem precisar ser comparado a uma versão maior. Ainda assim, o título se inspira bastante em outros do mesmo tema produzidos pela desenvolvedora.
Aqui, temos à disposição 10 personagens diferentes para a escolha. Alguns dos lutadores são baseados em competidores que fizeram história em competições como a WWE. Cada lutador possui seu próprio estilo de luta e alguns status que os diferenciam uns dos outros. O objetivo é se tornar campeão do torneio IEW e para isso será necessário derrotar todos os outros rivais.
Luta livre na palma da sua mão
A jogabilidade de Big Bang Pro Wrestling é válida de pontos positivos e negativos. Tendo que trabalhar com as limitações impostas pelo Neo Geo Pocket Color, a SNK precisou usar da criatividade para permitir que tudo funcionasse de uma maneira que fosse interessante para aqueles que quisessem jogá-lo.
Primeiramente, a movimentação 3D é bem diferente de outros jogos de luta presentes no portátil. Os lutadores podem se movimentar em múltiplas direções e isso acaba influenciando na aplicação de golpes. Com apenas dois botões, a SNK decidiu apostar em um sistema um pouco confuso para a utilização dos diferentes ataques.
O botão A permite realizar ataques físicos como socos e chutes, enquanto o B serve para correr e realizar outras ações, como sair do ringue e segurar oponentes que estiverem caídos. Ao se aproximar do adversário, um agarrão é iniciado e se torna possível pressionar A e alguma direção para realizar uma das mais diferentes técnicas. Além disso, quando o nome do personagem estiver piscando, é possível realizar um poderoso ataque exclusivo ao apertar A e B juntos.
A jogabilidade é bem diferente do esperado e leva algum tempo para poder se acostumar. A falta de um tutorial para explicar como realizar ataques diferentes é um ponto negativo. Por sorte, o manual original ainda pode ser visualizado e nele é possível entender como funciona o sistema de combate.
Além dos tradicionais duelos em que vence aquele que segurar o oponente por três segundo, Big Bang Pro Wrestling oferece outros dois tipos de lutas diferentes. As opções extras são: luta do caixão e por dinheiro. Na primeira, o objetivo é arremessar o adversário dentro do objeto, enquanto na segunda é necessário escalar o poste e agarrar o pacote com a grana.
Os três estilos diferentes de lutas podem ser acessados pelos diferentes modos. Além do IEW Championship, que funciona como um modo arcade, também é possível participar de torneios com a inteligência artificial ou lutar um contra um com regras modificadas. Por fim, Big Bang Pro Wrestling também possui uma opção multiplayer para dois jogadores locais.
Levando o Neo Geo Pocket Color ao seu limite
Tendo sido lançado perto do final da vida útil do Neo Geo Pocket Color, Big Bang Pro Wrestling leva o portátil da SNK ao seu limite. Graficamente o game é bonito, com os lutadores sendo representados por sprites bem detalhadas e com bastante animação.
Big Bang Pro Wrestling chama atenção principalmente por recriar toda a atmosfera de um duelo de luta livre. No modo IEW Championship, os lutadores entram no ringue ao som dos seus próprios temas musicais. Um juiz está presente e é possível derrubá-lo acidentalmente, além de poder sair das arenas e pegar cadeiras na arquibancada.
Uma luta livre que podia ter sido melhor
Apesar de ser bastante divertido, Big Bang Pro Wrestling possui alguns problemas, começando pela sua jogabilidade, a qual pode acabar sendo um pouco confusa de entender. Quando dois lutadores se agarram, pode ser difícil saber quem iniciou a ação e com isso o jogador pode acabar levando um ataque, mesmo após ter realizado os movimentos certos.
A inteligência artificial do título também pode dar bastante trabalho às vezes. Em alguns duelos, o oponente dá bastante trabalho e consegue realizar muitos golpes seguidos antes que o jogador possa reagir. Durante a luta por dinheiro é quase impossível vencer o adversário, e isso porque é necessário apertar o botão A repetidamente para derrubar o lutador do poste e, além de ser cansativo para o dedo, a inteligência artificial consegue vencer sem problemas.
Outro defeito envolve os duelos em geral. Não existe barra de vida, então é quase impossível saber quando um oponente está próximo de ser nocauteado. Assim, as lutas acabam se arrastando demais em certos momentos.
Um interessante pedaço do passado da SNK
Big Bang Pro Wrestling é um interessante título que certamente chamará a atenção daqueles que curtem luta livre. Contudo, mesmo para um relançamento, ele falha um pouco em se destacar dentre as outras opções do gênero, ou até mesmo entre seus contemporâneos do Neo Geo Pocket Color.
Cópia de Switch cedida pelos produtores
Revisão: Jason Ming Hong