Big Helmet Heroes capa

Review Big Helmet Heroes (Xbox Series S) Diversão rápida e rasa

Alguns jogos apostam em um universo rico, cheio de detalhes sobre cada personagem e objeto da história. Outros, como Big Helmet Heroes, deixam a narrativa de lado e focam na ação desde o primeiro momento. Isso não seria um problema se todo o resto fosse executado nas coxas.

Desenvolvimento: Exalted Studio
Distribuição: Dear Villagers
Jogadores: 1-2 (local)
Gênero: Ação, Multiplayer, Aventura
Classificação: 10 anos (violência)
Português: Legendas e interface
Plataformas: Switch, Xbox Series X|S, PS5, PC
Duração3 horas (campanha)

Uma jornada qualquer

História tem reviravolta interessante
História tem reviravolta interessante

Um “dragão mecânico” sequestra a princesa do reino, e os cavaleiros saem em uma missão para resgatá-la. Mas aqui vem a surpresa: a princesa não quer ser salva. Em vez disso, ela resolve fugir e começar a espalhar o caos por aí, algo que não esperamos em enredos assim. Como os cavaleiros já estavam em ação, a missão muda, e agora o objetivo é capturá-la antes que ela cause ainda mais problemas. À primeira vista, tudo parece cativante, especialmente na proposta que lembra bastante o clássico Castle Crashers para Xbox 360 e PS3.

Depois de uma curta cena animada bem composta e surpreendentemente bem feita, o game te joga direto na ação com dois personagens alternáveis entre si. De uma perspectiva lateral (direita pra esquerda, mas 3D), você avança pelas fases enfrentando hordas de goblins, cavaleiros inimigos e chefões gigantes. A jogabilidade é simples e direta: ataques leves e pesados que podem ser combinados, além de um pulo, uma esquiva e a possibilidade de pegar armas espalhadas pelo cenário. Essas armas incluem martelos gigantes, lança-chamas e as armas mais malucas que você podem pensar pra Idade Média.

Combates que deixam a desejar

Combate divertido, mas sem profundidade
Combate é divertido, mas sem profundidade

A inspiração dos clássicos beat ‘em up de fliperama é clara, mas Big Helmet Heroes não consegue capturar o mesmo nível de diversão desses jogos. O combate se resume a pouquíssimas opções de ataque, o que acaba tornando as batalhas repetitivas rapidamente. Falta profundidade para que os jogadores possam realmente se aprofundar no gameplay e encontrar novas estratégias.

Ainda que a simplicidade torne o jogo acessível, ele logo começa a perder o brilho. A sensação é de que algo está faltando para tornar a experiência mais envolvente e dinâmica. O combate funciona, mas não chega a empolgar.

Muitos personagens, poucas diferenças

Personagem gigante pisando nos inimigos
Cada personagem tem uma habilidade própria

Para tentar compensar a falta de variedade e golpes únicos na jogabilidade, Big Helmet Heroes traz um elenco de 28 personagens jogáveis. No entanto, a maioria precisa ser desbloqueada ao longo da campanha, encontrando-os e libertando-os em determinadas fases. O problema é que, no final das contas, as diferenças entre eles são mínimas e todos os golpes são parecidos, mas com animações diferentes.

Todos os personagens se encaixam em apenas quatro classes: aqueles que usam espada e escudo, armas duplas para ataques rápidos, uma espada grande e pesada ou um cajado. Mesmo que você desbloqueie um samurai ou ninja logo nas primeiras fases, ambos se comportam exatamente como o cavaleiro inicial. O único diferencial real entre os personagens são seus golpes especiais. Um consegue ficar gigante e pisotear inimigos (o que é menos eficaz do que parece), enquanto outro consegue conjurar ovelhas ou soltar raios. No fim das contas, o resultado é o mesmo. Castle Crashers, por exemplo, tinha golpes secundários que permitiam a evolução, dando um senso absurdo de progresso pro jogador.

Faltou carisma

Big Helmet Heroes tem uma proposta divertida e entrega uma experiência leve e descomplicada, mas falta profundidade em tudo. O combate, apesar de funcional, acaba se tornando repetitivo rapidamente, e a variedade de personagens não compensa a pouca diferença real entre eles. Efeitos sonoros e música também são pontos fracos demais aqui. Se você procura algo casual para passar o tempo sem compromisso, pode se divertir por algumas horas com o game. Mas se a ideia é encontrar um beat ‘em up envolvente e estratégico, talvez seja melhor procurar outra opção, como o clássico Castle Crashers que possui premissa parecida, mas com muito mais evolução de personagens e profundidade (além de preço parecido).

Cópia de Xbox Series X|S cedida pelos produtores

Big Helmet Heroes

4.5

Nota final

4.5/10

Prós

  • Muitos personagens
  • Armas malucas com ataques diferentes
  • Lutas com chefes

Contras

  • Bem repetitivo estruturalmente
  • Efeitos sonoros não têm peso
  • Todos os personagens são iguais
  • Co-op somente pra 2 pessoas
  • Multiplayer apenas local