Cat Café Manager

Review Cat Café Manager (Switch) – Café com aroma de fofura

A moda dos Cat Cafés já está por aí. Aparentemente vinda do Japão, os “cat cafés” são ambientes como cafeterias, mas com um diferencial: são totalmente cheios de gatos que vão e vem no estabelecimento ao bel prazer, e os clientes pagam por isso – em algumas é até possível adotar o bichano. 

Os desenvolvedores independentes da Roost Games tiveram a incrível ideia de transformar esse conceito interessante num jogo de gerenciador, em Cat Café Manager somos o gerente master de uma cafeteira super fofa, onde podemos fazer várias coisas super legais e, óbvio entre elas, servir café. 

Desenvolvimento: Freedom Games
Distribuição:  Roost Games
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Simulador 
Classificação: 10 anos
Português: Não
Plataformas: PC, Switch
Duração: 8 horas (campanha)/11 horas (100%)

A vida de um gerente inusitado o espera. 

Em Cat Café Manager encarnamos um gerente de café, que pode ser personalizado de forma bem limitada, porém, bastante agradável. O tal gerente, recém mudado para a vila de Caterwaul, recebeu o estabelecimento de sua avó, contudo esse não é um ambiente comum, mas sim um café de gatos. É aí que mora a diversão no jogo, pois ao chegarmos na vila pacata somos recebidos por um pescador e velho amigo da nossa falecida avó e descobrimos que o tal lugar está abandonado já faz anos, e é um terreno vazio. 

Enfeite tudo com gatos

Nesta obra independente nossa missão principal é fazer o estabelecimento dos cafés com gatos funcionar, e isso é extremamente divertido, sem falar em fofo. Precisamos adotar gatos de rua, fazer amizades com os clientes habituais do seu negócio e gerenciar o pessoal e os insumos para que não falte nada. Dando sempre prazer a clientela conseguiremos pontos de deleite e mais amizades, o que irá fortalecer nosso empreendimento.

Além da comida e do ambiente, são os gatos que dão deleite aos nossos clientes. Eles podem ser amáveis, carinhosos, bagunceiros e desconfiados, mas sempre muito fofos, o principal é que cada gato tem características (que podem ser gerenciadas) diferentes e que agradam os diferentes tipos de clientes.

Um gerenciamento perfeito

Os clientes habituais são: uma bruxa, uma artista, um velho pescador, um empresário e um punk. Cada um deles tem uma história própria, que em alguns casos se entrelaçam umas com as outras de forma mais ou menos intensa. Os outros clientes são NPCs automáticos que seriam convidados ou amigos destes personagens principais, ou seja, várias bruxas, artistas, pescadores, empresários e punks genéricos, além de viajantes (também genéricos) entram a todo momento na cafeteria e sua missão é agradá-los.

Paralelo a isso temos outras missões que servem para desbloquear regalias para o nosso café e restaurar o antigo santuário dos gatos na floresta, elas são conquistadas através do quanto agradamos e mimamos nossa clientela. 

Construindo um sonho 

O jogo possui um modo de construção limitado, mas que cumpre seu papel e que é coerente com o tempo de jogo – que é bastante curto -, enquanto que o gerenciamento dos insumos e outras coisas do Cat Café já é mais complexo e prazeroso, ainda assim não deixa as coisas nada “cabeçudas”. Esse é um jogo feito pra você se viciar em dar alegria aos clientes e com toda certeza feito para passar o tempo longe do estresse, servindo receitas deliciosas e brincando com os gatinhos. Portanto aproveite cada um dos felinos que aparecerem no seu café. 

Por fim, esse é um jogo com uma arte muito delicada e linda, uma trilha cativante e uma jogabilidade que é bastante sólida, e tem o potencial de prender milhares de jogadores nas cafeterias virtuais cheias de gato e muito amor. Em resumo: Cat Café Manager tem tudo pra ser um grande sucesso e esperamos de verdade uma sequência, através da qual ele possa tornar o que é bom ainda melhor. 

Cópia de Switch cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming Hong

Cat Café Manager

9.5

Nota final

9.5/10

Prós

  • Uma arte primorosa
  • Jogabilidade gostosa
  • Missões divertidas
  • Adoção de gatos
  • Gerenciamento simples

Contras

  • Ele acaba
  • Pós jogo fraco