título do jogo

Review Cotton Fantasy: Superlative Night Dreams (PS4) – Muita magia e explosão

Para quem não sabe, a série Cotton neste ano completa 30 anos de existência, apesar de estar a maior parte da sua vida presente apenas em territórios japoneses. Nos últimos dois anos, sabendo deste desconhecimento, algumas publishers começaram a localizar e remasterizar ports da franquia inteira para os consoles atuais, mostrando que ainda há algum público para o gênero shoot ’em up. Com isso, o Studio Saizensen decidiu criar um jogo totalmente novo como comemoração e quebrou o hiato de quase 20 anos sem um título novo.

Desenvolvimento: Studio Saizensen
Distribuição: United Games Entertainment GmbH
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Tiro
Classificação: 12 anos
Português: Não
Plataformas: PS4, Switch, PC
Duração: 47 minutos (campanha)

E lá vamos nós!

A bruxinha Nata de Cotton, viciada em Willows

Cotton Fantasy mantém a mesma proposta dos lançamentos para as plataformas atuais e se assemelha bastante no formato bem recebido de Cotton Reboot, já que as músicas são bastante frenéticas e os gráficos são no estilo 2.5D. A narrativa é simples, bem-humorada e contada por uma narradora na perspectiva de Nata de Cotton, a bruxinha protagonista. 

Na trama, o reino de Fairyland está em perigo mais uma vez, pois todos os Willow estão desaparecendo misteriosamente do reino. Há uma lenda antiga que menciona o aparecimento de uma pessoa de manto azul que encontrará a origem desse desaparecimento e fará chover Willows por toda a terra, descrevendo perfeitamente as roupas de Cotton. Apesar de hesitante, a jovem fadinha Silk sai desesperadamente em busca da heroína e, após encontrá-la, ela recusa ajudar por ter sido enganada das últimas vezes que partiu para uma aventura. Sabendo que Willow é sua comida favorita, a pequena fada promete um passe livre para comer quantos quiser caso consiga trazê-los de volta. Obviamente, a protagonista não pensa duas vezes e sai voando em disparada para resolver o mistério.

Prontos para a festa?

Jogando com Cotton, colete cristais para aumentar o dano

Cotton Fantasy trouxe bastante adições interessantes e muito boas que merecem elogios, começando pela possibilidade de jogar com diversos personagens diferentes já presentes em outros títulos e que possuem mecânicas bem distintas de cada um, totalizando cinco personagens no início e mais uma desbloqueável ao terminar o jogo.

Além dos tiros convencionais, alguns personagens podem puxar inimigos – exceto os chefes –  para atirá-los contra outros, utilizar bombas com limite de uso para destruir tudo que está na tela e carregar tiros mais fortes para causar um dano ainda maior. Felizmente, o tutorial explica de forma bem clara como cada herói funciona e apresenta também o botão de turbo, não precisando apertar o botão principal freneticamente.

Outro ponto bastante positivo é que boa parte das fases são livremente escolhidas, liberando outras conforme terminam o jogo mais de uma vez. Como o game é relativamente curto por ser de tiro, essa adição incentiva que Cotton Fantasy seja finalizado mais de uma vez e tenha uma experiência totalmente diferente em cada aventura.

Por fim, Cotton Fantasy é bastante amigável para pessoas que não são tão familiares ou boas com jogos shoot ’em up, mesmo em dificuldades mais avançadas. Ao invés de reduzir recursos como vidas e continues, Cotton Fantasy mantém tentativas infinitas, reduz o nível de tiro em cada morte e zera o score acumulado pelo jogador caso perca todas as suas vidas. Isso vale para o modo mais difícil (Extra), que adiciona projéteis na tela cada vez que um inimigo é morto. Caso você já tenha finalizado uma fase no Story Mode, também pode ir até o Training Mode e rejogá-la caso queira praticar.

Falta a cereja no bolo

Ria, a personagem que evolui se aproximando de projéteis

Apesar de surpreender, Cotton Fantasy ao mesmo tempo desanimou ao incluir uma lista bem vasta de personagens jogáveis e não oferecer nenhuma opção para chamar um amigo, seja offline ou online. Como é um projeto totalmente novo, esta seria uma oportunidade perfeita para trazer os tempos de arcade de volta e permitir que mais uma pessoa participe da sua aventura.

Na realidade, ter apenas o Story Mode e Training Mode disponíveis pareceu bastante simplificado, já que tivemos em versões anteriores o modo Time Attack, por exemplo. Infelizmente também não há nenhuma alteração na história caso escolha qualquer outro personagem, sendo que poderia ser uma história mais simplificada do que a principal já é atualmente.

No fim, uma comemoração digna

Mesmo com os pontos citados acima, Cotton Fantasy é um jogo bastante divertido e entregou o que prometeu muito bem. Ele está longe de desapontar a série e foi uma celebração bastante justa para a franquia, que com certeza agradará quem já é familiarizado com ela ou para quem é apresentado pela primeira vez.

Cópia de PS4 cedida pelos produtores do jogo.

Revisão: Jason Ming Hong

Cotton Fantasy: Superlative Night Dreams

9.5

Nota Final

9.5/10

Prós

  • Incentiva o jogador a jogar mais vezes
  • Diversos modo de jogar baseado no personagem escolhido

Contras

  • Poderia haver um modo para dois jogadores