Crash Team Rumble capa

Review Crash Team Rumble (Xbox Serie S) – Party game, mas não tão sólido

Quem nunca teve a vontade de reviver os bons momentos de Crash Bash, da era PS1? Pois agora, meus amigos, essa oportunidade (quase) chegou com no mais novo lançamento da franquia: Crash Team Rumble.

Desenvolvimento: Activision Publishing
Distribuição: Activision Publishing
Jogadores:
1 (local) e 1-8 (online)
Gênero: Ação, Multiplayer, Aventura
Classificação: 10 anos
Português: Dublagem, legendas e interface
Plataformas: PS4, PS5, Xbox, Xbox Series X/S
Duração: Sem registros

Competição insana

Coletando Wumpas

Crash Team Rumble é uma montanha-russa de emoções do começo ao fim, talvez tanto no mau quanto no bom sentido. Os desenvolvedores fizeram questão de trazer todo o charme e a loucura do Crash para as partidas, com bastante bagunça na tela e coisas pra se preocupar ao mesmo tempo.

Inicialmente, você pode escolher entre Crash, Coco e Dingodile, cada qual sendo parte de uma classe específica. Temos os Scorers, do qual Crash faz parte, tendo como função principal a coleta de Wumpas para marcar pontos pro time. Do outro lado, temos os Blockers, de Dingodile, que fica a cargo de “atrapalhar” o time adversário de marcar pontos, além de que é a classe com mais barra de vida. Por fim, temos os Boosters, cujo foco é conquistar as plataformas com gemas para aumentar a multiplicação dos pontos.

Power-ups

A jogabilidade é bastante direto ao ponto e se baseia em coletar uma quantidade específica de Wunpas descrita no topo da tela. O primeiro time que chegar até lá, vence. Existem vários itens dentro da arena que são ativados e requerem chaves (outro coletável dentro da partida) para serem usados, como um furacão que acerta o time adversário, ou uma máscara sagrada que te dá um pulo com queda explosiva.

Além disso, cada personagem usa sua habilidade única ao pressionarmos o botão respectivo. Crash se joga de cara em cima e amassa o inimigo, enquanto Coco faz o mesmo e consegue dar um impulso no ar; já Dingodile suga o adversário para perto de si para atacar; e Tawna usa o famoso gancho de Crash Bandicoot 4 para pairar no ar. Também podemos acertar os membros do outro time para roubar Wunpas deles, o que ajuda a quebrar sua estratégia.

Incentivos extras

Habilitando power-ups novos

Como a simplicidade faz parte do jogo como um todo, os incentivos ficam por parte dos desbloqueáveis. Podemos juntar pontos de experiência ao finalizar partidas contra pessoas reais, tanto no competitivo quanto no privado. Com isso, liberamos itens cosméticos como skins, mochilas e comemorações.

Existem outras formas de desbloquear itens também, através do passe de batalha que muda com o tempo os cosméticos que serão dados. Outra forma também é completando tarefas exigidas pelo Aku Aku, fora os desafios semanais que são alternados, bem, semanalmente.

Crash com prazo de validade

De forma geral, Crash Team Rumble diverte, mas peca por não oferecer um modo multiplayer local ou uma maneira de permitir alguém no mesmo console entrar no online junto a você. No mais, há apenas um modo de jogo, o que torna a experiência saturada bastante rápido. Os incentivos são divertidos, mas alguns power-ups são poderosos demais, e o matchmaking não faz um trabalho tão bom na hora de parear você com jogadores iniciantes – voltei com os mesmos veteranos algumas vezes seguidas. Até porque não é sempre que consegui prencher a partida e, de fato, jogar (mesmo existindo cross-play entre plataformas). Isso cria um prazo de vida para o jogo não muito bacana: a exigência do online. Nos resta esperar mais atualizações para sanar esses medos.

Cópia de Xbox Series X/S cedida pelos produtores

Crash Team Rumble

6.5

Nota final

6.5/10

Prós

  • Clima de competição e desespero
  • Classes de personagens
  • Cosméticos e personagens desbloqueáveis
  • Jogabilidade simples de entender
  • Cross-play

Contras

  • Matchmaking desbalanceado
  • Partidas às vezes demoram pra encher
  • Apenas um modo de jogo
  • Sem multiplayer local