Dave the Diver recentemente entrou numa polêmica sobre ser indie ou não. Bem, é fato que o jogo é desenvolvido por um grupo da Nexon (FF XIV e MapleStory M). Logo, não foi uma empresa independente que criou o jogo do mergulhador boa praia.
Deixando a discussão de lado, a obra indicada ao The Game Awards, é no mínimo, simpática e criativa, além de poder cativar bastante os jogadores. Desenvolvido pela sul-coreana MINTROCKET, um grupo pequeno da gigante Nexon, o game proporciona uma atmosfera calma, um visual agradável e uma jogabilidade relaxante.
Desenvolvimento: MINTROCKET, Nexon
Distribuição: MINTROCKET, Nexon
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Aventura, Simulador
Classificação: 18 anos
Português: Não
Plataformas: PC, Switch
Duração: 23 horas (campanha)/46 horas (100%)
Pé na areia, beira do mar
Seja bem-vindo a uma linda ilha sem nome, baseada na Ilha Jeju, localizada na Coreia do Sul. Veja nela uma paisagem bonita, o clima bom (nem sempre) e um mar de tirar o fôlego. Existe uma espécie de imenso buraco azul mágico, no qual você pode mergulhar para descobrir quase todas as raças de peixes, tubarões e criaturas de todas as esferas da vida, com criaturas cada vez mais bizarras e até mesmo histórias míticas de um povo ancestral que vivia no mar.
Dave é um mergulhador carismático e super de boa com a vida, reunido por seu sócio Cobra para fazer negócios: vender todo esse peixe para o sushi bar de Bancho, um chef de alto nível com um passado desconhecido.
Mais fundo
O trabalho que o game nos dá é simples: mergulhamos, trazemos peixe e servimos produtos frescos nas noites enquanto cuidamos do sushi bar. Com o dinheiro que ganhamos, podemos melhorar o equipamento de pesca e mergulho. Outras atividades podem ser organizadas através de uma grande galeria de personagens malucos: colecionar cartas, realizar estudos ecológicos, começar a produzir vegetais ou criar peixes. As noites e dias de Dave, o nosso menino sorriso, são sempre cheias de coisas para fazer.
Precisamos captar fundos para melhorar nossos objetos e participar de mais atividades. Os fatores de gerenciamento de grana não são muito complicados em Dave the Diver, tratando principalmente de melhorias nos utensílios sempre que possível e sempre objetivos em mente. Os dias possuem várias etapas: manhã, tarde e noite, que podem ser divididas com um mergulho noturno adicional, ou ser inteiramente dedicada a ganhar dinheiro no restaurante.
Esse é seu cotidiano: pesque mais para ganhar dinheiro, melhore a louça, administre o pessoal, alimente o gato, arranque o mato e investigue certos mistérios. Quando você acha que o jogo já se esgotou, vemos novas atividades surgindo do nada, mas é isso que evita a repetição e te motiva a redobrar esforços para atender seus objetivos no título.
Mergulho relaxante
Como dito na introdução, Dave the Diver é um jogo que emana simpatia. Pela sua temática, direção artística, narração, personagens e, claro, pela generosidade da sua jogabilidade. Com tanta riqueza, é uma pena que a história principal seja curta, mas esse é um game que sempre vai estar lá pra te levar para um mergulho gostoso e relaxante.
Dave the Diver é um típico jogo feito pra você curtir sem se irritar. Jogue no seu ritmo e admire aquela bela ilha, enquanto explora o Buraco Azul do mar. Na minha experiência, esse jogo serviu muito pra relaxar um pouco antes de dormir. Dito isso, é um dos grandes jogos “menores do ano”, e você certamente deveria testá-lo!
Cópia de Switch cedida pelos produtores
Revisão: Julio Pinheiro