Dead by Daylight, o principal expoente do terror assimétrico, está recebendo Alan Wake Chapter como uma atualização incremental de seu trigésimo capítulo. Além de chamar atenção para Alan Wake 2, que precisa de um reconhecimento maior por parte do grande público, o pacote de DLC traz um sobrevivente inédito para o game online da Behaviour Interactive.
Desenvolvimento: Behaviour Interactive Inc.
Distribuição: Behaviour Interactive Inc.
Jogadores: 1-5 (online)
Gênero: Terror
Classificação: 18 anos
Português: Interface e legendas
Plataformas: PC, PS4, PS5, Switch, Xbox One, Xbox Series X|S
Duração: Sem registros
Um escritor e uma policial em fuga
Sem contar com um novo matador, o capítulo de Alan Wake põe o autor dos livros de Alex Casey para fugir de assassinos na Névoa em diversas formas: em sua aparição no primeiro jogo da franquia, quando desapareceu de Bright Falls, e em sua versão mais atual, baseada no segundo título da série, no qual ele tenta escapar do Lugar Escuro.
Scratch, o doppelganger maligno de Alan, marca presença no game – mas não como um assassino, infelizmente. Além do escritor, esse capítulo oferece Saga Anderson como uma skin alternativa, dando a oportunidade de colocar a agente do FBI para também fugir das ameaças presentes no título.
Alan, interpretado pelos atores Matthew Porretta e Ilkka Villi, recebeu um design mais cartunizado em Dead by Daylight, sem a mesma fidelidade técnica imposta pela Remedy em Alan Wake 2. No entanto, o mesmo não pode ser dito sobre Saga Anderson, que é retratada em DBD com uma representação realista, condizente com sua aparição no jogo.
Boas vantagens
Em termos de gameplay, Alan tem vantagens relacionadas à sua infame lanterna, capaz de cegar os vilões e imbuir uma lentidão adicional neles. O escritor possui um bônus de iluminação, que amplia a visibilidade de geradores e baús nos mapas para os outros membros da equipe, além de uma vantagem para os momentos em que está ferido, com testes de perícia que surgem mais rapidamente e com uma penalidade inferior em caso de erro.
Alan é um bom sobrevivente com vantagens interessantes, que o tornam numa opção viável para os confrontos de inteligência e sagacidade contra os assassinos do jogo. E claro, suas habilidades são úteis na construção de builds para outros personagens, já que elas podem ser utilizadas pelo restante do elenco após ganhar status de prestígio com o autor.
Uma boa homenagem
Alan Wake é uma excelente adição para as incessantes perseguições do jogo. Entretanto, é uma pena que as adições tenham ficado restritas a apenas um único sobrevivente, pois seria ótimo ter a cidade de Bright Falls jogável em Dead by Daylight.
Cópia de PC cedida pelos produtores
Revisão: Ailton Bueno