Deadcraft capa

Review Deadcraft (Switch) – A fazendinha pós-apocalíptica com zumbis

Em um campo, como o gênero de jogos de fazendinha, que é tomado por Story of Seasons e similares, há muito espaço para mais títulos tentarem obter seu lugar ao sol neste estilo extremamente cativante. Deadcraft veio das mãos de um estúdio grande, que também é responsável pela série Rune Factory, e tenta fisgar esses fãs de games agrícolas em seu mundo pós-apocalíptico que lembra muito Mad Max. O que essa mistura nos reserva?

Desenvolvimento: Marvelous, FIRST STUDIO
Distribuição: Marvelous, XSeed
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Arcade, Simulação
Classificação: 14 anos
Português: Não
Plataformas: PC, Switch, Xbox One, PS4
Duração: 18.5 horas (100%)

O zumbi meio-homem

Reid pode virar um zumbi se não vigiar sua barra de zumbificação
Reid pode virar um zumbi se não vigiar sua barra de zumbificação

A história se passa em um universo pós-apocalíptico, no qual todos lutam por suas próprias vidas, enfrentando zumbis vagando diariamente enquanto procuramos comida e materiais para itens fabricáveis. Jogamos como um rapaz de nome Reid que é meio homem e meio zumbi, e ele acorda em uma casa abandonada depois de ser espancado por uma espécie de zumbi gigante com aparência monstruosa. Depois disso, ele recebe ajuda de Venom, que mora em um local chamado Ark, o qual é governado por alguns punks ameaçadores e seu chefe Brendon.

A jogabilidade segue um ciclo diário de coleta de materiais, criação de coisas, cumprimento de missões principais e menores para NPCs e prosseguimento na história. O protagonista tem quatro barras diferentes para você acompanhar: fome, reabastecida por comida e todo tipo de coisas comestíveis nojentas que você possa imaginar; sede, saciada com água potável e outros líquidos horríveis e imundos; saúde, que leva ao fim de jogo quando fica vazio; e resistência, que é usada como fonte de ataques, corridas e consome saúde quando chega a zero.

As mecânicas de fazenda e crafting são bacanas
As mecânicas de fazenda e crafting são bacanas

Podemos reabastecer os dois últimos status citados dormindo na cama em casa ou em acampamentos “de bolso”, desde que tenhamos fome e sede suficientes para que a barra seja preenchida de acordo. Caso contrário, apenas uma pequena parte deles aumentará. Há também algumas mecânicas de batalha que podemos utilizar, como o ataque principal e básico pressionando ZR que usa suas armas principais para realizar um movimento, enquanto o botão L ativa os ataques com poder zumbi que usarão sua barra de zumbificação. Esta barra sobrenatural é reabastecida à medida que comemos partes de zumbis ou bebemos seu sangue, e enchê-la fará com que você ande lentamente como um zumbi até que os efeitos desapareçam.

Podemos aumentar a quantidade de tempo que nossas barras de status se esgotam gastando pontos no menu de habilidades, e esses pontos são obtidos simplesmente derrotando inimigos, fazendo atividades relacionadas à agricultura ou coletando materiais ao redor. Além disso, existem as mecânicas agrícolas, que são bastante simples mas úteis, e funcionam como nossa principal fonte de dinheiro, pois é muito rápido lucrar com a venda de colheitas. Também é possível regar plantações com sangue de zumbi, o que as transformará em versões híbridas de si mesmas.

Através do menu de habilidades também é possível desbloquear novas fontes de criações ​​específicas, como a fogueira que funciona como local para cozinhar, o armazém para armazenar nossos materiais – que podem ser usados ​​diretamente de lá para criar coisas sem precisar colocar em seu bolso -, ou outro terreno para plantar colheitas extras. Nossas habilidades agrícolas também podem ser aprimoradas, para que possamos aumentar nosso alcance durante a rega das plantações ou o cultivo da terra.

Pegando no pé dos problemas

Brendon é o punk dono do pedaço
Brendon é o punk dono do pedaço

Deadcraft é um jogo magnífico quando se trata de mecânicas agrícolas e upgrades, mas o mesmo não pode ser dito sobre o resto. Os NPCs são não-relacionáveis ​​e sem graça, e o mesmo vale para os principais personagens que são essenciais para o enredo. As missões são bastante repetitivas, embora nos dêem uma quantidade razoável de dinheiro e materiais úteis, e normalmente giram em torno de coletar itens e entregá-los aos solicitantes – missões de busca e entrega, basicamente. O cenário principal também é muito repetitivo e cansa rapidamente, sem contar que não é nada atraente o fato de que leva muito tempo para desbloquearmos um novo mapa para explorarmos.

Também não há como salvar o jogo no meio do nada, pois ele conta com o salvamento automático além de algum caderno de anotações localizado em sua casa e outro na cidade. Além disso, se você quiser descansar para restaurar seu status, terá que voltar para casa ou usar um item de viagem rápida, que acabou sendo útil, mas ainda é uma tarefa árdua ter que fazer isso obrigatoriamente todos os dias – a menos que você beba um líquido que reabasteça sua resistência, mas ele também prejudica sua saúde.

O combate é variado, mas vagaroso
O combate é variado, mas vagaroso

A batalha também é complicada e não é grande coisa. Usar coisas secundárias durante os confrontos, como zumbis com torretas que podem ser colocados, parece uma ocasião muito rara no mau sentido. Você pode plantar cadáveres e convertê-los em objetos ofensivos para que possam se transformar em aliados para ajudá-lo no meio das batalhas, no entanto, eles são extremamente fracos e destruídos facilmente pelos inimigos. Isso é bem indigno, já que esses itens consomem muitos materiais e tempo. Além disso, há momentos importantes em que não podemos nos equipar convenientemente antes do início da batalha, pois não há lojas nas proximidades.

Boa tentativa, mas não foi o suficiente

Deadcraft, sem exageros, é um jogo de fazendinha pós-apocalíptico bastante legal que tenta fazer várias coisas ao mesmo tempo. Embora a mecânica agrícola e o crafting sejam legais e eu ter me divertido muito com elas, não posso dizer o mesmo sobre o resto. Como mencionado anteriormente, a história é fraca, os personagens são sem graça, além de que as missões são muito repetitivas e envolvem muitas fetch quests para prosseguir na história.

Felizmente, os desenvolvedores podem nos dar uma continuação de Deadcraft no futuro ou um título totalmente novo, e remover ou melhorar as mecânicas de batalha e essa quantidade um tanto quanto inflada de coisas para se preocupar ao mesmo tempo. Dito isso, recomendo este game se você é fã de realizar upgrades em seu personagem, plantar sementes e coletar materiais, mas esteja ciente da tarefa maçante que são as missões e os personagens nada relacionáveis.

Cópia de Switch cedida pelos produtores

Deadcraft

6.5

Nota final

6.5/10

Prós

  • Mecânicas de fazendinha são divertidas
  • Upgrades e crafting são interessantes e recompensadores
  • Temática única para um jogo de fazenda

Contras

  • Não podemos salvar a qualquer momento
  • Game over restaura ao último ponto de salvamento
  • Mecânicas de combate variada, mas maçantes
  • Leva muito tempo para desbloquear um cenário novo
  • História e personagens sem graça