review-deep-rock-capa

Review Deep Rock Galactic (Xbox One) – A união faz a força

Deep Rock Galactic é um jogo de tiro em primeira pessoa de ficção científica, desenvolvido pela Ghost Ship Games, que nos coloca na pele de anões durões pra lá de sinistros em busca de minérios em cavernas totalmente destrutíveis infestadas de aliens horrendos.

Vale destacar que o jogo suporta o recurso Play Anywhere da Microsoft. Ou seja, comprando na Windows Store ou no Xbox One, é possível rodar o jogo no console ou PC com a mesma licença.

Desenvolvimento: Ghost Ship Games
Edição: Coffee Stain Publishing
Jogadores: 1 (local) e 1-4 (online)
Gênero: Tiro, Multiplayer, Ação
Classificação indicativa: 14 anos
Português: Legendas e Interface
Plataformas: PC e Xbox One
Duração: Sem registro

Mineração espacial

Em Deep Rock Galactic devemos adentrar as profundezas de um planeta em algum lugar no espaço, em busca de minérios valiosos, seja com a ajuda de amigos ou explorando solitariamente arriscando nosso pescoço.

No jogo existem anões fazendo uma das coisas que eles fazem de melhor: minerar e matar monstros!

Ao se completar o objetivo da missão, é necessário à cápsula de embarque. Acontece que há um tempo limitado para voltar, e, se não conseguirmos, seremos deixados para virar refeição de alien, criando uma grande tensão em todo final de missão.

Anões para todos os gostos

Existem quatro classes de mineradores, cada qual com suas peculiaridades:

  • Perfurador, que estará equipado com um conjunto de perfuratrizes e com um belo lança-chamas para o serviço pesado.
  • Engenheiro, o qual carrega uma arma que atira plataformas escaláveis, e possui torretas automatizadas para reforço, além de uma bela espingarda e um lança granadas.
  • Escoteiro está equipado com um gancho, permitindo que você chegue a lugares de difícil acesso, tendo também um rifle de assalto e uma espingarda serrada.
  • Artilheiro, com grande capacidade genocida, que corta aliens com sua bela minigun.

As classes se complementam durante a jogatina, e todos os jogadores precisam se ajudar a se manterem vivos e iluminados – a iluminação nas cavernas se dá por meio de lanternas horríveis e sinalizadores. Aqui a união faz a força, e quanto mais entrosada for a equipe, melhores serão os resultados obtidos ao fim de cada expedição.

Lar doce lar

A nossa nave mãe é o porto seguro em meio à toda essa mineração e monstros brutais. É aqui que gerenciamos tudo que está disponível para os anões, e é possível mudar as classes, habilidades, equipamentos, missões e participar ou criar partidas online.

Existe Até um museu que é preenchido conforme subimos de nível com estátuas para homenagear a bravura dos nossos anões. Além do mais, temos diversos passatempos no mínimo interessantes, como beber, dançar, ou até mesmo jogar uma espécie de basquete com barris.

Desafios e personalização

Ao completarmos uma série de desafios durante as missões, são recebidos pontos que utilizados para desbloquear habilidades passivas e ativas para os anões, facilitando, e muito, as próximas expedições.

Para deixar nosso anão cada vez mais com “nossa cara”, podemos fazer uma série de modificações na sua aparência, mudando o cabelo, barba, a armadura e suas cores, e tudo quanto está disponível para adquirir com o dinheiro próprio do jogo, nada de dinheiro real aqui ou microtransações, cowboy.

Trabalhando duro

Estão disponíveis diversos tipos de missões a partir da nave mãe, desde resgate de equipamentos, coleta de ovos, caçada de aliens problemáticos, e o tipo mais comum que é coletar determinado tipo de minério. 

Tudo isso acontecendo nos mais diferentes ambientes, como cavernas gélidas, túneis vulcânicos repletos de monstros, sendo  possível até mesmo se meter em locais mais instáveis, correndo o risco de ser engolido por uma cratera ou morto por uma explosão de bolsa de gás a qualquer momento.

Diversão pra mais de horas

O ponto forte da obra é sem dúvidas o multiplayer – aliás, existe crossplay entre a versão de Windows Store e Xbox One. Jogando sozinho há a ajuda de um drone, o que deixa o gameplay muito bem balanceado, já que o mesmo é muito útil.

Mas é jogando com amigos que o jogo brilha, a diversão é absurda. Cada uma das missões é uma aventura única da qual vamos nos lembrar por muito tempo. Por fim, concluo que Deep Rock é o tipo jogo que faz valer a pena seu suado dinheiro.

Este review foi feito usando uma versão para Xbox One cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming Hong

Review Deep Rock Galactic

9

Nota Final

9.0/10

Prós

  • Conteúdo extenso
  • Personalização vasta
  • Mapas e missões diversificadas
  • Coop primoroso
  • Crossplay entre plataformas

Contras

  • Problemas de interface
  • Bugs de cenário
  • Tradução inacabada