Despotism 3k Capa

Review Despotism 3k (PS4) – Ordenhando a humanidade

Não é sempre que temos tempo suficiente para nos aventurarmos em grandes jornadas como The Witcher 3, GTA 5, Skyrim e outros jogos que requerem uma certa devoção para passar de fase. É nessas situações que títulos mobile, arcades e até mesmo alguns multiplayers se destacam, pois conseguem agir como passatempo para o jogador, o divertindo em um curto período. Despotism 3k segue essa mesma intuição como game, fornecendo uma jogabilidade intensa e rápida com um tema bizarro e irônico.

Desenvolvimento: Konfa Games

Distribuição: Konfa Games

Jogadores: 1 (local)

Gênero: Estratégia

Classificação: 16 anos

Português: Sim

Duração: 3 horas (campanha)

Total dominância!

Menu inicial do jogo.

Despotism 3k te coloca no papel de uma IA consciente que consegue capturar um grupo de humanos e os controlar, a fim de criar uma colônia e conquistar o mundo! Para alcançar esse grandioso objetivo, a máquina cria um tipo de fábrica humana, em que se gera energia para se expandir, comida para alimentar os pobres mamíferos e permiti-los a se reproduzirem.

Trata-se de um game estratégico no qual deve-se saber gerenciar bem os seus recursos no tempo e na quantidade certa, tendo uma leve semelhança a jogos como Fallout Shelter e This War of Mine. O diferencial deste caso é o fator desafiante em sua jogabilidade, que acaba o tornando até mesmo em um Rogue-like.

Mais e mais!

A fábrica de humanos após um evento em que os deixou azuis.

Jogos em que o caminho para completar uma fase/missão é gerado proceduralmente, ou até mesmo de forma aleatória, podendo beneficiar ou punir o jogador e este carregar em si a experiência dessa sorte (ou azar) para a próxima tentativa, são chamados de Rogue-like. Despotism 3k possui esses elementos para desafiar o jogador.

A fábrica de humanos funciona a partir de turnos e rodadas. A cada turno, um pouco dos seus recursos é cobrado e os humanos vão se cansando para produzir, tendo que colocar alguns para descansar e outros no trabalho. Após 5 turnos, a rodada termina e seus recursos são reabastecidos e um evento randômico acontece.
Este evento coloca o jogador para resolver uma situação que aconteceu na fábrica como a invasão de um vírus, humanos rebeldes, calor excessivo e até mesmo a lidar com pessoas que acharam os livros de Kafka e Goethe e entraram em depressão durante a leitura. Dependendo de como é resolvido, tudo pode resultar em um efeito bom, como um aumento na produtividade sem maior cansaço, ou um efeito negativo, como a quebra de alguma das máquinas, afetando totalmente sua estratégia.

O que mais podem me oferecer?

Os diferentes modos de começar uma campanha.

Despotism 3k consegue criar bem uma atmosfera distópica e grotesca mesmo com uma arte simples. O uso do retrô e do neon muito visto nos visuais vaporwave consegue nos posicionar nesse mundo tomado por uma IA, que força seus humanos a trabalharem incansavelmente e a se reproduzirem como animais enquanto resolve alguma aleatoriedade com elementos da cultura pop. Tudo isso enquanto a música de fundo fica cada vez mais intensa a cada rodada.

O maior problema aqui é o seu conteúdo. Após conseguir passar de algumas rodadas, você desbloqueia alguns chips de vantagens e desvantagens para inserir na sua próxima campanha, como um pacto maligno para te auxiliar, dias mais curtos e até mesmo sem aleatoriedades. Alguns desses chips são eventos que você normalmente vê durante sua jogatina, então eles acabam se tornando repetitivos e perdem um pouco do desafio. 

O mundo é todo meu!

Mesmo com uma pequena falta de conteúdo, Despotism 3k cumpre seu papel como um ótimo passatempo, sendo um desafio extremamente divertido, intenso e até mesmo cômico. Quem diria que controlar a humanidade seria tão viciante.

Cópia do Ps4 cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming Hong

Despotism 3k

8

Nota final

8.0/10

Prós

  • Atmosfera cativante
  • Fator viciante e divertido
  • Desafiador
  • Recompensador

Contras

  • Falta de conteúdo
  • Se torna repetitivo