Review-GTAVPS5-1

Review GTA V (PS5) – Uma atualização pontual para um clássico

Grand Theft Auto V chega oficialmente aos novos hardwares da Sony e da Microsoft, com melhorias pontuais muito bem-vindas, mas que não justificam um terceiro lançamento do jogo.

Desenvolvimento: Rockstar North
Distribuição: Rockstar Games
Jogadores: 1 (local) e 1-30 (online)
Gênero: Ação
Classificação: 18 anos
Português: Legendas e interface
Plataformas: PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S
Duração: 32 horas (campanha)/79 horas (100%)

Um breve olhar sobre a campanha

Franklin caminhando pela rua

O modo Campanha de GTA V traz três protagonistas jogáveis: Michael, um bandido aposentado que busca paz e tranquilidade para sua vida; Franklin, um jovem de origem humilde com aspirações ao sucesso e disposto a arriscar tudo para conseguir mudar de vida; e Trevor, um psicopata excessivamente maluco que conquistou o público por conta de sua imprevisibilidade.

A maior novidade do modo História de GTA V consistia no sistema de troca de personagens em tempo real. Há uma trama geral que envolve os três protagonistas, e tramas paralelas, acontecimentos e momentos específicos para cada um deles. Com habilidades distintas e que diversificam a jogabilidade e os momentos de ação e pilotagem de veículos, a alternância entre personagens é um fator positivo para GTA V, embora tenha recebido algumas críticas por descentralizar a história e dificultar a criação de laço entre jogador e protagonista. Pessoalmente, adoro Franklin e suas lutas diárias para ascender na vida, mas detesto a psicopatia de Trevor. 

A diversidade de missões, atividades secundárias como tiro ao alvo, golfe, tênis e corridas, bem como missões secundárias de tipos variados e encontros aleatórios com NPCs por toda Los Santos, faz com que GTA V seja um dos jogos mais detalhados e ricos em conteúdo. Nisso, até certo ponto, o jogo segue sendo um dos juggernauts da indústria.

Glamour, armas e uma vida paralela em GTA Online

Dirigindo caminhão de muambas online

GTA Online é o grande trunfo da Rockstar Games desde o lançamento original de GTA V, lá em 2013. Nenhum título lançado pela companhia fez tanto sucesso quanto a modalidade online encontrada aqui.

A quantidade de conteúdo disponível atualmente, quase nove anos após seu lançamento, torna GTA Online a experiência multiplayer definitiva de Grand Theft Auto. Missões cooperativas, disputa entre gangues, corridas em todos os tipos de veículo e circuitos possíveis e modos clássicos como mata-mata em equipe são apenas uma fração do que a Los Santos online oferece. Incrementando ainda mais as opções, é possível jogar conteúdos criados pelos próprios usuários, diversificando ainda mais o leque de atividades disponíveis para ganhar dinheiro e pontos de reputação (RP).

GTA Online recebeu várias atualizações substanciais, que adicionaram novas missões, atividades coletivas, cooperativas e competitivas, opções de customização de veículos e até mesmo carreiras profissionais para serem seguidas. Que tal gerir uma rede de boates de luxo e lavar dinheiro enquanto isso? Ou então usar bunkers militares abandonados como base operacional de um esquema de tráfico de armas? Talvez usar uma rede de contatos para traficar muambas? Tudo isso pode ser realizado pelo jogador que, ao mesmo tempo que cumpre suas tarefas relacionadas à sua carreira, precisa lidar com os outros jogadores, que podem atacar seus negócios e prejudicar seus ganhos. Tudo isso em tempo real.

Construir um império do crime regado a dinheiro e reputação é algo que pode ser feito de inúmeras maneiras, e isso torna GTA Online uma experiência extremamente divertida, variada e rica em conteúdo.

Modernizando o que já era moderno

Dirigindo um carro de uma gangue rival

As melhorias trazidas pela Rockstar com esse lançamento nativo de GTA V para PS5 e Xbox Series S/X são extremamente pontuais. A principal novidade é a presença de três modos gráficos novos: Fidelidade, Desempenho e Desempenho com Ray Tracing. O modo Fidelidade traz uma experiência tradicional, e mescla sombras de Ray Tracing com resolução em 4K a 30 quadros por segundo. Desempenho foca em uma resolução de 1440p a 60 quadros por segundo, enquanto Desempenho com Ray Tracing oferece as mesmas especificações com a adição de sombras de Ray Tracing. 

Para o entendimento: Os modos Fidelidade e Desempenho RT trazem sombras muito mais realistas para o mundo aberto. Todas as sombras geradas pela luz natural do sol do jogo apresentam formatos mais difusos e são projetadas de acordo com a distância real do objeto, com bordas mais suaves para objetos com origem mais distante. A maior diferença entre ambos está na taxa de quadros e na resolução. A bem da verdade, Fidelidade é uma experiência muito semelhante ao que já está disponível no PS4. O grande trunfo dessa atualização é a taxa de 60 quadros por segundo. Sacrificar resolução mais nítida por uma jogabilidade mais fluida é justificável, nesse caso.

Trotando sob a chuva em GTA Online

No que diz respeito ao desempenho, nenhum dos modos deixa a desejar. Sendo assim, com todos os benefícios que o modo Desempenho RT traz, é inegável que ele é a experiência mais indicada. A taxa de quadros se mantém firme e estável, com uma qualidade de imagem bonita e elementos visuais de sombra realistas que agregam valor à apresentação visual.

Embora a Rockstar afirme que a nova versão de GTA V também traz texturas atualizadas, em diversas situações, especialmente em cenas de corte com objetos e personagens bem próximos da câmera, é possível identificar algumas texturas de baixa resolução, ou com nível de detalhes e complexidade menores. É claro que, tratando-se do segundo relançamento de um jogo de 2013, é completamente aceitável que os visuais não sejam excessivamente repaginados. Mas os sinais da idade são visíveis em GTA V, embora sejam sinais sutis.

Já estamos prontos para GTA VI

GTA V chega à geração atual com atualizações pontuais, mas bem-vindas. Dirigir por Los Santos a 60 quadros por segundo é uma experiência que eu, consolista de carteirinha, não esperava ter com GTA V nos consoles. Com um desempenho técnico bacana assim, fica fácil rejogar a campanha uma terceira vez e mergulhar no mundo do crime em GTA Online e toda sua gama de conteúdos disponível.

É importante ressaltar que essas novas atualizações não trazem adições imponentes de conteúdo ao modo História. A campanha certamente é memorável e tem uma qualidade ímpar, tanto pela variedade de missões e atividades secundárias quanto pelos diálogos e relacionamento entre os três protagonistas. É, no entanto, um conteúdo mais atraente para quem não teve uma experiência completa com ele em versões anteriores. Para quem já passou pelas desventuras de Franklin, Michael e Trevor, o incentivo de encarar dezenas de horas novamente é bem pequeno.

Conforme o tempo passa, mesmo com todas as atualizações interessantes de GTA Online, fica claro que a indústria e o público estão mais do que prontos para uma nova aventura singleplayer, seja na forma de um Grand Theft Auto VI ou algum jogo com subtítulo como nos saudosos tempos de PS2 e Xbox.

Cópia de PS5 cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming Hong

Grand Theft Auto V

8

Nota final

8.0/10

Prós

  • Melhorias pontuais, mas funcionais
  • Desempenho técnico de qualidade e estável
  • Quantidade de conteúdo offline e online disponível
  • Finalmente 60 quadros por segundo nos consoles

Contras

  • Melhorias poderiam ter vindo sem nenhum custo aos jogadores que já tinham GTA V