Título do jogo

Review Devil May Cry 5 Special Edition (PS5) – Irmãos novamente em ação

Devil May Cry 5 está de volta mais uma vez, e mais frenético do que de costume. O título foi um grande sucesso da Capcom, considerado por muitos como o retorno da empresa à época de ouro, especialmente pelo lançamento próximo de Resident Evil 2 (2019). Anunciado inesperadamente aos fãs na conferência da Sony para o Playstation 5, a versão especial conta com conteúdo extra que deixou muita gente animada para jogar novamente – e que será o foco desta análise. Obs.: as imagens capturadas foram feitas com Ray Tracing em modo Performance (60 fps)

Desenvolvimento: Capcom

Distribuição: Capcom

Jogadores: 1 (local)

Gênero: Ação

Classificação indicativa: 16 anos

Português: Legendas e interface

Plataformas: PS5 e Xbox Series X/S

Duração: 8 horas (campanha)

O segundo filho de Sparda

A principal novidade de Devil May Cry 5 Special Edition que deixou os fãs em histeria foi o aparecimento de Vergil, como personagem jogável e favorito de muitos. As mecânicas são bastante similares às de Devil May Cry 4 e traz três armas para utilização desde o início de sua história.

A Yamato, primeira arma e padrão do irmão de Dante, possui cortes longos de longo alcance que, em conjunto com o teleporte, garante combos duradouros e perfeitos para reações rápidas, caso o inimigo ataque e você precise desviar. A Beowulf é uma garra de pés e mãos que garante um dano maior, porém feita para batalhas corpo-a-corpo. Por fim, temos a Mirage Edge, que é a arma mais rápida. Cada uma tem um golpe finalizador diferente e pode ser usada em conjunto com o Devil Trigger, que invoca um clone holográfico e invulnerável de Vergil.

Vergil em pose de espera (idle)

Infelizmente, como de costume da série, quando há um personagem novo jogável, as fases são reaproveitadas e poucas cutscenes com história são adicionadas, e não é diferente neste caso. Há apenas um vídeo introdutório e outro para o final, que é uma batalha também alterada para fazer sentido à história de DMC5.

A campanha funciona praticamente da mesma forma que Nero. Em alguns pontos há missões secretas para serem completadas, recompensando o jogador com um orbe azul ou roxo para aumentar sua barra de vida ou Devil Trigger. As compras de habilidades também estão disponíveis, basta encontrar a estátua dos deuses pelo caminho ou o trailer de Devil May Cry próximo de chefes.

Vergil quebrando uma fonte de orbes. Bata em um curto período para receber muitos deles

O destaque diferenciado aqui fica por conta das mecânicas da barra de concentração. Conforme você cria combos melhores ou mantém o botão de fixar alvo ativo antes de atacar, a barra começa a aumentar e oferece um aumento no dano causado, podendo também liberar a forma mais poderosa de Vergil conhecida como Sin Devil Trigger. Ele permite utilizar movimentos exclusivos ou executar um golpe final extremamente poderoso, imprescindível para derrotar chefes em dificuldades mais altas. Alguns movimentos do Sin Devil Trigger estão disponíveis para a forma normal quando atingir a barra no nível 2, caso queira gastá-la.

Outra alternativa muito boa para utilizar a barra de concentração cheia é o World of V, em que o personagem perfura a si mesmo com a Yamato para se desvencilhar de seu corpo e transformar-se em V, atacando por um breve período de tempo com seus animais invocados. Conforme inimigos são atingidos, orbes verdes cairão no cenário para recuperar sua vida, sendo excelente de se utilizar em uma situação de extrema emergência.

Vergil arremessando um inimigo para cima

Adições na campanha convencional

Aleḿ da adição de Vergil, os outros modos também tiveram conteúdo extra. Agora há a dificuldade Cavaleiro Negro Lendário para todas as campanhas, que aumenta consideravelmente a quantidade de monstros por horda a um nível que lembra jogos estilo Musou, como Dynasty Warriors. Além disso, a quantia de vida perdida ao sofrer um golpe é grande, exigindo que você tome cuidado e mantenha os combos por mais tempo.

Também temos o modo Palácio Sangrento, já conhecido pelos veteranos da série. O objetivo é derrotar ondas de inimigos antes que o tempo acabe, ganhando tempo extra conforme encerra e há outros bônus também, como completar sem tomar dano. Vergil também está jogável neste modo em uma categoria própria, mas ambos só podem ser acessados ao completar o jogo com qualquer personagem uma vez.

Foto de um dos chefes do jogo

Na velocidade dos raios de luz

A nova geração de consoles trouxe novidades excelentes para Devil May Cry 5. Graças ao SSD de altíssima velocidade, as telas de carregamento relativamente longas da versão original foram praticamente aniquiladas, passando para míseros três ou quatro segundos. A tela em si ainda existe e você pode ler as dicas, mas também há a opção nas configurações para passar automaticamente sem precisar apertar o botão X.

Também temos a implementação de Ray Tracing, o grande destaque que todos estão comentando o tempo todo atualmente. A implementação aqui não garante incríveis reflexos nos vidros de construções como Spider Man Miles Morales, mas sim uma grande melhora nos reflexos em poças de água, sangue e iluminações dos raios de sol, deixando os gráficos incrivelmente bonitos. 

Foto com poças de água para mostrar o Ray Tracing

Caso ative este modo em seu potencial máximo (com resolução 4K nativa), a taxa de quadros por segundo será limitada em apenas 30 fps. Porém, você também poderá escolher entre resolução 1080p com 60 fps ou simplesmente desligar o efeito, oferecendo taxas ainda maiores e resolução full HD. Por conta da quantidade de informação simultânea na tela, o Ray Tracing será desligado se iniciar o jogo na dificuldade Cavaleiro Negro Lendário ou no modo Turbo, que aumenta a velocidade do jogo em 20%.

A versão de Playstation 5, por conta do controle DualSense, possui mais um detalhe extra exclusivo da plataforma. Ao jogar com Nero e apertar L2 para executar o comando Exceed, os gatilhos adaptáveis entram em ação e deixam o botão mais resistente para que o jogador pressione com mais força, imitando o acelerador de uma moto e oferecendo uma maior imersão no jogo.

Foto com raios de luz refletinho no ambiente

A versão definitiva de fato

A quantidade de conteúdo desta versão mostra que Devil May Cry 5 Special Edition é a versão a ser adquirida por todos que querem aproveitar o jogo ao máximo ou que nunca tiveram contato antes. Vários conteúdos anteriormente pagos estão disponíveis logo ao abrir o título pela primeira vez e com certeza garantirão várias horas de diversão e ação frenética.

Apesar de muito bom, para quem já possuir a versão original com os DLCs só fará sentido adquirir a nova se quiser eliminar o tempo de carregamento ou se aventurar mais uma vez na história dos filhos de Sparda, além de obviamente já possuir um console da nova geração. Apesar de Vergil ser o principal ponto de venda desta edição, ele estará disponível na versão padrão como conteúdo pago ao lançar Devil May Cry 5 Special Edition em disco para PS5 e XBOX Series S/X em 1 de dezembro de 2020.

Cópia de PS5 cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming Hong

Devil May Cry 5 Special Edition

9

Nota final

9.0/10

Prós

  • Retorno dos modos extras clássicos
  • Aproveita bem as funções da nova geração
  • Jogar com Vergil é muito divertido

Contras

  • Poucas cutscenes contando a história de Vergil