review-dongo-adventure-switch-capa

Review Dongo Adventure (Switch) – A falha jornada de um pobre rato

Dongo é um projeto que estava sendo desenvolvido há dois anos por dois irmãos brasileiros, Paulo Ricardo e Paulo Henrique Ribeiro. O jogo foi feito usando um software livre bastante famoso no cenário de modelagem 3D, o Blender.

O programa já demonstrou seu poderio como engine para games em alguns títulos anteriormente, como o famoso indie de 2009 “Yo Frankie!”. Apesar disso, Dongo Adventure mostra que uma boa ferramenta não é o suficiente se você não tiver boas ideias e execuções.

Desenvolvimento: QUByte Interactive
Distribuição: QUByte Interactive
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Plataforma
Classificação indicativa: Livre
Português: Não
Plataformas: PC e Switch
Duração: Sem registros

Sem introdução

Dongo pensando no que poderia ter sido

Em Dongo Adventure você controla o ratinho Dongo e sua premissa é bastante direto ao ponto, porém no mau sentido. No menu principal existem só as opções de iniciar o jogo ou ver os controles. Ao iniciar a aventura, o jogador é lançado à seleção de fases num mapa para selecionar a primeira delas.

As formas de se jogar em Dongo Adventure são bastante simples e usam mecânicas já vistas em títulos do mesmo gênero, então não existe nada especialmente pensado para o jogo que vá além do básico ou do batido. Não que isso seja ruim, mas acaba se tornando quando é mau executado.

É possível andar, correr – de uma forma bastante imprecisa – sem sentimento de aceleração, empurrar latas, pular em alavancas para desligar mecanismos que causam dano, coletar e arremessar queijos, e pular em inimigos. Estes últimos podem morrer com 3 pulos em sua cabeça ou então levando alguns arremessos de queijo. Mesmo assim, muitas vezes o jogador vai perceber a facilidade de errar os alvos ao tentar usar o ataque incrivelmente impreciso e quase inútil do personagem.

Existe um checkpoint em cada fase, e ainda bem já que a frustração para terminar todas é imensa. Quando finalmente é possível de se chegar ao final de alguma fase, o sentimento que fica o tempo levado foi bem maior do que deveria, e a culpa não foi do jogador – acredite.

Polimento, por favor

Sim, o jogo sofre de vários erros, e o maior deles é sua falta absurda de polimento. São detalhes cruciais, e para olhares até menos críticos faz uma baita diferença no produto final. Para começo de conversa, o personagem principal tem vários problemas de animação e colisão como um todo, além de possuir um hitbox bastante estranho que faz com que ele fique andando em pleno ar por diversos momentos – principalmente empurrando objetos.

Dongo e o esgoto

Toda vez que o protagonista pula ele emite um som bastante irritante, e não há como desabilitar isso de forma alguma, já que não há controles de voz, música e efeitos sonoros. Zero ajustes. Existem também cenários com grama em frente à câmera que atrapalha a própria jogabilidade e até mesmo de enxergar os inimigos ou o próprio personagem.

Durante a navegação do mapa, você percebe que o protagonista pode escutar as mesmas ações que são permitidas durante o jogo, até mesmo a de lançar um queijo está presente, mas é notório que foi feito algo para cortar a animação antes que esta chegue até o final e o queijo seja arremessado – provavelmente uma “solução rápida”.

A fase do rock 'n' roll

O “chefão” da última fase carece muito de uma apresentação e feedback visual para deixar claro que ele é realmente o desafio final, por isso fiquei bastante perdido no fim do jogo por simplesmente ter sido lançado na fase sem explicação nenhuma. Por fim, algumas músicas são enjoativas e totalmente deslocadas da temática do jogo, existindo até mesmo um rock pesado completamente sem contexto tocando ao fundo na segunda fase.

Até poderia ser bom

Dongo Adventure me passa uma sensação bem estranha. Tive a paciência o suficiente de chegar até o fim do jogo, e olha que sua duração não é nada curta: são apenas 5 fases ao todo.

Porém, como falei anteriormente, o jogador vai acabar levando bem mais tempo por conta dos inúmeros problemas que o jogo possui. Dongo Adventure poderia ter sido algo realmente bom mesmo com sua simplicidade, mas parece mais um resultado de um produto feito bastante às pressas de ser lançado. Tudo por aqui precisa urgentemente de um polimento, já que parece algo na versão beta.

Dongo Adventure

2

Nota final

2.0/10

Prós

  • Personagem carismático

Contras

  • Simples até demais
  • Hitbox falho
  • Level design ruim
  • Gráficos muito abaixo da média
  • Bugs e problemas irritantes