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Review Dragon’s Dogma 2 (Xbox Series X) – Uma luta contra a farsa e seu próprio destino

Dragon’s Dogma 2 finalmente veio ao mundo, para a alegria de seus fãs. Depois de longos 12 anos de espera, o mais novo lançamento da Capcom atingiu muitos pontos de sucesso e conquistou novamente o gosto dos jogadores. Mas será que, apesar de tudo isso, temos aqui um jogo ideal para você?

Desenvolvimento: Capcom

Distribuição: Capcom

Jogadores: 1 (local)

Gênero: Ação, Aventura, RPG

Classificação: 16 anos

Português: Legendas e interface

Plataforma: Xbox Series X|S, PC, PS5

Duração: 22 horas (campanha)

Aquele que tem a marca do dragão

Explore lugares escondidos

Como Dragon’s Dogma 2 está basicamente atuando como um soft reboot para a franquia, a premissa do jogo original também foi aplicada na história desta sequência. A trama gira em torno de seu personagem, chamado de Nascen. Neste mundo, os dragões são vistos como um sinal do fim dos dias, e a única esperança que há para derrotá-los é quem for escolhido com a verdadeira marca. Seu personagem, no entanto, começa sua jornada em uma prisão e sem lembranças do seu passado. 

O jogo não brilha pela originalidade de seu enredo, nem pela forma como o conta. Na maioria das vezes, somos agraciados com cenas bastante curtas que apresentam as apostas e a evolução do enredo, antes de nos enviar para os quatro cantos do mundo. Muitas vezes, as conversas que temos com os NPCs são encenadas de uma maneira bastante comum, que não ajuda muito a se sentir imerso no universo do game.

A noite esconde os maiores perigos

Quanto às missões em si, na maioria das vezes somos convidados a ir a um determinado lugar para fazer tal coisa com indicações vagas, o que pode ser um pouco confuso para os jogadores novatos. Na realidade, essas missões principais servem apenas como uma força para nos impulsionar a explorar o universo do jogo e também para desfrutar de uma das maiores qualidades do título: sua sensação de liberdade.

Seja dia ou noite, o perigo permanece

Nunca lute sozinho

Os desenvolvedores focaram bastante nas mecânicas de combate e exploração, e vemos como isso se beneficia em um sistema de combate particularmente caprichado. No início, depois de criar seu personagem através de uma das ferramentas de criação mais abrangentes dos últimos anos, você escolhe sua classe. Embora você tenha apenas quatro no início, você desbloqueia mais à medida que a aventura progride, incluindo as formidáveis classes duplas. E, claro, a boa notícia é que você pode mudá-las à vontade indo para uma guilda.

A jogabilidade é um verdadeiro sucesso pelo seu dinamismo, pela variedade de habilidades oferecidas e pelo fato de que cada classe é realmente única por suas particularidades. Isso resulta em encontros espetaculares, nos quais o jogador se sente poderoso especialmente graças ao cuidado dado às animações e efeitos de magia. Tudo é ainda mais satisfatório por conta do comportamento dos inimigos, que muitas vezes são inteligentes e dão um tempo difícil, especialmente quando estão em menor número.

Alguns biomas possuem inimigos únicos

Temos os peões que são, na verdade, companheiros gerenciados por inteligência artificial que te seguem constantemente. No início do jogo, você cria seu próprio peão, que irá acompanhá-lo durante toda a aventura e cujo personagem você pode até escolher, influenciando seu comportamento em combate. Ele nos seguirá em todos os lugares, mas isso não é tudo, pois é permitido recrutar dois outros peões online que foram criados pelos jogadores e formar uma equipe completa.

Os peões podem te dar muitas informações, desde os pontos fracos dos inimigos até indicações para encontrar lugares interessantes, ou até mesmo informações para avançar em uma missão. Um detalhe muito interessante é que um peão pode passar para o jogo de um jogador o que ele aprendeu ou descobriu no de outro. Além de poderem dar ordens aos peões, eles são mais falantes do que no primeiro jogo e até interagem entre si, o que os torna ainda mais animados e cativantes. Em suma, os peões já eram o ponto forte do primeiro título e estão melhores ainda nessa sequência.

As vezes você precisa enfrentar dois chefes de uma vez

O mundo aberto também é muito bem projetado para recompensar a exploração. Não importa a direção que você vá, certamente haverá algo interessante para encontrar. É como Elden Ring, com um mapa cheio de coisas para encontrar, mas não de uma forma que seja prepotente. Os monstros também sentem que realmente vivem neste mundo em vez de apenas ocupar um espaço. Você geralmente encontrará coisas como Harpias em áreas altas porque seus ninhos estão próximos ou talvez você encontrará alguns Saurianos porque resolveu explorar uma região próxima de rios. É uma experiência muito satisfatória e que a torna verdadeiramente imersiva.

No auge de sua aventura

Morrer e ser ressuscitado por ele

O motor gráfico é a RE Engine, o mesmo utilizado nas principais franquias da Capcom, que entrega panoramas magníficos em várias ocasiões, dando um charme único à aventura. Graças a uma interface bastante organizada, você pode desfrutar destas paisagens ainda mais em ambientes naturais verdadeiramente incríveis e realistas. Várias vezes fiquei surpreso com a renderização no horizonte ao ponto de dar vontade de ir ver o que está lá. Mesmo de perto, o jogo se sai muito bem durante os vídeos com animações faciais e rostos particularmente bem feitos. 

No entanto, se visualmente o jogo se sai notavelmente bem, não se pode falar o mesmo quando o assunto é a taxa de quadros, pelo menos no Xbox Series X, onde testei o jogo. Em muitas ocasiões, observamos que a taxa de quadros cai repentinamente, seja em certas cidades carregadas de personagens ou durante lutas com muitos inimigos, impondo monstros e feitiços em todas as direções. Acrescente-se a isso o fato de que a ação nem sempre é clara, especialmente por causa dos muitos efeitos, e devemos admitir que os confrontos às vezes são francamente confusos, ainda mais quando a taxa de quadros cai. Ainda assim, o título não oferece dois modos de exibição diferentes, como se tornou comum nos últimos anos. Assim, a técnica de Dragon’s Dogma 2 oscila entre belos panoramas, rostos bem-sucedidos e muita lentidão na cidade e em combate, pelo menos no Xbox.

Conclusão

Dragon’s Dogma 2 tem uma proposta única e interessante, mas não é um RPG para todos. Ao colocar a autonomia do jogador no centro da experiência, o jogo da Capcom oferece uma sensação de liberdade e um prazer de exploração sublimado por uma jogabilidade brilhante e um sistema de peões fascinante. Mas essa imersão a todo custo dá origem a escolhas de design desconfortáveis, mas deliberadas para tornar essa aventura incrível.

No entanto, a experiência ainda sofre com algumas falhas reais, como suas missões que são muito clássicas e nem sempre claras, suas lutas às vezes confusas e, principalmente, sua notável lentidão nos consoles. Em suma, Dragon’s Dogma vai encantar quem joga o game com sua proposta única e intransigente, mas vai deixar de fora aqueles muito acostumados com o confortos dos jogos modernos.

Cópia de Xbox Series X|S cedida pelos produtores

Revisão: Júlio Pinheiro

Dragon's Dogma 2

8.5

Nota final

8.5/10

Prós

  • Combate
  • Exploração
  • Trilha sonora

Contras

  • Quests
  • Desempenho