review-mlb-the-show-24-capa

Review MLB The Show 24 (PS5) – Melhora o que já era bom

Devo dizer que os jogos de esportes se preocupam bastante em simular a realidade da maneira mais fidedigna possível, e isso é alcançado com sucesso em MLB The Show 24. Muitas das coisas que já eram boas no game anterior continuam aqui, com algumas boas adições que lapidam a jogabilidade ainda mais. 

Desenvolvimento: San Diego Studio

Distribuição: Sony Interactive Entertainment 

Jogadores:  1-4 (local)

Gênero: Esporte

Classificação: Livre

Português: Não

Plataformas: PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S, Switch

Duração: 6 horas (campanha)

Imersão total

Imagem de uma tacada em MLB The Show 24.
A alcunha The Show não é a toa.

Um dos grandes baratos que MLB The Show 24 nos proporciona é a sua imersão total nas partidas. A sensação que temos é de estar, literalmente, jogando uma partida de beisebol televisionada com alguns dos melhores ângulos disponíveis. Além disso, os narradores e comentaristas são ótimos, o que agrega ainda mais nas partidas. O mais legal disso tudo é que não há cobertura apenas na liga principal, pois temos também nas ligas menores.

Quando criamos um personagem, que pode ter o nosso rosto ao inserir uma foto através do aplicativo do jogo, geralmente vamos jogar nessas ligas menores. E aqui há um outro grupo totalmente diferente de narradores e comentaristas, sempre fazendo pontuações pertinentes referente ao nosso desempenho no campo. Contudo, isso só pode ser apreciado por quem tem um domínio do inglês e também do linguajar usado no esporte. 

Já joguei muitos jogos esportivos na vida, mas MLB The Show 24 é, sem sombra de dúvidas, um dos melhores no quesito imersão e aproximação da realidade. Esse é um ponto extremamente importante para títulos desse gênero.

Pegando no taco

jogador aguardando o arremesso
Acertar um home run é sensacional.

Por mais que a apresentação seja excelente, a gameplay também se sobressai bastante. Para essa edição, tivemos a adição de novos tipos de arremessos, o que dá um maior repertório nas partidas. Além disso, diversas novas animações foram adicionadas ao repertório já presente no jogo, garantindo uma fluidez maior aos jogadores e também movimentos mais realistas.

O que mais me deixou empolgado com a jogabilidade de MLB The Show 24 foi a liberdade de montar o estilo de jogo com a minha cara, sem travas ou complicações. Na hora de jogar efetivamente, o título consegue agradar tanto aquelas pessoas que só querem tirar um lazer rápido, fazendo com que os jogadores façam arremessos e cobertura automática, até quem quer se sentir em campo, tomando todas as decisões e fazendo as combinações pedidas.

Agora, é preciso dizer aqui que quando acertamos um home run com aquela tacada bem feita, o controle brilha de forma levemente contínua e o som que faz também é diferente de quando damos uma tacada comum. O mesmo vale para quando vamos arremessar, já que essa também é uma parte crucial do jogo, mas sem a vibração citada acima.

De março a outubro e muito mais

Imagem de um arremesso
O jogo possui diversos tipos de opções de jogabilidade.

MLB The Show 24 agrada muito nos seus diversos modos de jogo. O mais divertido dentre todos é o março a outubro, que é uma temporada regular da MLB. Aqui, ao invés de jogar todas as partidas e entradas, jogamos somente os jogos chaves e algumas missões. 

Tarefas como derrotar um adversário que está disputando o topo da tabela, ou aplicar uma derrota em um rival, ou então controlar somente um jogador e dar uma melhora para ele, por exemplo. Além disso, há muitos fatores para decidir, como troca de jogadores, novas contratações, o draft, entre outros. Contudo, caso queira ter uma experiência real mesmo, é possível se tornar o gerente geral do clube, e assim tomar decisões de todos os aspectos relevantes do jogo. 

Se o seu campo é montar um time especial e participar de diversos desafios, sejam contra a máquina ou outros jogadores, há um modo de jogo muito parecido com o Ultimate Team do EA FC. Esse modo nos permite também colecionar os cards dos jogadores, assim como na vida real, com todos os jogadores da liga. Só relembrando que podemos criar nosso jogador e montar sua carreira, e aí é possível se especializar como quiser, sendo um arremessador ou jogador de campo e rebatedor. 

Um jogador do Phillies depois de acertar a bola.
Trea Turner é um baita jogador.

Por fim, MLB The Show 24 respeita suas lendas, pois a Negro League junta a história de diversos jogadores do passado e conta sua trajetória. Aqui temos que cumprir determinadas missões no campo e liberar novos vídeos, que nos mostram ainda mais como eram suas vidas. O mesmo vale para Derek Jeter, que também tem sua vida contada no jogo. Para isso vemos vários de seus momentos como se estivéssemos passando pelo metrô de Nova Iorque, já que ele ficou vinte anos no New York Yankees.

Melhor e mais divertido

MLB The Show 24 é exatamente tudo aquilo que os fãs do esporte poderiam esperar do game. Ele diverte e nos dá a oportunidade de adequar sua gameplay ao nível do jogador, trazendo ainda mais conforto para todos. As novidades agregam a um pacote que já era bom, dando aquela sensação de que estamos mesmo no estádio curtindo o The Show da maneira que se deve.

Cópia de PS5 cedida pelos produtores

Revisão: Julio Pinheiro

MLB The Show 24

9

Nota Final

9.0/10

Prós

  • Ótima jogabilidade
  • Extremamente imersivo
  • Bom gráfico