Para cada categoria do automobilismo, há um jogo. Seja Nascar, Fórmula 1 ou Rally, todas elas estão muito bem representadas. O Drift também tem seus entusiastas e claro que conta com um simulador à altura, e o nome dele é DriftCE.
Um breve aviso para os jogadores: este jogo é basicamente uma versão para consoles de Drift21. Então se vocês já possuem o jogo no PC, as diferenças encontradas aqui serão pouquíssimas.
Desenvolvimento: ECC Games
Distribuição: 505 Games
Jogadores: 1 (local) e 1-2 (online)
Gênero: Corrida, Simulação
Classificação: Livre
Português: Legendas e interface
Plataformas: PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S
Duração: Sem registro
Mecânica avançada
A maior graça de DriftCE está em conceber cuidadosamente cada parte do seu carro, incluindo o motor. Temos o dever de construir o “coração” do nosso carango, podendo comprar um completo ou escolher cada um dos seus componentes, como alternador, bobina de ignição, cabeçote coletor de admissão, entre outras peças.
São milhares de possibilidades, e para quem gosta de explorar todas as opções possíveis, a oficina será um parque de diversões. Também devemos escolher outras peças do veículo, como suspensão, câmbio, escapamento, freios, volante e partes da carroceria.
Depois que tudo estiver escolhido e acertado, vem o teste no dinamômetro, para que as características do carro sejam aferidas, como a pressão exercida nos pneus dianteiros e traseiros.
Ao todo temos 13 carros de diferentes marcas, como Audi, Mazda, Ford e Subaru, para fazermos as customizações que quisermos.
Como que dirige isso aqui?
Com uma customização tão específica, já era de se esperar que a jogabilidade seria bem diferente da de um jogo de corrida mais “convencional”.
A meta é sempre bater um número de pontos dentro de um tempo estabelecido para cada prova. Esses pontos são conquistados ao derrapar em pontos chave dos circuitos.
Entretanto, se você, assim como eu, for um novato no Drift, tenho más notícias: não há um tutorial que explique sobre como equilibrar aceleração e frenagem ou como dosar os ajustes do carro.
É tudo na base da cara e coragem até acertar. Isso é bem frustrante, pois o jogo poderia ser uma ótima porta de entrada para quem quer conhecer a parte mais técnica do Drift.
Seria legal ter algumas “provas-treinamento” de fato, e não diversos objetivos jogados pelas pistas com um nível de dificuldade variado pois, partindo do ponto que não nos é ensinado nada, todas as provas ficam difíceis.
Escorregando onde não podia
DriftCE também peca em sua apresentação. É tudo muito simplório, com menus estáticos, como se fosse uma apresentação de PowerPoint, com telas de loading entre os slides.
Também não há música em nenhum outro momento além do menu principal. Tudo é feito no mais estranho silêncio, quebrado apenas pelo ronco dos motores. Esses pelos menos são bem retratados e cada carro tem seu ruído distinto, o que é um alívio para qualquer amante do automobilismo.
As pistas, assim como os carros, tem um bom aspecto visual, variando entre circuitos fechados, pistas de rua e até um estacionamento fechado. Se ficarmos parados, podemos até ouvir o som ambiente. Não é nada deslumbrante, mas que também não deixa a desejar.
Curvas sinuosas
DriftCE cumpre com seus objetivos, mas eles são extremamente focados em um nicho específico. Seria muito mais proveitoso expandir a experiência do jogo para algo mais abrangente e inclusivo para novos públicos, em vez de deixar restrito para quem já conhece a mecânica dos drifts de longa data.
Cópia de PS4 cedida pelos produtores
Revisão: Julio Pinheiro
DriftCE
Prós
- A experiência de montar o motor do zero é interessante
- O ronco dos carros é bastante realista
- As pistas têm visuais bacanas
- Como simulador de drift, é bem competente
Contras
- Apresentação muito simples
- Não há tutoriais ou explicações
- Apenas dois modos de jogo
- Muitas telas de loading
- Inexistência de uma trilha sonora de fundo