Após um longo tempo de desenvolvimento, a expansão Shadow of the Erdtree de Elden Ring finalmente foi lançada. A espera é justificável, pois promete uma duração de jogo bastante significativa se compararmos aos conteúdos lançados pela From Software em seus jogos anteriores. Para os amantes de jogos estilo Souls, é hora de tirar a poeira de seus jogos e experienciar algo totalmente novo.
Desenvolvimento: From Software
Distribuição: Bandai Namco
Jogadores: 1 (local) e 2-4 (online)
Gênero: RPG
Classificação: 16 anos
Português: Legendas e interface
Plataforma: Xbox One, PS4, PS5, Xbox Series X|S, PC
Duração: 24,5 horas (campanha)/48 horas (100%)
Siga os passos do mestre
Nesta nova expansão, a história é focada em Miquella, o irmão gêmeo de Malenia, que foi até o Reino das Sombras em busca do Lorde Prometido. Para encontrá-lo, o jogador deve seguir a trilha caminhada por ele e entender o que aconteceu durante sua passagem pelo reino.
Para acessar o novo conteúdo, é necessário completar alguns objetivos dentro da campanha, que exigem um tempo de jogo maior e já ter um personagem bem evoluído. Após derrotar um dos chefes necessários, uma personagem surge no cenário e se apresenta como líder dos seguidores de Miquella, pedindo que toque em um casulo logo à frente dela para se transportar até o Reino das Sombras.
As regras são diferentes no exterior
Ao chegar no novo cenário, nota-se que os inimigos são bem mais fortes e perigosos – mesmo os mais fracos. Isto acontece porque a expansão possui um sistema de evolução próprio, que não interfere em outras partes do jogo base. A forma de ficar mais forte e reduzir a dificuldade é apresentada logo no primeiro local de descanso, quando o jogador coleta o item Fragmento de Umbrárvore e o utiliza ao sentar-se para aumentar o dano causado e a sua resistência física.
Mesmo assim, estes itens não facilitam muito a jornada, pois os inimigos são bem ágeis e os chefes continuam proporcionalmente fortes. É preciso ter paciência e atacar somente quando encontrar uma abertura nos inimigos, em vez de querer atacar desesperadamente. Se ainda encontrar dificuldades para prosseguir em algum momento, o jogador pode utilizar o modo online e invocar um amigo para chamar a atenção dos monstros, que ficarão quase sempre de guarda aberta. Em compensação, a ativação do modo online permite que outros jogadores possam invadir o mundo a qualquer momento para te matar, o que ocorre com muita frequência quando o conteúdo é recentemente lançado.
Um mundo novo de Aventuras
O Reino das Sombras é um lugar extremamente gigantesco e denso. É incrível chegar no novo local e observar o tanto de conteúdo que há para explorar. Assim como a jornada original, não é incomum ignorar uma área completa por não ter explorado uma pequena fenda nas montanhas ou uma porta que esqueceu de abrir. A todo momento, o jogador é incentivado a explorar cada canto do mapa, o que é um ponto bastante positivo que muitos jogos de muito aberto acabam deixando de lado.
Além de um mundo completo, há realmente muitos itens novos para coletar e experimentar que podem ajudar bastante posteriormente. Há novos estilos de armas, Cinzas da Guerra, Cinzas Espirituais, magias, talismãs, armaduras e muito mais. Basicamente, é possível alterar completamente o seu personagem e transformá-lo em um estilo totalmente diferente de combate para ter uma nova experiência.
Supera as expectativas
Shadow of the Erdtree tinha um peso relativamente grande em suas costas por deixar o público sem novidades por dois anos e, mesmo assim, a expansão cumpriu mais do que prometia ao ser lançada. Os chefes são criativos, a história é mais direta do que a campanha principal e segue um caminho interessante. Os únicos defeitos encontrados ao jogar são um leve atraso no carregamento de algumas texturas e alguns inimigos que foram reaproveitados do jogo base, mas não interferem de forma relevante na experiência final.
Cópia de PS5 cedida pelos produtores
Revisão: Julio Pinheiro