Everspace 2 capa

Review Everspace 2 (Xbox Series X) – O céu não é o limite

A belíssima continuação de Everspace finalmente chegou aos consoles Xbox. Com uma boa dosagem de tudo que há de bom em jogos desse gênero, temos aqui uma boa opção de diversão e exploração espacial. A sequência perfeita do primeiro título conseguiu melhorar muito do que precisava.

Desenvolvimento: ROCKFISH Games

Distribuição: ROCKFISH Games

Jogadores: 1 (local)

Gênero: Ação, Aventura, Corrida, Tiro, Simulação

Classificação: 12 anos

Portugues: Interface e Legendas

Plataforma: Xbox Series X|S, PC, Playstation 5

Duração: 29 horas (campanha)

Explore o desconhecido

Existe outros pelo espaço. Mas será que são amigos ou inimigos?

A campanha de Everspace 2 veio bastante estruturada se compararmos com seu antecessor, que tinha uma pegada mais roguelike. Agora temos um elenco sólido de personagens que você encontrará à medida que a história se desenrola. Você joga como um clone do piloto Adam Roslin e passa a parte inicial da história derrubando forças fora da lei enquanto ajuda seus amigos a recuperar recursos. 

No entanto, as coisas tomam um rumo diferente quando um fugitivo captura você e, a partir daí, você encontrará todos os tipos de personagens, de um médico útil a um companheiro de cativeiro. Embora a dublagem seja pontual, achei que a trama geral meio que estava lá em segundo plano, sem muita vida. Gostei de ver as histórias de alguns personagens se desenrolarem, mas, na maioria das vezes, realmente não é tão envolvente depois de suas horas iniciais.

Conquiste territórios

A recompensa sempre vem depois do confronto

Apesar de sua história não ser o principal apelo de Everspace 2, o combate é, e é ótimo. Primeiro, você tem algumas armas primárias que pode trocar sempre que precisar esfriar, com a possibilidade de  equipar lasers de ritmo acelerado e um canhão vulcano faz toda diferença nos confrontos. 

Enquanto isso, você pode alternar entre dois tipos de mísseis com estoque limitado e lançá-los nos inimigos, o que é divertido se você estiver implantando mísseis teleguiados ou minas. Além de tudo isso, existem itens que podem ser usados para dar um impulso, habilidades para liberar que podem congelar inimigos e também um pulso eletromagnético para desestabilizar as tropas. Talvez haja uma certa dificuldade para acertar seus alvos enquanto faz manobras defensivas, mas nada que um bom treino não resolva.

Explore regiões terrestres

Os controles de voo são bem intuitivos para um jogo com um leve grau de liberdade, pois podemos voar facilmente para o seu destino, enquanto pilotos mais habilidosos podem sair do caminho do perigo e realizar manobras evasivas em frações de segundos. De qualquer forma, pegar saques dos destroços de uma nave, explodir depósitos de recursos e resolver quebra-cabeças arrastando fontes de energia cronometradas para terminais é muito divertido e quando consideramos a variedade de ambientes, notará que está  olhando para muita coisa que pode ser explorada. 

Especificamente, você não apenas voará pelo espaço, mas também passará por superfícies de planetas e visitará locais em estações semelhantes a cidades. Tudo parece deslumbrante com seus visuais lindos. Conhecer todos os tipos de NPCs ao longo de suas viagens é extremamente útil e interessante.

Em constante evolução

Sempre melhore seus equipamentos, pois vai precisar

Você sempre encontrará inimigos para enfrentar. À medida que você participa de batalhas épicas, infiltra-se em bases fora da lei e acumula recursos, subirá de nível e, ocasionalmente, mexerá com seu perfil de combate para que possa realmente fazer um estrago utilizando os equipamentos certos. Além de uma grande variedade de armamentos, é possível também equipar e atualizar os núcleos de energia, escudos, chapas de defesa, sensores, boosters, unidades de carga e quatro itens consumíveis. 

Enquanto isso, descarregar suas mercadorias em uma loja e comprar todos os tipos de gadgets é sempre gratificante e há um sistema de criação também. Jogue com sua nave personalizável, aumente os dispositivos, as vantagens dos personagens e uma galeria de dados abrangente e teremos muito para se fazer. Dito isso, o loop geral de jogabilidade fica muito repetitivo quando nos acostumamos com todos esses sistemas e, uma vez que isso aconteça, recomendo colocar o jogo para baixo e pegá-lo novamente mais tarde.

Sinta uma pequena parcela de liberdade

Apesar de parecer, Everspace 2 não é totalmente livre para explorar, sendo definido por áreas. Gostaria que o fato de percorrer grandes distâncias fosse melhor trabalhado, para dar uma sensação de imensidão. Os locais são relativamente pequenos, permitindo que encontremos o que precisamos sem se perder ou ficar desorientados. Infelizmente, podemos ter aquela sensação de que todos os lugares são padronizados ou “murados”. Entendo que um universo sem pausas teria sido pesado, mas atravessar grandes caminhos do vazio pode parecer um lance questionável.

Conclusão

Mesmo com essas questões sobre tamanho e escopo, gostei muito de Everspace 2. O movimento de combate e de navegação é simples de entender. As lutas espaciais podem ser explosivas e frenéticas e a vitória pode parecer satisfatória. A recompensa vem rápido, mas há uma tendência de dar recompensas para as quais você simplesmente não está preparado, ganhando armas de nível muito superior ao seu. Apesar dos métodos desconexos de contar histórias, a ação no jogo parece fluida e polida e a necessidade de mais equipamentos me obriga a continuar jogando. Para alguns isso pode ser enjoativo e repetitivo, mas para aquelas que curtem o gênero, é um prato cheio.

Cópia de Xbox cedida pelos produtores

Revisão: Ailton Bueno

Everspace 2

8

Nota Final

8.0/10

Prós

  • Jogabilidade
  • Gráficos
  • Mecânicas de combate

Contras

  • Historia
  • Trilha sonora