Famicom Detective Club: The Girl Who Stands Behind Capa

Review Famicom Detective Club: The Girl Who Stands Behind (Switch) – O fantasma do Colégio Ushimitsu

Em Famicom Detective Club: The Girl Who Stands Behind, somos apresentados pela primeira vez ao personagem do detetive Utusgi, que é o responsável por abrigar-lo e protegê-lo dos policiais que estão no seu encalço, por estar vagando tarde da noite à procura de pistas sobre a morte de seus pais. Uma vez sobre os cuidados do detetive, ele lhe oferece a oportunidade de trabalhar como seu assistente, oferecendo ao seu personagem um lugar para ficar e a oportunidade de investigar o ocorrido em seu passado. Após uma breve passagem de tempo, somos apresentados ao caso de Yoko Kojima, aluna do Colégio Ushimitsu, que foi encontrada morta às margens de um rio local.

Por conta de ter sua ajuda necessária em outro caso, o detetive Utusgi solicita que você se encarregue do caso, fazendo você o principal responsável por desvendar esse hediondo crime. Seguindo um caminho natural de conhecer mais sobre a vítima, você se dirige ao Colégio Ushimitsu e lá acaba descobrindo que forças de outro plano podem estar envolvidas no ocorrido! Preparados para descortinar esse mistério?

Desenvolvimento: Mages
Distribuição: Nintendo
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Aventura, Simulação
Classificação: 12 anos
Português: Não
Plataformas: Switch
Duração: 6 horas (campanha)/7 horas (100%)

Uma jóia do passado

Investigue uma curiosa morte

Famicom Detective Club é uma série de dois jogos originada no Famicom, dividida em duas partes cada. O remake para Nintendo Switch traz tudo em um pacote só, cada qual em seus respectivos jogos, que podem ser adquiridos sozinhos ou em um pacote com ambos.

Em comparação ao game dos anos 80, a evolução é clara e absurda em termos de qualidade. Desta vez, a história é contada através de quadrinhos, com uma arte que lembra visuais existentes em mangás japoneses atuais, apresentando uma mescla entre animação 2D e efeitos tridimensionais. Também adicionaram dublagem, porém, apenas no idioma japonês. Mesmo assim, o elenco e atuações foram muito bem escolhidos e mostram-se coerentes com o que se vê na telinha.

A parte sonora também recebeu um cuidado grande, e ela contribui bastante para criar a atmosfera perfeita de mistério, além de trazer um charme adicional para as dicas recebidas, fazendo o jogador se ater mais aos diálogos importantes para a narrativa. Caso você seja alguém mais nostálgico e tenha tido acesso ao Famicom Detective Club original, ainda é possível utilizar a trilha sonora clássica.

Brincando de Detetive

Brinque de detetive

Famicom Detective Club: The Girl Who Stands Behind é um simulador de investigação. Você passará coletando depoimentos na maior parte do tempo, para, no final, montar o quebra-cabeça a fim de decifrar como ocorreu a morte de Yoko Kojima. Assim como em The Missing Heir – o outro jogo da série -, é possível interagir com pontos do plano de fundo para descobrir coisas novas. Com tudo isso, também existe uma forma de desbloquear novas linhas de diálogos, por isso vale a pena investigar o máximo possível e ser detalhista

Sempre que partimos para um novo ponto chave do enredo, há um destaque na cor amarela simbolizando o acontecimento, além de um som específico indicando a mesma coisa.

Questione pessoas

Um elemento a ser destacado por aqui é a possibilidade de pausar seu progresso e, depois, receber uma retrospectiva dos eventos pelos quais você já passou. Isso é extremamente útil caso você seja o tipo de pessoa que não joga sempre o mesmo game, e pretende ter contato novamente com o título anterior em intervalos espaçados de tempo. O caderno de anotações também faz um trabalho parecido, já que através do menu de pausa podemos reler sobre o perfil de cada personagem encontrado até então, acompanhado de sua respectiva foto de perfil.

Também é possível questionar novamente alguns personagens sobre um mesmo assunto, resultando em novas possibilidades e informações inéditas. Aliás, é importante ressaltar que não há uma explicação sobre essa funcionalidade em momento algum. É uma mecânica não abordada de forma geral, porém, existente ainda assim. Caso fique empacado e essa função não surta efeitos, continue explorando o cenário à procura de pistas.

Possibilidades para o futuro

É instigante o fato de que a Nintendo resgatou dois jogos antes exclusivos para o Japão. Isso é um sinal de que, possivelmente, ações inesperadas como essa podem voltar a ocorrer futuramente. O resultado é uma nova base de fãs, composta por pessoas que nunca tiveram contato com o game original em seu lançamento.

Lembrando que é possível adquirir Famicom Detective Club: The Girl Who Stands Behind separadamente, ou então juntamente ao Famicom Detective Club: The Missing Heir em um pacote por R $307. Caso queira comprá-lo sozinho, o valor fica em torno de R$ 179 (preço de lançamento).

Espero ver mais ações do tipo em breve, no sentido de ver produtos antigos e desconhecidos recebendo suas versões revitalizadas. A base instalada no Switch certamente é um grande fator a ser considerado para esse tipo de resgate do passado, na questão de títulos antigos que podem ser trazidos de forma completamente diferente. A liberdade criativa dos desenvolvedores agradece.

Cópia de Switch cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming Hong

Famicom Detective Club: The Girl Who Stands Behind

9

Nota final

9.0/10

Prós

  • Gráficos atualizados
  • Dublagem e elenco
  • Efeitos sonoros competentes
  • Narrativa

Contras

  • Sistema de questionamentos