Os RPGs agrícolas são populares, mas eles não se propõem a oferecer uma experiência fidedigna com o mundo real. Farming Simulator 22 tenta proporcionar esse outro lado da moeda, buscando replicar o trabalho de se cuidar de uma fazenda de fato. O resultado é um jogo tecnicamente impressionante e repleto de opções, mas que é chato de ser jogado.
Desenvolvimento: Giants Software
Distribuição: Giants Software
Jogadores: 1 (local) e 1-16 (online)
Gênero: Simulação
Classificação: Livre
Português: Interface
Plataformas: PC, Xbox One, Xbox Series X|S, PS4, PS5
Duração: 334 horas (campanha)
Uma miríade de opções
Farming Simulator 22 é um jogo complexo, com disponibilidade para partidas offline ou com até 16 jogadores online, de forma cooperativa. A experiência é livre e sem objetivos definidos, sendo possível fazer o que quiser dentro das várias possibilidades dadas pelo simulador. É permitido escolher trabalhar com agricultura, pecuária e até na silvicultura, o cultivo de árvores e florestas.
Os mapas são enormes, existindo espaço para todas as três opções nos campos e cidades existentes nas fases. É possível contratar funcionários controlados pela inteligência artificial do game e automatizar boa parte da jogabilidade, tornando o título em um verdadeiro jogo de gerenciamento. Além disso, existem configurações de dificuldade, cada uma oferecendo um desafio distinto em relação a quantidade de recursos, equipamentos e terras que ficam a disposição do jogador, criando uma experiência moldável conforme o nível desejado.
Experiência confusa
Ficar perdido sem ter ideia do que deve ser feito é normal para um jogo cujo conceito traz uma experiência sem amarras. Porém, o simulador erra ao não ter tutoriais explicativos o suficiente para que a jogatina seja acolhedora para novatos no game. Todas as poucas informações disponíveis não cumprem seu propósito e só aparecem em um único mapa, contendo ainda diversas falhas nas suas interações.
Existem diversos tutoriais que são bem mais decentes do que os vistos no game, mas esses só estão disponíveis no canal no YouTube dos produtores, e em inglês, apesar do título estar localizado em português. Essas informações precisam ser sucintas dentro do jogo, pois a única alternativa são menus repletos de textos, com explicações esquecíveis a respeito das funcionalidades do simulador. Toda a liberdade proposta se torna algo tedioso justamente pela falta de um bom guiamento em relação ao que pode ser realizado, já que as mecânicas são sempre complicadas.
Jogabilidade travada
A jogabilidade é o grande problema de Farming Simulator 22. As funções no mouse e teclado são ruins, poluídas e complexas. A gameplay é melhor através do controle, que simplifica as mesmas funcionalidades em poucos botões. Entretanto, o principal erro do simulador está na dirigibilidade dos veículos, porque eles apresentam uma jogabilidade pesada e pouco responsiva.
Ajustar a sensibilidade para que as mecânicas sejam mais fluidas é uma possibilidade, mas nem assim o simulador se torna em algo agradável de ser jogado, independentemente do método de entrada escolhido. No entanto, a física da fazenda impressiona, além de todo o detalhismo imposto na simulação de animais e plantas. É lamentável que os sistemas não acompanhem o carinho dos desenvolvedores nesse aspecto.
O estado técnico do título deixa a desejar no PC, uma vez que a performance é repleta de travamentos durante a exploração dos cenários, que contam com visuais bons e realistas. A iluminação dos mapas e o sistema de estações do ano, novidade implementada nessa edição do simulador, são impressionantes. Contudo, é uma pena que o jogo não tenha recebido aprimoramentos suficientes em seu desempenho, considerando que o título já foi lançado há um bom tempo.
Um jogo de serviço
Farming Simulator 22 recebe um suporte contínuo por parte de seus responsáveis. O título recebeu a Premium Edition, que reúne todo o conteúdo adicionado desde o lançamento inicial em 2021. A edição traz novos mapas e insere máquinas agrícolas inéditas no jogo, todas licenciadas de fabricantes reais. O simulador também possui um suporte nativo para mods, que estendem a jogatina com conteúdos adicionais criados pela própria comunidade.
Em adição ao cooperativo, Farming Simulator 22 oferece um multiplayer competitivo. Esse modo é extremamente pitoresco, trazendo ideias interessantes que naturalmente divergem com a ideia de um simulador. Nesses modos, a colaboração em equipe é necessária para entregar ou empilhar mais fardos no menor tempo possível. Ao contrário da jogabilidade principal, esses modos possuem esclarecimentos simples e sucintos, e por consequência, acabam sendo mais divertidos – a ponto de terem se tornado um eSport real e oficial.
Entediante e insosso
Farming Simulator 22 dá muita liberdade para seus jogadores, mas não faz um bom trabalho em apresentá-la, tornando o título em algo maçante e desinteressante. Os modos online são mais agradáveis do que a experiência normal, que, infelizmente, não traduz a vida no campo para um público casual de um jeito satisfatório o suficiente.
Cópia de PC cedida pelos produtores
Revisão: AIlton Bueno