review-firetonight-switch-17

Review Fire Tonight (Switch) – Uma noite calorosa

No começo de 2020 começava a pandemia da Covid-19. Uma das principais medidas para combater a proliferação do vírus foi o distanciamento e o isolamento das pessoas. Graças à tecnologia que temos hoje, podemos continuar estudando e trabalhando mesmo à distância e com certas limitações. E, mesmo com isolamento, conseguimos manter contato com familiares e amigos pela internet através das redes sociais e até por videochamadas. Mas e como os casais pré-internet faziam para se comunicar em situações emergenciais? Fire Tonight mostra como Maya e Devin passaram por esse desafio diante um grande incêndio na cidade de Nova York em 1990.

Desenvolvimento: Reptoid Games

Distribuição: Way Down Deep

Jogadores: 1 (local)

Gênero: Puzzle

Classificação: Livre

Plataformas: Switch e PC

Português: Não

Duração: 40 minutos (campanha)/50 minutos (100%)

Mais que palavras

O casal relembrando alguma de suas boas memórias.

Maya e Devin são o casal apaixonado de Fire Tonight. Maya acaba de se mudar para a grande cidade para viver próxima de seu namorado, o qual já vive na região há um tempo. Enquanto Maya arruma suas coisas, eles batem um papo no telefone, relembrando as boas memórias que possuem juntos e refletindo sobre as decisões que tomaram.

O casal é interrompido por um incêndio que acontece no bairro de Devin, cortando a ligação. Maya, preocupada com seu namorado e sem meios para contactá-lo, decide ir até a sua casa para o ajudar. Ela terá de evitar o fogo e o bloqueio da polícia para chegar até ele, mas nada é mais forte que seu amor!

Não quero perder nada

Maya se deslocando pela cidade

Cada fase de Fire Tonight é como uma maquete 3D de algum bairro de Nova York. O jogador possui uma rotação 360° graus da perspectiva para que possa encontrar o caminho certo, evitando os policiais e o fogo, e alguns becos secretos para servir de atalho. Maya também pode conversar com alguns cidadãos preocupados com o incêndio e observar algumas notícias nos jornais, que ajudam a tornar cada pedacinho do game mais vivo.


Mas não jogamos toda a história com Maya e sua tentativa maluca de chegar ao seu namorado, e sim também passamos um tempinho com Devin em sua casa enquanto ele a espera. Enquanto Maya é uma pessoa extrovertida, com muita energia, prestativa e mais decidida, Devin é quase o oposto dela: introvertido, preguiçoso, atrapalhado, e extremamente indeciso. A casa do jovem é um reflexo perfeito dele, uma vez que ela é um tanto quanto bagunçada e mostra um certo descuido quanto a sua decoração e cuidado. Exploramos a casa dele num point-and-click, em que interagimos com os objetos e escutamos algum comentário sobre, aprendendo mais sobre Devin e a relação do casal.

E o meu coração continuará

Casa do Devin. Que revista curiosa na sua mesa...

Temos duas dinâmicas em jogo que se intercalam e que funcionam muito bem. Quebrar a cabeça com as perspectivas da câmera para achar o caminho certo para ir, passando despercebida pelos policiais e usando a coragem ganha ao escutar música nos fones de ouvido, para atravessar o fogo, torna as fases da Maya bem divertidas. O olhar íntimo na casa de Devin, que mal sabe decidir o que fazer enquanto espera sua namorada chegar e brinca com toda situação, também é legal. Seus comentários sobre a bagunça na casa, sobre Maya e a si mesmo tornam o tempo com ele bem engraçado.

E essa história aconchegante é muito bem acompanhada de uma ótima trilha sonora, composta de Synthwave e Electroclash, e um visual simples, mas bem bonito que consegue realçar o forte uso de cores mais brilhantes e vibrantes como o roxo e o rosa em meio ao azul escuro da noite mal iluminada. As cutscenes são um ótimo exemplo de como o visual do jogo caiu bem nele. O maior problema de Fire Tonight é deixar um enorme gostinho de “quero mais” e parar ali.

Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim

Aquela preocupadinha no coração...

Dependendo do jogo, eu prefiro jogar ele na TV ao modo portátil do Switch por conta de alguma melhora gráfica, do desempenho e, talvez, por ser mais fácil realizar alguma ação com o controle do que com o Switch inteiro na minha mão, o que não é o caso de Fire Tonight, que é um game bem simples de jogar e acompanhar a história. Por conta disso, aproveitei para jogar na minha cama por ser mais confortável e tranquilo. Quando fui perceber, os créditos já estavam rolando

Eu não me importaria ter mais cenários malucos com a Maya para chegar até seu namorado. A Reptoid Games, desenvolvedora do jogo, poderia aproveitar muito da cidade para essa translocação da jovem, mas isso é pouco explorado. O mesmo vale para o Devin. Adoraria passar mais tempo com ele e toda a sua preguiça e indecisão sobre como aproveitar a si mesmo.

Sonhos acontecem!

A possibilidade de minigames possíveis na casa dele, que usem da sua preguiça como desafio, é muito grande. Isso até limita tudo a uma única jogada, uma vez que não existem muitas outras coisas a serem feitas , tornando a experiência extremamente linear!

É o Amor

Fire Tonight conta uma história de amor de maneira bem divertida e agradável, com belos visuais e uma ótima trilha sonora, acompanhando a jornada cativante de um casal movidos pela força do romance caloroso entre eles. É uma pena ser uma jogatina extremamente curta que não dura nem uma tarde.

Cópia do Switch cedida pelos produtores

Revisão de Jason Ming Hong

Fire Tonight

8

Nota FInal

8.0/10

Prós

  • Gráficos bonitos
  • Ótima trilha-sonora
  • Bons puzzles
  • Ótima dinâmica do casal

Contras

  • Extremamente curto
  • Linear até demais