Capa do jogo Grindstone

Review Grindstone (Switch) – Carnificina Ordenada por Turnos

Em Grindstone você encarna Jorj, um pacato morador de uma região gélida do mundo. Lá vivia ele com sua família de forma tranquila e feliz, até que tudo lhe foi tirado pelas mãos dos nefastos grudentos, seres que passam por cima de qualquer coisa pelo seu fascínio pelas Grindstones. Prepare-se para a luta na Pousada, equipe-se com suas melhores armas, se proteja com as mais variadas armaduras e suba a montanha em busca de vingança.

Desenvolvimento: Capybara Games
Distribuição: CAPY 
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Puzzle
Classificação: 12 anos
Português: Não
Plataformas: iOS e Switch
Duração: 6 horas (campanha)/23 horas (100%)

Quanto maior a matança, melhor a recompensa

Sequência de abates em Grindstone

A jogabilidade de Grindstone é ao mesmo tempo simples e desafiadora. Fatiando 10 ou mais grudentos da mesma cor surgirá no mapa uma Grindstone. Esta pedra multicolorida e facetada é importante de duas formas. A primeira é que ela permite que você consiga selecionar inimigos de outra cor para continuar a sequência de matança, a outra é funcionar como moeda no jogo, com a qual você vai poder comprar itens que facilitam sua jornada ao longo da campanha e umas “cositas más” que não posso citar aqui por motivos de spoilers!

Com toda sede de sangue de Jorj, os inimigos também têm seus truques para dificultar sua vida. Os grudentos de baixo escalão são 5: grudento vermelho, grudento azul, grudento verde, grudento amarelo e grudento roxo. Normalmente eles são inofensivos, porém de um turno para o outro podem se tornar hostis, te atacando caso você esteja em alguma posição onde possam atacá-lo por um ângulo reto (90 graus), por isso, para se defender dos seus ataques fique à distância de um quadrado ou em diagonal em relação aos mesmos.

Existem mais inimigos com características únicas, tanto em aparência quanto em forma de ataque, porém o jogo os apresenta de forma gradual fazendo com que você já saiba lidar com o mesmo quando aparecer. Para não estragar a surpresa de ninguém, peço atenção ao grudento chamado Babão Real. Ao ser derrotado, ele “dropa” uma coroa, item que será muito importante ao longo da campanha – tente sempre derrotá-los nas fases para acumular esse item!

Design é tudo

Compêndio de Criaturas de Grindstone

A diferença de bons jogos para grandes jogos está nos detalhes, no esmero com que a equipe desenvolvimento dá aquela polida na jogabilidade, deixa a gameplay fluída, capricha na caracterização daquele personagem, e por aí vai. Caso você olhe de forma “crua”, pode parecer apenas mais um jogo de puzzle com algumas variações da fórmula do Tetris original, e essa forma de entender o jogo não estaria necessariamente incorreta, porém o que diferente Grindstone de tantos outros similares é sua “alma”.

Com o avançar, você libera uma certa área onde pode interagir com alguns NPCs (personagens não jogáveis), cada um possui seu próprio modo de agir, vestuário e panos de fundo que os tornam palpáveis e críveis. Os grudentos, os inimigos, são em mais de uma dúzia, todos com animações e design únicos. É tudo tão bem feito que perdi a conta das vezes que me vi sorrindo por uma animação engraçada de um personagem, ou pelo cuidado que os desenvolvedores tiveram com a expressão de um certo inimigo ao ser derrotado. Nada parece colocado à revelia, pois cada elemento tem sua função.

Minha única ressalva quanto a interface é que alguns elementos foram meramente trazidos da versão de iOS para o Switch, dando a impressão que você está emulando um jogo de celular no console. Outro fator que merece ressalva é a dificuldade um tanto quanto estranha e variável, fazendo com que níveis acima da montanha pareçam mais fáceis do que alguns anteriores. Porém, sou uma pessoa “idosa”, então talvez você nem se incomode com esse tipo de coisa. Aliás, sabia que, caso seus Joy-con estejam apresentando aquele drift maroto, você pode jogar utilizando a tela de toque?

Um game para lobos solitários

Grindstone é ideal para aquele intervalo do almoço, para quando o sistema da sua empresa ficar offline e também para descontar o estresse do dia-a-dia aniquilando dúzias de grudentos. Apesar de não contar, atualmente, com modos multijogador, você ainda pode se aventurar para conseguir o melhor ranking no modo de desafio diário ou retornar às fases da campanha para cumprir todos os objetivos.Recomendo fortemente o game, além da qualidade do produto você vai incentivar os desenvolvedores a produzirem muitos outros títulos com esse mesmo carinho. 

Cópia de Switch cedida pelos produtores

Revisão: Jason Minha Hong

Grindstone

8

Nota final

8.0/10

Prós

  • Design de Personagens
  • Animações
  • Tutoriais Orgânicos
  • Jogabilidade
  • Fator Replay

Contras

  • Ausência de modo multiplayer
  • Dificuldade Variável